Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quinta-feira, 8 de maio de 2003

O Museu de Artes Gráficas não vai mais fechar.
Após obscurantista tentativa de fechamento, por parte da secretária Claudia Costin, e posterior movimento anti fechamento por meio da classe artística e dos fans de histórias em quadrinho a saga do MAG tem um final feliz.

Charge sobre Claudia Costin extraída da Universo HQ, veja matéria.Uma vitória do Traço: o Museu de Artes Gráficas será reaberto.

Por Sidney Gusman (07/05/2003)

Foram milhares de assinaturas do Brasil e até do exterior, dezenas de charges e matérias jornalísticas em tom contestatório e centenas de manifestações de apoio de pessoas ligadas ao (real) incentivo à cultura. Mas parece que a "briga" valeu a pena, pois o Museu de Artes Gráficas de São Paulo será reaberto!

Numa reunião realizada no dia 5 de maio, entre Claudia Costin, secretária da cultura de São Paulo; Gualberto Costa, o diretor do MAG; Zélio, do jornal Pasquim; e Fausto Longo, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ex-desenhista e um dos fundadores do Salão de Piracicaba, a decisão de fechar o museu foi revogada.

Ficou decidido que será formada uma comissão de notáveis (os nomes ainda estão indefinidos) que, durante alguns meses de trabalho, fará um levantamento de tudo relacionado ao MAG, desde seu conceito até suas necessidades, passando pelos seus principais atrativos para o público.

Imagem da campanha contra o fechamento do MAGAté a conclusão desse trabalho, o Arquivo do Estado (que possui a melhor tecnologia de preservação e restauração de papel do Brasil) permanecerá com as obras do acervo, que ficará aberto para pesquisas e consultas.

Após a reinauguração (ainda sem data prevista), uma das possibilidades é que as exposições passem a ocorrer em outros locais ligados à Secretaria de Cultura, como a Pinacoteca, por exemplo. Também poderão ser organizadas mostras itinerantes, que percorreriam cidades de todo o Estado de São Paulo. Mas tudo isso será avaliado pela comissão supracitada.

Em virtude dessa decisão, o movimento para reabertura do museu foi "congelado". No entanto, esse episódio conseguiu algo que há décadas não se via no combalido mercado nacional: a união de desenhistas, cartunistas, chargistas, caricaturistas e ilustradores, jornalistas, editores e leitores. Isso era inimaginável para muitos, mas todos se mobilizaram em prol de uma causa que muitos consideravam perdida!

Felizmente, parece que os pessimistas de plantão estavam errados! Esta foi uma vitória do traço! Vida longa ao Museu de Artes Gráficas de São Paulo!
(Extraído da Universo HQ)

E quem disse que mobilização na Internet por uma boa causa não surte efeito? Todos que assinaram o manifesto (inclusive eu, claro), desenharam, gritaram e espernearam por esta causa estão de parabéns. Mas ainda há muitas coisas boas pelas quais lutar, e em nome de algumas delas ainda basta que você assine um manifesto digital.
Acesse a página do Hernani Dimantas e veja alguns exemplos disso.

Agora tenho que ir, meu trabalho me espera.

Love, Comics and Understanding to all the good people in the world.

Nenhum comentário: