Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 11 de abril de 2005

Ari Almeida,
sobre blogs neo-nazi e facistas:

"Não se combate, nem se desestimula a estupidez proibindo-a de se exprimir

Recentemente (mais precisamente no penúltimo post) fiz a cagada de linkar um blog de uma menina Neo-nazi & Racista. O pessoal me alertou e não foram poucos os que sugeriram um ataque virtual a ela. Sugeriram inclusive que enviássemos e-mail de protestos ao servidor que mantém o blog para que o mesmo fosse tirado do ar. Não concordo em absoluto com uma postura dessa e espero que com esse texto possa esclarecer minha Humilde & Sem Noção opinião quanto à esse assunto.

Idéias infames não se sustentam por muito tempo. Sustentam-se apenas num ambiente de obscurantismo e repressão. A proibição sempre incitou à transgressão. Proibir os direitistas de se expressar é ditadura de esquerda e, de boa, não quero ditadura de nenhum tipo.

Não vou entrar na discussão se a direita é mais democrática que a esquerda. Sinceramente, sinto medo das democracias propostas por ambos os lados. Aliás, vamos ser francos, nem sei se essa polarização existe hoje em dia. Tenho minhas saudáveis dúvidas, sempre

Nada é sagrado. Toda a pessoa tem o direito de exprimir, a título pessoal, qualquer opinião, qualquer ideologia, qualquer religião.Nenhuma idéia é inadmissível, até mesmo a mais aberrante, até mesmo a mais odiosa. Tolerar todas as idéias não é aprová-las.

A liberdade de expressão é um valor humano até mesmo em sua liberdade de dizer o desumano.Não se combate, nem se desestimula a estupidez proibindo-a de se exprimir. A estupidez, a infâmia, o pensamento ignóbil são o pus de uma sensibilidade ferida. Impedi-lo de escorrer é envenenar uma ferida em vez de diagnosticar suas causas para lhe dar remédio.

O que a liberdade de palavra faz é exprimir para o melhor e, mas mais freqüentemente, para o pior, o que está escondido no corpo e na consciência do homem, desnaturado por séculos de desumanidade."


e é isso aí.

uma conversa estúpida ainda é uma conversa.
muito melhor do que um monólogo entre surdos.

a estupidez vem do escuro.
portas fechadas não vão ajudar ninguém.



P.S. e aproveite para dar uma olhada neste texto sobre Anarquismo que o Aritango pescou de algum lugar...

Nenhum comentário: