Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sábado, 31 de maio de 2003

Voltei a ler Bukowski. Há muitos livros dele espalhados pela minha casa. Há muitas coisas espalhadas pela minha casa. Há muitos momentos bons espalhados pela minha vida. Eu sou feliz com minha namorada e lendo o velho safado, e bebendo com velhos amigos que não mudam tanto assim e com minhas idéias e meus blogs. Eu sou feliz, mas ainda não sei ao certo como viver. Mas ao menos eu tenho uma linda namorada e um Bukowski pra ler...

sexta-feira, 30 de maio de 2003

Serviço de comentários provido por Comentar.com.br

Troquei o mecanismo de comments. Tirei o Ennetation e coloquei o Comentar. Achei muito melhor. E vocês, o que acharam? ;)

Trabalho, trabalho, trabalho... saco cheio!

Passei a semana inteira trabalhando, ou talvez alguns digam que não. Meus chefes no Banco nem viram a minha cara. Por outro lado, passei a semana vendo caras, ouvindo discursos e batendo de ombros com pessoas que geralmente só vemos pela televisão. Um ministro aqui outro alí, alguns deputados, vereadores, membros do segundo escalão do governo, executivos de vendas de grandes empresas de informática... membros de ONG´s. Estava na II Oficina para Inclusão Digital (veja aqui, e aqui, ou aqui no blog do meu irmão) me inserindo e me informando sobre a cultura governamental e as iniciativas de inclusão digital. Não, este não é outro post chato sobre o assunto. É um desabafo!

Fiquei quase que à disposição de um figura lá, que me prometeu grandes compensações por meus serviços e consultoria. Agora são quase nove horas da noite, e o mal agradecido não ligou nem sequer para me dizer como faço para pegar a carta que requisitava minha presença na oficina (para entregar a meus chefes no Banco.). Como desconfiavam alguns de meus amigos, talvez esta carta (e todas as promessas mirabolantes do sujeito) não passem de bullshit. Espero que ele prove o contrário. Escorpianos ficam muito, mas muito desagradáveis quando resolvem se vingar.

Por outro lado sinto saudades dos tempos em que tinha tempo para jogar RPG´s de computador, jogar Magic the Gathering com os amigos, ficar a toa na Internet... A única coisa realmente prazeirosa que tenho feito é estar com a Bibba, e isso é que me mantém são. Espero que todos estes meus esforços sejam frutíferos. Há grandes perspectivas nos projetos em que estou envolvido. Torçam por mim.

Vamos então ao besteirol...

Love, Not so much work and Understanding...

Cobertura da II Oficina para a Inclusão Digital

O Zé Murilo, meu irmão, postou em seu blog (o Ecologia Digital) suas observações sobre os dois primeiros dias da II Oficina de Inclusão Digital. Vale o destaque para a discussão sobre Software Livre entre o Sérgio Amadeu e o Sílvio Meira e a para a foto dos Metáforas assistindo, compenetrados, à apresentação dos painéis.

Por falar em relatos da II Oficina de Inclusão Digital, os meus estão todos postados no Expresso da Blogosfera. O relato de ontem já está lá.


quinta-feira, 29 de maio de 2003

Finalmente consegui colocar o Penso bLogo Existo em um estado apresentável, e postável.

Hugo, Marina... já podemos adicionar vocês. Apresentem-se :)

Love, Blogs and Understanding

quarta-feira, 28 de maio de 2003

De resto a vida vai muito bem. Bibba tem sido uma companheira maravilhosa, compreensiva e apoiadora. As coisas que ando fazendo, e as pessoas que ando conhecendo, estão virando minha cabeça. Pena não estar podendo estar mais com meus amigos. Pena eu estar sem grana para nada. Mas isto é apenas um momento.

Boa sorte para mim! :)

Love, Luck, Life and Understanding for the ones with a real heart.

Que porcaria... fui editar o post sobre o 1o dia da Oficina de Inclusão Digital e acabei apagando-o. Se quiserem ler o post, há um "quase" igual no Expresso da Blogosfera. É um relato interessante, juro :)

Do jeito que eu saí ontem do Banco, acho que meus chefes chegaram a níveis críticos de desgosto com a minha figura. Isto significa que é bem pertinente a pergunta:

Alguém pode me arranjar um emprego? :)

Love, Jobs and Understanding to the ones who seek their real star.

terça-feira, 27 de maio de 2003

Reflexões sobre um mundo ilusório.
(ou a vida como um espelho daquilo que procuramos ver)

A vida pode ser empolgante, rosada, cheia de fogos de artifícios. Um lugar onde tudo dá certo. A vida pode ser frustrante, escura, cheia de silêncios e vazios... de medo. Um lugar onde tudo é difícil. A vida pode ser boa. A vida pode ser ruim. A vida pode ser aquilo que acreditamos que ela seja. A vida pode.

As vezes é o ápice. As vezes é o fundo do poço. As vezes é apenas um momento, e vai passar. E há muitas vezes.

Há muitas coisas para se viver, e muitas formas de se viver cada uma delas. E muitas formas de se ver o que se vive e de se viver o que se vê. Há muitas formas. E todas elas são apenas formas.

Tudo é ilusão. Nada é ilusão. O tudo e o nada e todo o meio termo é ilusão. Todo radicalismo e toda moderação, toda a posição, disposição, indisposição. Toda ação é ilusão. E é tudo real dentro daquilo que temos como nossa percepção. Mas não há certeza de que a percepção, esta também, não seja uma ilusão.

É tudo uma questão de visão, desejo ou desespero, esperança ou apenas esperar. Não é uma questão de ser ou não. É tudo uma questão de concepção.

Love and all the good things in life, and understanding the Matrix of things.

segunda-feira, 26 de maio de 2003

Life can be quite frustrating sometimes...

Passei quase duas horas tentando configurar, e efetivamente fazer, o template do Penso Blogo Existo. Quer saber? Nâo saí do lugar...
As coisas não estão dando muito certo hoje.

Segunda Oficina de Inclusão Digital

Acontecerão nesta semana, de 27 a 30 de maio, a Segunda Oficina para a Inclusão Digital e o E-Gov III Forum no Blue Tree Park em Brasília. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui, contanto que ainda hajam vagas.

A Oficina para a Inclusão Digital tratará de assuntos relacionados ao movimento para a inclusão digital no Brasil, abordando os seguintes temas:

- Inclusão Digital, Inclusão Social e Cidadania.
- Inclusão Digital, otimização de redes e acesso universal.
- Inclusão Digital e Governo Eletrônico.
- Inclusão Digital e Software Livre.


Entre outros.

Eu já estou inscrito. A todos que também participarão do encontro um grande abraço e até lá.

sexta-feira, 23 de maio de 2003

No fim das contas...

Meu carro quebrou a caminho da oficina. Fiquei à beira da pista, em frente ao colégio Galois, vendo galolitas e bmw´s passando enquanto eu torrava sob o seco olhar do sol brasiliense. Pensei em fazer posts sobre a ecologia urbana (Das BMWs e dos carros que quebram na beira da pista), sobre a neurose do colégio Galois e sobre outras coisas mais... mas então pensei "What´s the point?". Assustei meu publico com minhas postagens jornalisticas (que ficaram meio fora de lugar aqui no alriada enquanto eu nao abria outro blog sobre o assunto), tenho cada dia menos tempo... por que me preocupar em escrever aqui?
Acho que cedo ou tarde todo blogueiro entra em crise sobre o ato de blogar, ou sobre seu blog. Eu tenho 3 blogues, e adoro blogar, mas o Alriada não está me dando prazer estes dias... acho que vou deixá-lo quieto por um tempo... ou até ter paciencia de cativar um publico novamente.

Até mais ver, amiguinhos.
Se quiserem ver minha escrita em algum lugar, é fácil. Escrevo frequentemente no meu blog Jovem Cidadão da Blogosfera (no site jovem do MCT), e estou agora começando um blog experimental sobre notícias no novíssimo hospedeiro Blog-se, só para jornalistas. E meu blog colaborativo de discussão sobre atualidades está no forno. Acredito que este blog, velho companheiro, não esteja morrendo... apenas... diminuindo seu ritmo. E que me leiam apenas aqueles que tiverem o interesse e a vontade de visita-lo de quando em quando para saber se me inspirei a escrever algo. Cansei de escrever diáriamente só para que vocês me visitem diáriamente, pois vocês já não o fazem mais e agora estou livre...

Abraços.

quinta-feira, 22 de maio de 2003

Tenho que levar o carro no conserto! Ontem, enquanto tentava sair do Pátio Brasil lotado (no mesmo horário em que todos tentavam também deixar o shopping após o show do Geraldo Azevedo) o Brutus (meu carro) quase pifou. Ele tá velhinho e desregulado, vazando óleo, e quase não aguenta o loooongo período em controle de embreagem na rampa...
Engarrafamento em aclive é foda!

Bem... tomando coragem para ir...

Meu cérebro decretou férias...
Espero que ele "volte" das férias em breve.

Veja com seus próprios olhosDe passagem pelo Estranhos Links achei algumas coisas interessantes, como por exemplo uma página sobre vestidos de noiva feios, talvez os mais feios do mundo (essa você vai rolar de rir, Bibba). Encontrei também uma página com os planos de construção de uma fantasia de um robô com 3 metros de altura e cara de cachorro (esta o Hermes vai amar...). Para terminar minha visita, e ir buscar algo útil para fazer, resolvi ver uma animaçãozinha, algo como "Herachio the Agoraphobic Squirrel Cartoon". A animação é tão estúpida que eu quase automaticamente fui assistir sua continuação "Herachio´s Pshych Appointment". Igualmente estúpida...
Já desanimado, tentei me animar com a musiquinha "I want an elephant", cantada pelos irmãos Gallaguer quando tinham 14 anos (e com um clip legal de tão estúpido). No fim das contas acabei indo parar em um site russo de uma mulher que scanneou o corpo inteiro para mostrar seu repúdio pelo moralismo na internet. Depois dessa, dá até para sair decapitando cachorros...

A grande diferença...

No Cruzeiro, onde trabalho em uma agência bancária, existe uma jovem que é diferente. Não há como dizer isto de forma mais branda: Ela não teve os braços amputados na altura do ombro, ou então nunca os teve. De qualquer forma é uma jovem bonita, que parece ter uma boa relação com este fato pois anda sempre com camisetas que mostrem claramente os cotos. Apesar de não parecer infeliz, é uma jovem muito séria e compenetrada, talvez por não estar completamente à vontade quando anda no Cruzeiro Center (onde fica a agência do BB onde trabalho) onde as pessoas às vezes apontam e estranham demais. Ontem, enquanto relaxava um pouco após uma tarefa cansativa, ví esta jovem andando em frente à agência. Havia algo de espetacularmente belo em seu rosto, que eu demorei a conseguir discernir o que era. Ela estava sorrindo...

Um homem de visão...

Estão abrindo uma loja, ou um "clube" de RPG (Role Playing Games, para quem não conhece a sigla) logo na frente da entrada (e portanto, da saída) do colégio Dromos, no Terraço Shopping. Este tal Marcelo, que já colocou uma faixa anunciando seu empreendimento e deixa até telefone para prestação de informações, é mesmo um homem de visão...
Acho que vou pedir emprego pra ele :)
hehehehehe

Love, Nice Jobs, Profit, Roleplaying Games and Understanding

Eu tinha alguns posts meio prontos para postar hoje, mas resolvi me dar umas férias de blogar por hoje.
Agora vou dar uma dormida, quando acordar posto alguma coisa
e depois vou levar o carro na oficina (antes que ele pare comigo no meio da rua)

Abraços.

quarta-feira, 21 de maio de 2003

Acordei um pouco desanimado. Não que tenha acontecido algo errado, não, longe disso. Acordei desanimado pois tenho um emprego muito pouco produtivo, ando tendo muito pouco tempo para fazer as coisas que gosto, não dormi tanto quanto gostaria...
Problemas comuns a qualquer mortal, assim como qualquer mortal está sujeito a acordar desanimado. Não é nada de muito original se sentir assim, e nem tem que ser. Acordei um pouco desanimado pois não é possível acordar-se todo dia sentindo-se o rei do mundo.
Só falta esperar que este dia seja bom, e não esperar que as coisas e as pessoas sejam como não são. Algumas pessoas não entendem, por mais que você explique. Outras não se sentem à vontade falando ao telefone, pura e simplesmente.

A aceitação é um dos passos mais largos em direção à felicidade.
A vontade poderosa de moldar o seu mundo também.
Acho que consigo manter níveis altos dos dois hoje.

Hey bibba, luv u babe!

Abraços.

Ando falando demais de temas complicados da blogosfera em um blog que antes ao menos parecia ser apenas um blog pessoal? É fácil de entender: Estou me tornando um blogueiro militante, estudioso e dedicado, e é isso que ando lendo bastante (e me interessando). Este blog é sobre mim, minha vida e o que gosto, e estes temas são uma das coisas que eu gosto.

Tá explicadim? :)

Para quem GOSTA de Blogs e suas histórias...

Achei um estudo sobre o ciclo de desenvolvimento de uma história da blogosfera no site Microdoc News, a partir de um link do site do Dave Winer. Tudo bem, o assunto parece específico demais, então vou explicar do que se trata:

Trata-se de um texto analisando o caminho que uma história, discussão, polêmica traça na Internet, de seu aparecimento em um blog muito conceituado ou em algum site de notícias, passando pelos diversos tipos de postagens em diversos tipos de blogs que movimentam a história até que esta chega ao fim, sendo concluida textualmente em algum lugar ou lugares, ou simplesmente morrendo.

O que seria uma "história da blogosfera"? Simplesmente qualquer tema polêmico que teve muita repercussão e comentários na blogosfera, como a questão do Googlewashing, por exemplo.

Love, Blogs and Understanding the blogosphere, for the ones who like and live in it.

Eu acho que já ví este filme antes

Saiu no New York Times uma divertidíssima matéria sobre Blogs. Dating a Blogger, Reading All About It (que traduz-se como Namorando um Blogueiro e Lendo Tudo a Respeito) fala sobre a tão familiar história das pessoas que mantém blogs pessoais e contam tudo sobre suas vidas (e a de seus amigos) para todo e qualquer leitor que acompanhe seu diariozinho digital, ou mesmo para curiosos que o achem no Google (e bem sabemos que qualquer blog é encontrável no Google, às vezes em buscas pelos mais disparatados temas). Casco do TitanicA matéria conta algumas histórias divertidas sobre blogueiros que falaram demais, e se arrependeram, e sobre a sensação de se estar o tempo todo cercado de "repórteres amadores fissurados em tornar os altos e baixos de sua vida em furos web-jornalísticos". Se o seu inglês não estiver mais enferrujado do que o casco do Titanic (piada velha detected), vale a pena dar uma olhada nessa matéria.


Love, Blogs, Discretion about Discreteness and Understanding for the fellow bloggers...

São Isidoro de Sevilha
Padroeiro da Internet

São Isidoro, segurando seu velho notebook (que ainda nem rodava interface gráfica), absorto em suas buscas no Google celestial.
(fonte: Patron Saints Index, dica do Edney)

Que santo moderninho, hein!?

Love, The Sactity of Internet (eww) and Understanding for the ones who are too "christian" to get laid properly.

terça-feira, 20 de maio de 2003

Uma nação de loucos por com armas.

Michael MooreExcelente! Simplesmente Excelente! O documentário de Michael Moore, Tiros em Columbine, que assistí com a Bibba no domingo é sem dúvida um dos melhores documentários que já vi até hoje, justamente por ser um documentário norte americano que não recorre aos métodos sensacionalistas norte americanos e fala sobre a loucura (com armas) norte americana.
Neste documentário, o cineasta Michael Moore consegue capturar, e ainda mantendo o bom humor, toda a loucura do o povo do país mais poderoso do mundo, que é também um dos mais armados do mundo. Grupos paramilitares de ultra direitistas, adolescentes cabeça-oca querendo ser maus (e proteger-se de um inimigo oculto que só pode ser eles mesmos), famílias empobrecidas e destroçadas pelo capitalismo onde crianças de seis anos acham uma arma e saem para brincar com ela na escola (e ninguém nota)... Este é o retrato dos EUA que não sai no New York Times, nem mesmo quando dois adolescentes pegam metralhadoras TECH-9 e saem disparando em seus colegas em uma high school americana. Assista, perceba como somos um povo saudável e pense, não sem um pouco de medo, que eles são os canditados à matriz cultural do mundo. O seu olhar sobre os tele-jornais e sobre a mídia nunca mais será o mesmo...

Como era de se esperar há dezenas de críticas sobre o filme. Algumas o elogiam sinceramente, outras são neutras, e algumas o metralham e o ridicularizam. Até o pessoal da Zeta Filmes, que meteu o pau no Waking World, adorou.

Uma coisa é fato. Michael Moore é egocêntrico e torce um pouco os limites da ética jornalística em seu documentário, que evidentemente tem um forte apelo emocional e uma lógica um pouco simples. Mas eu adorei, achei que foi um excelente documentário, e como todo folheto de manifesto tem direito de seus exageros e escorregôes. O problema é que somos um país com uma população grande demais de críticos loucos pelas armas da crítica ferina de tudo (para se sentirem mais inteligentes, pois ao que parece há um senso comum de que gente inteligente não elogia completamente nada).

Veja o Trailer do Filme.

Love, Peace, No guns and Understanding

Estou trabalhando na criação de um outro blog, este sobre comentários de notícias, opinião e ensaios curtos.
Será meu segundo blog colaborativo (o primeiro teve vida muito curta).
Além disso ainda tenho que fazer o template novo para o blog da Bibba.

Por isso desculpem por não estar TÂO presente no Alriada ultimamente.
Mas não se preocupem, não existe filho mais querido, e sim aquele que está demandando mais atenção. :)

O que acharam da recauchutada que dei no Alriada? :)

segunda-feira, 19 de maio de 2003

Desculpem o sumiço, ando muito ocupado.
Prometo voltar a postar, no mais tardar, amanhã, quando devo reestabelecer minhas atividades bloguísticas.

É hora de ir pro Banco.
Abração pra todos...

Deu no Jovem Cidadão da Blogosfera:

Discussões na Blogosfera

A pesquisa da Jan Alyne sobre redes sociais construidas pela prática de publicação em weblogs causou um bocado de discussão a respeito da forma de se realizar uma pesquisa sobre (e na) Internet. Observar o que foi dito nesta discussão e a forma como ela se processou é uma boa oportunidade de se entender um pouco mais sobre o modo como as idéias e opiniões se processam na Internet.

Em um post anterior, aqui mesmo no Expresso da Blogosfera, eu já havia comentado sobre a pesquisa da mestranda baiana Jan Alyne, convidando meus leitores a responderem o questionário e ajudarem na pesquisa da forma que acharem melhor. Agora acho interessante contar sobre a discussão que aconteceu a respeito.
(leia mais no Expresso da Blogosfera)

Love, Blogs and Understanding

sábado, 17 de maio de 2003

O Bicho de Sete Cabeças morde sete vezes no escuro.

Vocês se lembram do Austregésilo Carrano Bueno, autor de Canto dos Malditos? Alguns talvez saibam quem é, ao contrário da grande maioria. Austregésio Carrano é o autor do livro que deu origem ao roteiro do file "Bicho de Sete Cabeças" de Laís Bodanski (Ah, este vocês viram não é mesmo?). O que você provavelmente não sabe (também) é que o livro Canto dos Malditos foi proibido, e seu autor processado sob alegação de calúnia e difamação. É um absurdo que em meio à Luta Antimanicomial, empreendida por tantos profissionais neste país (incluindo minha querida amiga Maria Del Carmen) algum juiz ainda tenha o desbunde de dar ganho de causa à proibição de um livro que acima de tudo justifica esta batalha. Carrano, que não é bobo e tem a revolta na ponta da língua (e dos dedos) foi então acolhido por vários movimentos em seu favor, e escreve seu desabafo na revista Novae. Não deixe de ler!

Fica aqui minha manifestação em apoio a este sujeito que viveu a verdadeira história, interpretada de forma light pelo bonitão Rodrigo Santoro no cinema (para a felicidade de suas fãs) e que nos chocou a todos.

Carrano, vai fundo cara!

Love, Truth, Respect for life and dignity and Understanding for Austregésilo Carrano

Diga sim, Rodolfinho...

Olha que cara de feliz...Hoje, às 20:00hs deste ensolarado sábado, sr. Rodolfo Zoid vai se casar. Hoje em dia não são muitos os que tem tal coragem. Namoram, brigam, vão visitar a vizinha ou a joaninha, não tem muita certeza se preferem uma bicicleta... Rodolfo Zoid, que prefere ser chamado apenas de Zoid, é um homem de coragem. Depois de 8 (ou seriam 9?) anos de tranquilo namoro com Angélica Rodolfa, resolveu que já não era sem tempo de dar alguma satisfação da família da moça. Marcou a cerimônia (pois tudo começa com uma pomposa cerimônia) na igreja que nós crescemos vendo e ridicularizando. "O que leva as pessoas a perderem seus domingos, ou os finais de seus dias, aí dentro?" dizíamos. Juro que ainda não sei, mas já que me mandaram entrar de terno e ficar alí do lado do altar para proteger o Zoid de qualquer demônio astral que possa tentar impedir a cerimônia, tudo bem, é lá que vou estar. Acompanhar-me-ão à cerimônia nossos fiéis comparsas Huguim, Junim e Gutim. Que Deus nos Proteja e a Deusa nos dê bastante cerveja...

Junim, Huguim e Duendim, relaxing...

Love (enought to endure the years), Faith (in romance) and Understanding (the bride) for Rodolfo Zoid...

sexta-feira, 16 de maio de 2003

Get High, Meet God, Blog...

99 pílulas de Ecstasy, imagem obtida do site Erowid.Enquanto pesquisava a respeito da frase de Kristian Wilson (post anterior) encontrei dois sites muito interessantes a respeito de substancias alteradoras de consciência e cultura psicodélica. O primeiro é um blog a respeito de Enteógenos, Psicotrópicos e cultura cyberpsicodélica em geral, chamado TechnoShamanic. Um blogzinho muito interessante, com uma galera bem interessante postando links bem interessantes (com comentários nem sempre compreensíveis para alguém em estado cotidiano de consciência). Outro link de destaque é o Vaults of Erowid, que é talvez um dos maiores repositórios de informação sobre substâncias alteradoras da consciência humana, da cafeína até o DMT, passando por substâncias sintéticas em geral. Dizem que é usado até mesmo por pesquisadores e pela polícia para obter informações. Se o assunto é alteradores de consciência não poderia deixar de citar o Lycaeum, outro repositório de informações sobre substâncias alteradoras de consciência (este já velho conhecido meu, de horas e horas de pesquisas) e o site do Santo Daime, o qual visito (tanto o site quanto a comunidade) e participo de vez em quando...

Love, Wisdom beyond everyday vision and Understanding... with the teachers...

Previsão, frase infeliz ou apenas uma piada?

"Video-games não influenciam crianças. Quer dizer, se
o Pac-man tivesse influenciando a nossa geração,
estaríamos todos correndo em salas escuras,
mastigando pílulas mágicas e escutando músicas
eletrônicas repetitivas."

Kristian Wilson, Nintendo Inc, 1989.

Este tio daria hoje metade de seu mundo para ter ficado calado, e todo o seu mundo para ter se tocado antes de seus mal utilizados dons de previsão do futuro... se ele REALMENTE tiver dito isso. O comediante inglês Marcus Brigstocke alega, no site sobre plantas e substâncais alucinógenas Vaults of Erowid, ter sido ele o verdadeiro autor da frase, originalmente uma piada. Se foi o comediante, a frase é boa. Se foi mesmo dito por algum executivo de uma indústria de videogames na década de 80, é uma das frases históricas desta década.

Quem souber alguma coisa, me conte...

Love, Words and Understanding videogames, jokes and technoculture.

Móveis velhos são menos confiáveis...

O show que a banda Móveis Coloniais de Acaju faria na UnBeer hoje foi adiado sem explicação de motivos, segundo a página da banda. Para quem já comprou o ingresso da UnBeer por causa do MCA, fica a revolta de ver o antiprofissionalismo da banda.

Poxa, custava explicar o motivo do adiamento para que seus fãs se sentissem menos lesados?

PS. Eu IA ao UnBeer por causa do MCA, mas não havia comprado os ingressos ainda... sorte minha e da Bibba. :)

PS2. Na falta de bons shows hoje, só nos resta ir pra semprenove... de novo. :)

Love, Music gigs that HAPPEN and Understanding to all the young dudes in Cerradoland.

Meu tempo acabou, tenho que ir trabalhar. Me cobrem depois os posts sobre o Carrano "Bicho de Sete Cabeças" na Novae e a(s) história(s) do(s) dia(s) que estou devendo.

Abraços,
Duende.

Toda questão tem dois lados...

O Hernani Dimantas não achou muito legal a pesquisa da Jan Alyne sobre weblogs. Disse que é um contra-senso a pesquisa se centrar na ferramenta e não no verdadeiro fenômeno, que são as pessoas. É verdade que o verdadeiro fenômeno acontece entre as pessoas, e que os blogs são apenas uma ferramenta, uma mídia, mas não podemos invalidar assim um esforço, qualquer que seja, em prol dos weblogs. Apoiemos a pesquisa da Jan Alyne, e na medida do possível vamos ajudar para que ela entenda o que nós estamos fazendo aqui, o que nós estamos tentando dizer...

"Pessoas linkam weblogs entre si; Weblogs linkam pessoas entre si; e o círculo se completa e aumenta a cada dia."

Love, Blogs and Understanding for those who are trying to understand the love for blogs...

Nasyriah, Hollywood...

Ela não é uma gracinha? Perfeita mocinha-em-perigo hollywoodianaEstes americanos... Na falta de novos roteiros para seus filmes, resolvem tentar transformar a vida real em algo semelhante a velhos filmes, com os mais manjados roteiros. Depois de todos os discursos de George Bush durante a guerra, que mais pareciam ter sido tirados de algum filme ruim (ou mesmo do seriado antigo do He-Man) agora veio a tona uma de suas maiores invenções. O Resgate da Soldado Lynch foi uma farsa, segundo matéria da BBC. Não por acaso, as operações de resgate da pobre (e bela, como manda o figurino hollywoodiano) prisioneira-de-guerra-cândida-e-inocente-dos-malvados-iraquianos começou no dia primeiro de abril. Pobre menina americana, vitima dos... iraquianos?Segundo a versão americana dos fatos a recruta estava toda machucada, maltratada, e foi salva por bravos soldados americanos. Segundo a versão dos médicos que cuidaram da recruta, que vem agora à tona, a recruta não estava tão machucada assim, foi muito bem tratada e os americanos se recusaram a recebê-la de volta, apenas para resgatá-la com fogos de artifício e efeitos especiais. Ah, estes americanos não tem mais o que inventar...

Love, Lies and Understanding to the poor americans, who need the government moviemaking so much...

quinta-feira, 15 de maio de 2003

Ah, e a quem interessar possa...
O Eletronic Music Festival foi uma bosta de festa comercial cheia de malinhas e patricinhas tentando ser o que não são...
Só valeu a pena pois foi uma boa chance de se conhecer (ou reencontrar) pessoas legais.

Ahoy Mate, Leet´s Dreink!

Eu Vou...

UnBEER
Sexta-feira, dia 16 de maio, às 23h, no Centro Comunitário da UnB. Festa-show dos formandos de Farmácia da UnB com as bandas Feijão de Bandido, Móveis Coloniais de Acaju e Mandrak (MG) e som dos DJs Gabriel (pista 2), MAK, Linx, Hopper, Poeck, Falcão e Fritz tocando black music e eletrônico. Cerveja a R$ 1,00. Informações: 921-1656 / 9962-1912

SUPERNOITES SENHOR F
Sexta e sábado, dias 23 e 24 de maio, às 22h, no Gate´s Pub (403 Sul). Festival com 10 bandas locais e nacionais e discotecagem de Daniel Cariello tocando rock alternativo nacional. Dia 23/5 - Sapatos Bicolores (DF), Trissônicos (GO), BillyGoat (RJ), Pata de Elefante (RS) e Hot Rod Combo (MG); dia 24/5 - Phonopop (DF), Laranja Freak (RS), Mechanics (GO), Pipodélica (SC) e Jorge Cabeleira (PE). Informações: 273-3649 ou 225-4576
(fonte: Protons.com.br)

Love, Parties and Understanding for the ones who really live...

Valeu pelo destaque dado ao manifesto "Salvem os Náufragos Digitais", Edney.
Abração!

Love, Blogs and Understanding to the good alligned ones...

Ah, Fala Sério!

Deu ontem no blog da Marina...

Leitores, depois da avalanche de imagens que postei ontem, decidi dar uma variada nos temas. Hoje, só texto! Ah, vamos, sem reclamações... :)
Passeando pela rede, encontrei algumas instruções de uso existentes nos rótulos de alguns produtos de várias partes do mundo. O que os rótulos têm de especial? Instruções no mínimo incomuns...

* Num secador de cabelos da Sears: "Não use quando estiver dormindo." Fundamental. Eu já ia fazer minha escova noturna...

* Num saquinho de Fritas: "Você pode ser o vencedor! Não é necessário comprar. Detalhes dentro." Então tá. Eu abro o saco, leio e devolvo, tá?

* Numa barra de sabonete Dial: "Use como um sabonete normal." Tá certo. E o que seria o uso anormal?

* Numa refeição congelada da Swanson: "Sugestão de servir: descongele." Apenas uma sugestão. Fique a vontade para comer de outra forma...
(leia mais no Ah, Fala Sério!)

Você era um bom aluno na escola? Era estudioso? Do tipo que enrolava? Ahn? Ao ver essas frases de alunos coletadas por um professor, foi impossível não lembrar de algumas situações. Sabe como é, mesmo os melhores alunos se enrolam de vez em quando.Vejamos as pérolas...

Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.
Olha, ainda bem que não proibiram a invenção, né?

Pericles foi o maior ditador da democracia grega.
Posso até imaginar a situação. Ele não estudou para a prova, ouviu nas aulas alguma coisa sobre democracia grega, chegou na prova e deparou-se com a questão: "Quem foi Péricles?". Não teve dúvidas. Um nome assim, importante? Pra ganhar uma questão inteira na prova? Ditador. Com certeza.

A principal função da raiz é se enterrar.
Então tá certo...

A igreja ultimamente vem perdendo muita clientela.
Poisé, a concorrência anda alta...)
(leia mais no Ah, Fala Sério!)

Posts realmente hilários, quase caí da cadeira (e juro que não foi de sono)
Pronto, já fiz minha boa ação publicitária do dia... :)

Love, Laughter and Understanding those fuzzy intructions in the bottle

"eu estava comentando o texto de cima e vi a lista de pessoas não esquecidas e como não estou nela, sou oficialmente uma pessoa esquecida...tantos anos para nada, nem uma lembrança, um cartão, um jantar a luz de velas..."
(Bruno, o Esquecido Dramático, em comment a este post do Alriada)

Hey Lasher! Não seja dramático homem-garça! Eu vejo você duas vezes por mês, e por uma tarde e boa parte da noite. Isto é muito mais do que os outros da lista tem de mim... :)
Mas se estiver com tantas saudades assim experimente atender o telefone uma vez ou duas para poder ser convidado para sair quando eu TENTO fazer isso.

Abração do Duende. :)

PS. Neste domingo tem jogo?

Love, Dramaqueens and Understanding the mellow hearts...

Iaih galera do fundão!

O jornalista e membro do conselho editorial da Folha de São Paulo Gilberto Dimenstein e o psicanalista Rubem Alves lançam o livro Fomos maus alunos (Papirus, 130 págs., R$19,90). Em prosa descontraída, quase uma conversa entre dois membros da "turma do fundão", eles mostram como vidas acadêmicas medíocres na escola podem ser o início de uma carreira de sucesso pois a escola, que deveria ser a construtora do saber, mais frequentemente serve para tornar o prazer do aprendizado num estorvo e matar na porrada toda sombra de criatividade no aluno. Esta matéria na Revista da Educação comenta sobre o livro. Este livro eu não posso deixar de ler...

Love, Fun, Victory and Understanding to the hard core ones...

terça-feira, 13 de maio de 2003

Isto é que é blogueira ROOTS!

Desde a descoberta até o desvelamento...Sim! Isto é uma das fotos da cesariana da Celinha.O Blog da Celinha (Curiosamente nomeado, desde antes dela saber que estava grávida, de good wombs hath borne bad sons) tem o primeiro parto blogado do qual tive notícia! Aliás, toda a história da gravidez desta colega da blogosfera está lá, desde a descoberta até o parto, e depois...
É interessante ver um personal blog se transformando junto com sua escritora.

Vale a pena ler...

Love, Babies(for those who like them) and Understanding for bloggers like her...

Adicionei o site do C&T Jovem e o link do meu blog Jovem Cidadão da Blogosfera ao Alriada.
Era o mínimo que eu poderia fazer :)

Vou ficar devendo a história de hoje. Está tarde e tenho sono...
Mas não me esqueci do feedback, mesmo que um pouco trapaceado, de vocês :)

Love, Good Tales and Understanding for me and my dear ones...

Manifesto "Salvem os Náufragos do Dilúvio Digital"
Por Daniel "Duende" Carvalho

      Segundo matéria da Folha Online Informática, o tempo médio de acesso à Internet no mês de abril por parte dos jovens de 18 a 14 anos do Brasil atingiu 12 horas e 46 minutos, uma média que fica atrás apenas da média dos jovens norte americanos. Isto, num universo de 7,7 milhões de brasileiros que teriam acessado à internet segundo estudo do IBOPE/eRatings significa que nossos jovens, e a parcela de nosso povo que tem acesso à Internet em geral, tem navegado um bocado pela Internet em um país em que isso é quase um luxo. Esta afirmação se torna particularmente verdadeira se pensarmos que em nosso país, que tem quase 170 milhões de habitantes segundo dados do IBGE (em pesquisa realizada em 2000), esta parcela de 7,7 milhões de usuários de Internet corresponde a pouco mais de 4,5% da população brasileira. Para um país onde uma parcela tão pequena da população é "digitalmente ativa" tais números apontam o enorme mercado potencial de Internet que é o Brasil, mas apontam principalmente o enorme trabalho que ainda precisa ser feito para se estender a mão a estes 95,5% da "excluídos da Internet brasileira" e puxá-los para nosso barco (que em vista da realidade atual brasileira está mais parecendo um iate).
      Mesmo com o crescimento de 23,7% no número de usuários domiciliares de Internet no ano de 2002, e o crescimento espantoso de 2,97% ocorrido no número de pessoas que acessam a web de casa apenas no mês de abril último (segundo matérias da IDG Now e Folha Online Informática) ainda há uma previsível predominância de usuários de Internet nas classes A e B (às quais pertencem 85% dos usuários brasileiros) enquanto as classes C e D abrigam uma porcentagem proporcionalmente minúscula de usuários. Problemas como a falta de formação para o uso de computadores (que dizer então do acesso consciente à Internet!) e de acesso a terminais plugados, ou que possam ser plugados, figuram como uma parte das causas desta exclusão. Outros motivos, estes muito mais crônicos na realidade brasileira, como o achatamento dos salários que força uma grande parte da população economicamente ativa a acumular empregos e portanto ter muito pouco tempo sequer para pensar em televisão (o que dizer então, novamente, de acesso à Internet!) ou a histórica elitização quase absoluta do acesso à tecnologia no Brasil são responsáveis pelas tintas mais escuras deste quadro dantesco de exclusão.
      Quem dera esta situação fosse como o povo brasileiros estivesse em uma Arca de Noé onde nós, os conectados, dirigem o barco e encontram caminhos seguros nos rios da informação enquanto a maioria da população è guiada seguramente junto com o país a mares mais calmos, com melhores condições futuras para a inclusão digital. Não é bem este o quadro. O que vemos hoje é um dilúvio, onde as águas da revolução digital caem sobre nós incessantemente, enchendo o leito do rio de informação onde submergem afogados 95% dos brasileiros (que são condenados crescentemente a ocupações cada dia mais subalternas por sua falta de aptidão digital) enquanto navegamos brava e esperançosamente em nosso barco internauta (aquele que virou um iate graças à situação brasileira...). Foi-se o tempo em que podia se comparar o uso de Internet a surfar. Hoje as ondas de informação digital são muito maiores, mais fortes e mais frequentes do que as de Tamahoe ou Waikikii e chegou a nossa hora de ensinar nossos compatriotas, que apenas nos olhavam antes da praia, a navegar. Pois agora não há mais "praia" no oceano da informação e o futuro flutua ao sabor da realidade digital que chegou para ficar.

Chegou a hora de socorrer os náufragos digitais!

O que você pode fazer? Acompanhe o Jovem Cidadão da Blogosfera, ou visite os sites abaixo, para saber o que está se fazendo e o que pode se fazer em prol da Inclusão Digital:

Ecologia Digital - Blog do meu irmão sobre relações e ações dentro da rede, rico em informação sobre inclusão digital, com destaque para esta blogada.

Projeto Metáfora - Uma organização "facilitadora para a criação e desenvolvimento descentralizado de projetos relacionados a diversos temas: democratização do acesso à informação, valorização da voz das comunidades e sua inserção em um contexto de globalização, liberdade da informação e a formação de redes sociais mediadas pela tecnologia." segundo definição deles mesmos.

CIDEC - O Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da USP (CIDEC), é um espaço de pesquisa, projetos e construção de conhecimento. Atualmente são desenvolvidos três projetos: o site de inclusão digital, o Grupo de Estudos e o projeto Acessa SP.

ComUnidade Brasil - O ComUnidade Brasil é um programa de inclusão digital, de parceria entre governo, ongs e empresas, que pretende mudar a situação de milhões de brasileiros que hoje não têm acesso à internet. Através de telecentros comunitários, localizados em todas as regiões do Brasil, a população em geral tem acesso a cursos on-line, serviços e informações do governo, e pode participar de discussões on-line sobre temas como cidadania, empreendedorismo, combate à violência, etc. Através do Portal, cada localidade pode divulgar informações e se relacionar com outras comunidades locais. Cada comunidade pode construir seu próprio site, com conteúdos elaborados pela comunidade.

"Não basta estar conectado à rede, tem-se que estar em contato com a realidade"

Love and Understanding...

segunda-feira, 12 de maio de 2003

Estava hoje comentando com a Bibba sobre a idéia que tive de contar algumas histórias de meu passado. Tenho algumas bem divertidas para contar, e além do mais no outro dia, numa mesa de bar, meus velhos amigos reclamaram que quase não falo deles aqui.

Hugo, Guto, Denise, Junim, Maurício, Maria del Carmen, Marina, Guilherme, Daniba... eu não esqueço de vocês, mas o lance é que não ando encontrando frequentemente a maioria de vocês né?

Para cada 4 comentários me pedindo para contar histórias, irei contar uma...
Quem disse que blogueiro não se importa com feedback? :)

Love, Friends, Old Stories and Understanding to the ones that drunk, sometimes too much, and get funny.

Revoltado ou criativo? Um problema de Física

De Waldemar Setzer, professor aposentando da USP

Há algum tempo recebi um convite de um colega para servir de árbitro na revisão de uma prova. Tratava-se de avaliar uma questão de Física, que recebera nota zero. O aluno contestava tal conceito, alegando que merecia nota máxima pela resposta, a não ser que houvesse uma "conspiração do sistema" contra ele. Professor e aluno concordaram em submeter o problema a um juiz imparcial, e eu fui o escolhido. Chegando à sala de meu colega, li a questão da prova, que dizia: "Mostre como pode-se determinar a altura de um edifício bem alto com o auxilio de um barômetro." A resposta do estudante foi a seguinte: "Leve o barômetro ao alto do edifício e amarre uma corda nele; baixe o barômetro até a calçada e em seguida levante, medindo o comprimento da corda; este comprimento será igual à altura do edifício."
Sem dúvida era uma resposta interessante, e de alguma forma correta, pois satisfazia o enunciado. Por instantes vacilei quanto ao veredicto. Recompondo-me rapidamente, disse ao estudante que ele tinha forte razão para ter nota máxima, já que havia respondido a questão completa e corretamente. Entretanto, se ele tirasse nota máxima, estaria caracterizada uma aprovação em um curso de física, mas a resposta não confirmava isso. Sugeri então que fizesse uma outra tentativa para responder a questão. Não me surpreendi quando meu colega concordou, mas sim quando o estudante resolveu encarar aquilo que eu imaginei lhe seria um bom desafio. Segundo o acordo, ele teria seis minutos para responder à questão, isto após ter sido prevenido de que sua resposta deveria mostrar, necessariamente, algum conhecimento de física. Passados cinco minutos ele não havia escrito nada, apenas olhava pensativamente para o forro da sala. Perguntei-lhe então se desejava desistir, pois eu tinha um compromisso logo em seguida, e não tinha tempo a perder. Mais surpreso ainda fiquei quando o estudante anunciou que não havia desistido. Na realidade tinha muitas respostas, e estava justamente escolhendo a melhor. Desculpei-me pela interrupção e solicitei que continuasse. No momento seguinte ele escreveu esta resposta: -"Vá ao alto do edifico, incline-se numa ponta do telhado e solte o barômetro, medindo o tempo t de queda desde a largada até o toque com o solo. Depois, empregando a fórmula h = (1/2)gt² , calcule a altura do edifício."
Perguntei então ao meu colega se ele estava satisfeito com a nova resposta, e se concordava com a minha disposição em conferir praticamente a nota máxima à prova. Concordou, embora sentisse nele uma expressão de descontentamento, talvez inconformismo. Ao sair da sala lembrei-me que o estudante havia dito ter outras respostas para o problema. Embora já sem tempo, não resisti à curiosidade e perguntei-lhe quais eram essas respostas.
-"Ah!, sim," - disse ele - "há muitas maneiras de se achar a altura de um edifício com a ajuda de um barômetro." Perante a minha curiosidade e a já perplexidade de meu colega, o estudante desfilou as seguintes explicações.
-"Por exemplo, num belo dia de sol pode-se medir a altura do barômetro e o comprimento de sua sombra projetada no solo, bem como a do edifício". Depois, usando-se uma simples regra de três, determina-se a altura do edifício. "Um outro método básico de medida, aliás bastante simples e direto, é subir as escadas do edifício fazendo marcas na parede, espaçadas da altura dobarômetro. Contando o número de marcas ter-se a altura do edifício em unidades barométricas". Um método mais complexo seria amarrar o barômetro na ponta de uma corda e balançá-lo como um pêndulo, o que permite a determinação da aceleração da gravidade (g). Repetindo a operação ao nível da rua e no topo do edifício, tem-se dois g's, e a altura do edifício pode, a princípio, ser calculada com base nessa diferença. "Finalmente", - concluiu, - "se não for cobrada uma solução física
para o problema, existem outras respostas. Por exemplo, pode-se ir até o edifício e bater à porta do síndico. Quando ele aparecer; diz-se:
-"Caro Sr. síndico, trago aqui um ótimo barômetro; se o Sr. me disser a altura deste edifício, eu lhe darei o barômetro de presente".
A esta altura, perguntei ao estudante se ele não sabia qual era a resposta'esperada' para o problema. Ele admitiu que sabia, mas estava tão farto com as tentativas dos professores de controlar o seu raciocínio e cobrar respostas prontas com base em informações mecanicamente arroladas, que ele resolveu contestar aquilo que considerava, principalmente, uma farsa.
(texto graciosamente roubado, mas com permissão expressa e pessoal da dona do blog Ah, Fala Sério!)

Vale a pena ler este texto. Se você passou direto, devo assumir que você é um leitor preguiçoso? :)

Love, Good Writing and Reading and Understanding.

Para quem não entende os Blogs
Ótimo texto de Bruno Rodrigues.
Leitura recomendada pelo Duende.

Chega mais meu mininu, u pretu véio vai ti insiná umas mandinga boa...

Passeio longo e largo pela blogosfera. Um milhão de blogs, ou seriam uns dez? Tanto faz como tanto fez, quando a hora já passou das três.Parece mais o filhote branco do alriada, êta minino empolgado. Gostei de ver, agora veja se não vai melecar o tapete... Encontro um blog que elogia o Alriada, um tal de Minino Objeto, que tem a bondade de dizer que o Alriada "É muuuuito ksk! O carinha mora aqui em Brasília.. Humph, e só um pouquinho sarcastico... Me amarrei demais... Uhauhau comedia as historias dele e as briguinhas com os padres e freiras do coleginho q ele estudava". Que doce da sua parte Vinícius! Vou até ficar te chamando de filho hoje, de tanto que você amoleceu meu coração. Estou até derretendo e fazendo meleca no chão. :)

Continuo rodando pela rede e encontro uma notícia esdrúxula sobre um hospital psiquiátrico nos EUA que precisa de pessoas que falem Klingon. Bizarro? Nâo, é a vida como ela é...

Ah... sentia saudades de poder postar sem ser tão sério. Simpático este símbolo do CT Jovem, não é?Agora que estou escrevendo um outro blog no site CT Jovem posso ser sério lá e reservar o Alriada para falar apenas o que der vontade, do jeito que tiver vontade. Quem quiser ler o Daniel Carvalho vá ao Jovem Cidadão da Blogosfera. Quem mora aqui é o Daniel Duende, e se quiser outra pessoa, você ligou engano e me acordou e eu quero matar você :)
Hihihi... sempre que redescobrimos a liberdade ficamos meio bobos...

Mas a ignorância é extase, embora o conhecimento seja poder!

Love, Life, Freedom to write whatever I want, in any way I want and Understanding.

domingo, 11 de maio de 2003

My beloved monster and me...
Uma breve história sobre ter e presentear

Alan Moore, autor de Watchmen, Monstro do Pântano e criador de John Constantine, e padrinho da nova geração dos quadrinhos de horror e fantasia.Desde meus 9, 10 anos de idade sou colecionador de gibis. Durante quase toda minha adolescência não passava uma semana sem comprar ao menos 2 ou 3 gibis. Alguns dos meus prediletos eram Hellblazer, Books of Magic e Monstro do Pântano. Comprei meus primeiros exemplares de Monstro do Pântano em um sebo, acho que seu nome era A Fortaleza (alí na 512 sul), apenas por curiosidade sobre aquela grande coisa verde na capa. Tão logo lí as primeiras páginas fiquei apaixonado pela riqueza de detalhes da trama e pela ambientação que só um mestre do terror em quadrinhos ou fora deles, Alan Moore, poderia criar. Em um átimo de caridade exagerada meu pai doou estes meus primeiros gibis do Monstro do Pântano, junto a outros 400 gibis que eram mesmo lixo, à gibiteca de um orfanato enquanto eu estava de férias no Rio de Janeiro (isto me lembra o David de Como Ser Bom, doando o computador do filho a um orfanato). Com muita dificuldade, e muitas viagens a sebos de Brasília, consegui remontar minha coleção quase completa dos gibis do Monstro do Pântano e jurei aos quatro ventos que nada mais faria com que me desfizesse dela. Cai o pano.

Meu exemplar de Monstro do Pântano número 2, agora um excelente presente...Muitas mudanças de casa depois, e muitas águas que rolaram neste Rio da Vida, e as revistas ainda sobrevivem em meu acervo, quando muitas outras coisas que eu gostava infelizmente se perderam nas trocas de casa. Um dia entro no blog da Marina e me deparo com um post onde ela dizia que sua mãe desejava um presente muito especial no dia das mães: a revista Monstro do Pântano número 2. Olho rapidamente para meu acervo de revistas. Lá está ela, a olhar para mim, com ares de "é comigo?", meu exemplar do número dois de Monstro do Pântano. Penso no quanto a revista é querida para mim, e no quanto este presente seria especial para a Marina, e para a Julia, sua mãe. Por fim decido dar a revista para a Marina, já cansada de procurar por outro exemplar, para que sua mãe receba um merecido presente neste Dia das Mães. Sim, é uma revista muito querida, de uma coleção muito querida, e este gibí faz parte de minha história mas temos que perceber que às vezes algo que nos é importante pode ser ainda MUITO mais importante para outra pessoa. E estamos neste mundo para ser felizes, e trazer felicidade aos outros, não é mesmo? Então é isso, eu aprendo desapego, a Marina tem recompensados seus esforços (inclusive o de fazer um blog tão legal) e a Júlia recebe um presente que nunca imaginou que receberia quando pediu.

Um grande abraço, de coração, para as mulheres da vida do Ricardo.

Love, Swamp Thing no.2 and Understanding for those who love.

sábado, 10 de maio de 2003

"Quando acontece o Game Over, os homens dão Restart e as mulheres dão Continue" :)

Uma coisa que eu não entendi...

Por que o Guto passou xingando todo mundo quando estava indo embora ontem!?

Notícias do Cidadão da Blogosfera...

Google anuncia criação de serviço de busca de blogs
O site de buscas Google, o mais famoso e utilizado da Internet, anunciou que vai criar um serviço específico de busca de blogs. Há quem diga que esta medida vem para sanar o que para muitos é um problema: A enorme quantidade de blogs, geralmente em posições de destaque, nas buscas realizadas neste mecanismo de busca. Há algum tempo esta questão já vem sendo discutida (veja o post sobre o assunto no blog Ecologia Digital), com alguns aplaudindo este fato como uma demonstração da força dos blogs e outros apontando que esta "invasão de blogs" nas buscas do Google apenas diminuem sua eficácia por dificultar o acesso a sites e páginas normais sobre os assuntos procurados. Uma matéria (em inglês) sobre o assunto, publicada no mal humorado site The Register, diz que "A invasão dos blogs nas buscas do Google diminui muito a qualidade da informação destas buscas". Leia a matéria.

Em minha opinião talvez esta chamada "invasão de blogs nas buscas do Google" pode ter sido uma das responsáveis pelo sucesso do formato weblog. Vejam bem: uma das responsaveis! Há muitas outras vantagens neste formato que também poderiam ser apontadas como responsáveis pela explosão dos blogs, como a facilidade de edição, a vantagem da disponibilização rápida e direta de informação e mesmo as possibilidades sociais que os blogs apresentam (e o questionário da Jan Alyne sobre Blogs também aborda este ponto). Mas isto seria assunto para uma outra blogada, não é mesmo? De qualquer forma sua opinião sobre o assunto é muito bem vinda, meu caro leitor(a).

--

Questionário de Pesquisa sobre Weblogs
Estudante Baiana de Comunicação lança questionário sobre blogs na rede para avaliar as redes sociais construidas pelo formato de publicação weblog.

Jan Alyne Barbosa, aluna de mestrado em comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (cuja página parece estar fora do ar, infelizmente) na área de Cibercultura está realizando um questionário sobre blogs para sua pesquisa. Vamos colaborar com a pesquisa da colega respondendo este questionário? Não leva muito tempo e faz um bem enorme à blogosfera. Participe!

Responda o Questionário



Fonte: Jovem Cidadão da Blogosfera, o meu blog no CT Jovem

Love, Blogs and Understanding.

Hey Eduardo, veja só... estão falando da "sua invenção"!

Cientistas inventam papel eletrônico

Love, Inventions and Understanding.

Ah! Essa é Boa!

O presidente americano George W. Bush e o primeiro ministro inglês Tony Blair são indicados ao Prêmio Nobel da Paz
Certamente poderíamos viver sem essa piada. Prêmio Nobel da Paz para o líder do maior grupo terrorista do mundo, fomentador de toda a atividade terrorista mundial (direta ou indiretamente), e seu comparsa com cara de ursinho de pelúcia malformado é algo de muito mal gosto. Espero, meio sem esperança, que isso seja um hoax!

Mães portuguesas fazem abaixo-assinado contra prostitutas brasileiras
Não basta dizer que este caso é absurdo. O que eu penso mais é que tipo de tribufus devem ser estas "mães portuguesas" que perdem seus maridos. Até onde sei as prostitutas brasileiras não soltam raios gama, nem se utilizam de nenhuma artimanha que não esteja disponível a qualquer outra mulher do mundo. Só melhora o gingado e a embalagem...

Love, Laughs and Understanding....

sexta-feira, 9 de maio de 2003

Achou os posts mal escritos? Tente escrever morrendo de ressaca?
I´m no Bukowski y´know!?

Marina está muito irritada com seu celular TIM,
e eu acho que eu também estaria.
Descubra por quê...

Zoid vai à guerra...
ou
Felizes Bodas para Rodolfo.

Memórias Etílicas de uma Despedida de Solteiro.

No sentido horário, começando por mim (de cartola) temos o Hugo (village people style), Guto (Stan Style), Feliz (o franguinho), Juninho (o somaliano) e por último Zoid na guilhotina...

Realizamos ontem a despedida de solteiro de Zoid Rodolfo. Bem sabemos que por tradição nada se comenta sobre despedidas de solteiro. Há um pacto de silêncio (ou talvez amnésia etílica) que une todos os convivas numa confraria silenciosa. Mas eu sou diferente, e na falta de fotos (que foram terminantemente proibidas no início da noite) e relatos completos (pois meu cérebro ainda está boiando em whiskey e não consegue achar todos os arquivos da noite) vou escrever alguns flashes do evento.

- Começando pelo fim, que é o mais importante agora. Que prejuízo! Minha cabeça e minha conta bancária doem... muito!

- Voltando ao início: tequila para começar a noite é bom, mas não se pode desperdiçar derramando a beberagem no colo não é Zoid?

- Deixar alguns carros em casa e eleger o amigo da vez é bom também, mas não quando o amigo da vez é aquele que mais bebe e quando todos deixam seus carros em casa e excedem a lotação do pobre "veículo de cinco passageiros" no qual nos aboletamos... Mas mesmo assim tudo terminou bem no quesito locomoção.

- Whiskey, eu falei whiskey? Eu não bebo whiskey... ou não bebia... e acho que não beberei de novo... ou talvez beba... Damn! Ressaca deixa nossa cabeça muito confusa.

- Algumas pessoas parecem ter nascido para a noite, outras parecem ter nascido para o dia, como por exemplo nosso amigo Feliz que dormiu com os anjinhos na mesa do bar, não acordando nem para pagar a conta. Dizem as más linguas que eu também já fiz muito isso... mas as más linguas são as más línguas... :)

- Entre as que nasceram para noite, destaca-se o fino trato e a flexibilidade social... e a medida certa de bom senso e falta dele. :)

- Zoid foi o homem da noite, recebeu toda a atenção de seus velhos e novos amigos, e festejou de uma forma muito bacana. Todos apreciamos muito a sua alegria.

E para terminar, algumas das frases da noite, para aqueles que gostaram TANTO do meu post sobre frases...

- "Espero que suas namoradas já estejam avisadas e conformadas, pois eu vou recolher os seus celulares agora e é melhor não tentar resistir"

- "Feliz, cuidado, você está correndo para a pista!!!"

- "Você tem certeza que vai caber todo este pessoal dentro do carro? Caramba, ai, saiam de cima de mim!"

- "Este whiskey não está meio caro? Hein, você pediu duas garrafas de uma vez!?"

- "Espero que não hajam muitos de nós casando este ano, pois beber assim frequente mente não faz bem à saúde!"

- "Junior, pare de rosnar para o garçon!"

- "Você está se divertindo? - Não, coloque mais whiskey neste copo!"

- "Por favor, não joguem gelo nas pessoas..."

- "Não sr. garçon, não queremos encrenca, nós só não iremos pagar seus 10% por absoluta falta de grana."

- "Junior, já pedimos pra você não rosnar para o garçon!"

- "Alguém está com frio?"

- "Parem de gritar senão eu vomito!!!"

- "Whiskey Passport é muito bom! - Você tem certeza disso!?"

- "A conta foi QUANTO!?!?!"

Bem, é hora de ir para o trabalho...
Grande abraço para todos os convivas sobreviventes, e para aqueles que vão casar também. :)

Love and Very Much Understanding...

quinta-feira, 8 de maio de 2003

A Mentira é um dos caminhos para a fama.

Qual não foi minha surpresa ao perceber que mais de 60 pessoas vieram parar no meu blog nos últimos dias enquanto procuravam por Andrew Carlssin em algum mecanismo de busca. Eu sabia que a coisa estava quente, e que muita gente ainda estava curiosa pra saber se o lance era mesmo verdade, mas o que os traria em tanta quantidade ao Alriada. Então caiu a ficha... Em meu post sobre ele(cujo arquivo parece ter saído do ar agora), eu só falo que a história é mentira nas últimas linhas de texto, e como o Google e correlatos só exibem as primeiras linhas então eu devo ser um dos poucos links que começa contando a história mentirosa como verdade :)
Logo, desta vez a mentira foi um dos meus passos rumo a fama(!?)

Love, White Lies and Understanding

Destaques Bloguísticos da Tarde
(e não me perguntem como consegui blogar de tarde...)

Harry Potter e os Prisioneiros
da Transição para a TV Digital

Uma Aventura em Política de Telecomunicações
In Ecologia Digital

      No romance infantil HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN, o jovem estudante de magia Harry Potter é chamado para lutar com a horda de criaturas assustadoras chamadas Dementors que o persegue. Encurtando uma longa e bem escrita história, uma versão futura de Harry aparece de repente com sua varinha mágica e recita o feitiço "Expecto Petronum"! Assim o Harry do Futuro consegue espantar os Dementors e protege o Harry do presente.
      A transição de televisão analógica para televisão digital (DTV), agora uma parte endeusada da política de radiodifusão americana, encara seu próprio grupo de Dementors--uma horda assustadora de problemas técnicos, legais, econômicos, e sociais. Juntos, os problemas parecem tão insuperáveis quanto qualquer multidão de monstros assustadores, mas o que piora as coisas é que muitas facções de acionistas estão em guerra entre si sobre assuntos como mandatos de tecnologia, proteção aos direitos autorais, uso justo, e assim por diante.
(Leia a matéria inteira no Ecologia Digital do Zé Murilo)

E por falar em Harry Potter tem gente falsificando o novo livro da série do jovem bruxo. Leia mais.

-+-

Banheiro On-Line
In Elevador.org
"Acreditem se quiser. A MSN acaba de inventar o banheiro móvel on-line. Esses banheiros seriam utilizados em festivais e shows de rock do Reino Unido. Eles pretendem instalar um computador com WinXP embaixo da pia, conexão a seis canais de áudio, uma tela plana na lateral do banheiro e um teclado sem fio (obviamente a prova d'agua) para ser utilizado no colo do usuário. A conexão a internet é feita através da tecnologia 802.11b."
(Leia mais em Elevador.org)

-+-

RIAA encomenda programa para sabotar P2P
In Elevador.org
Na surdina, a RIAA financia agora o desenvolvimento de um programa que seja capaz de sabotar o computador e a conexão internet dos usuários de serviços peer-to-peer. Leia mais.

-+-

Eu Leio


Love, Blogs, News, Intuition and Understanding...

Puxa, eu nunca tinha visto essa matéria do Correio Brasiliense sobre Blogs. E parece que ainda é dos bons tempos. Não vou ter tempo de ler agora, mas fica aqui o link para quem quiser ler.

Mais que um diário virtual

Eh isso aí, vou nessa...

Love, some work and Understanding.

Por que linkar os outros blogs?
Por Hernani Dimantas

A page with no links is literally a dead end on the Web
David Weinberger - Manifesto Cluetrain

Vale a pena ler o texto do Dimantas. Reflete muito bem aquilo que penso, e intuitivamente sempre fiz, desde o nascimento do Alriada Express.

Love, Blogs and Understanding.

O Museu de Artes Gráficas não vai mais fechar.
Após obscurantista tentativa de fechamento, por parte da secretária Claudia Costin, e posterior movimento anti fechamento por meio da classe artística e dos fans de histórias em quadrinho a saga do MAG tem um final feliz.

Charge sobre Claudia Costin extraída da Universo HQ, veja matéria.Uma vitória do Traço: o Museu de Artes Gráficas será reaberto.

Por Sidney Gusman (07/05/2003)

Foram milhares de assinaturas do Brasil e até do exterior, dezenas de charges e matérias jornalísticas em tom contestatório e centenas de manifestações de apoio de pessoas ligadas ao (real) incentivo à cultura. Mas parece que a "briga" valeu a pena, pois o Museu de Artes Gráficas de São Paulo será reaberto!

Numa reunião realizada no dia 5 de maio, entre Claudia Costin, secretária da cultura de São Paulo; Gualberto Costa, o diretor do MAG; Zélio, do jornal Pasquim; e Fausto Longo, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ex-desenhista e um dos fundadores do Salão de Piracicaba, a decisão de fechar o museu foi revogada.

Ficou decidido que será formada uma comissão de notáveis (os nomes ainda estão indefinidos) que, durante alguns meses de trabalho, fará um levantamento de tudo relacionado ao MAG, desde seu conceito até suas necessidades, passando pelos seus principais atrativos para o público.

Imagem da campanha contra o fechamento do MAGAté a conclusão desse trabalho, o Arquivo do Estado (que possui a melhor tecnologia de preservação e restauração de papel do Brasil) permanecerá com as obras do acervo, que ficará aberto para pesquisas e consultas.

Após a reinauguração (ainda sem data prevista), uma das possibilidades é que as exposições passem a ocorrer em outros locais ligados à Secretaria de Cultura, como a Pinacoteca, por exemplo. Também poderão ser organizadas mostras itinerantes, que percorreriam cidades de todo o Estado de São Paulo. Mas tudo isso será avaliado pela comissão supracitada.

Em virtude dessa decisão, o movimento para reabertura do museu foi "congelado". No entanto, esse episódio conseguiu algo que há décadas não se via no combalido mercado nacional: a união de desenhistas, cartunistas, chargistas, caricaturistas e ilustradores, jornalistas, editores e leitores. Isso era inimaginável para muitos, mas todos se mobilizaram em prol de uma causa que muitos consideravam perdida!

Felizmente, parece que os pessimistas de plantão estavam errados! Esta foi uma vitória do traço! Vida longa ao Museu de Artes Gráficas de São Paulo!
(Extraído da Universo HQ)

E quem disse que mobilização na Internet por uma boa causa não surte efeito? Todos que assinaram o manifesto (inclusive eu, claro), desenharam, gritaram e espernearam por esta causa estão de parabéns. Mas ainda há muitas coisas boas pelas quais lutar, e em nome de algumas delas ainda basta que você assine um manifesto digital.
Acesse a página do Hernani Dimantas e veja alguns exemplos disso.

Agora tenho que ir, meu trabalho me espera.

Love, Comics and Understanding to all the good people in the world.

Propagandas para todos os gostos...

Resolvi deixar a preguiça de lado e fazer alguns "ads" para o Alriada Express. Se alguém se interessar, vou ficar muito feliz de saber que alguém colocou algum desses em seu blog. :)
Se ninguém se interessar, ao menos me diverti fazendo os "ads"...


Este Ad é para quem gosta do senso de humor fofo-escrachado do Duende.



Este, óbviamente, é para quem
acredita em fadas assim como eu.
A propósito, o assunto não está em discussão :)



Este Ad é antigo, mas ainda
combina bem ao menos
com o visual do Alriada Express...


Love, Advertisement and Understanding to the blogs and bloggers I love...

Enquanto isso, nos banheiros da Estrela da Morte...

Ei, tira o olho do meu sabre de luz!!

- "Ei, o quê você está olhando?"
- "Não sabe que por decreto do Imperador é proibido ver um soldado imperial mijar?!?"

Love, Privacy and Understanding...

Encontrei o primeiro defeitinho chato do Mozilla. Ele não decora meus passwords direito, e a função de completação de endereços também é falha. Espero que seja APENAS um problema de configuração que me escapou à compreensão até agora.
Eu estou gostando taaanto dele... :)

Mais um dia cansativo. Acho que tenho que dormir melhor.
Desde ontem, ou talvez anteontem, que não consigo escrever nada decente. Hoje fui dar uma aula de história para a Bibba e também senti que não estava conseguindo ser claro. No banco eu funciono a dez por hora e quando tenho que fazer mais de duas coisas ao mesmo tempo eu travo...
Acho que preciso dormir mais.

Mas não antes de escrever pelo menos dois posts para o outro blog...
Você não sabe ainda o endereço? Depois eu digo :)

E depois... mimir... :)

quarta-feira, 7 de maio de 2003

Mesmo não dormindo TÃO tarde acabei acordando quase na hora de ir trabalhar.
Perdoem-me pela falta e posts matinais hoje.

Prometo tentar postar algo quando chegar em casa. :)

Por hora fico aqui, surpreso e agradecido pela visitação massiva dos últimos dois dias.

Vejam só:

Duendi tá ficando famosu...

Love, Blogs and Understanding...

Ontem cheguei em casa muito cansado. Não propriamente caindo de sono, mas muito cansado. Resolvi, pelo bem da minha sanidade só ler um bocadinho e dormir, no Internet...
De pouco adiantou. Peguei um livro pela metade e terminei ele antes de dormir e acabei indo dormir às duas e meia da manhã... :)
Definitivamente, sou um notívago :)

Love, Night Life and Understanding to the ones who work best in the dark hours...