Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

O amor é brega mas vale a pena


Bibba Tangerine, a minha tão falada namorada, que fica bem até na foto da carteira de identidade.Sentado naquele quarto, tão vazio pela ausência dela, tão repleto de memórias, eu refletia sobre os últimos meses de minha vida. Uma história que não poderia ser contada sem que se mencionasse o tempo todo a presença carinhosa, pulapulante e deliciosa de minha namorada Bibba. Quando a conhecí estava em um momento tão superficial, tolo e fútil. Tudo bem, eram meus últimos dias de total e irremediável adolescência antes do início do trabalho no banco, a mudança pro Sudoeste, e muitas coisas mais. Eu era então, talvez, muito mais o Duende pulapulante que fingia ser. O tempo passou e foi duro aprender as lições que a vida traz. E eu tive que crescer em poucos meses. Todo esse tempo Bibba esteve do meu lado, as vezes aguentando meu mau humor e ou me dando colo por horas enquanto eu chorava assustado por causa das reviravoltas da vida. E ela aguentou firme mesmo quando não recebia atenção suficiente, ou quando eu estava ocupado demais comigo mesmo para perceber as necessidades dela. Um dia, no ápice de meu egoísmo e da frustração e confusão dela, acabamos seguindo caminhos separados...
Quando ela foi embora, e nos dias que se seguiram, tive um aprendizado muito duro sobre amar e perder, sobre dar às pessoas o que elas merecem... sobre ser homem e estar presente. Tudo isso está muito bem documentado neste blog, quem leu, sabe. Quem não leu, basta flanar pelos arquivos dos últimos 40 dias e vai ler a história quase na íntegra.
Então, em mais uma reviravolta da vida nos reencontramos e depois de horas lacrimogêneas na sala de minha casa acabamos por resolver tentar de novo. Tudo mudou desde então, e não foi fácil nem para mim nem para ela, reconstruir aquilo que havia sido destruido, por nós ou pela vida, no meio tempo em que estivemos distantes. Mas com perseverança, amor e um pouco de esperança cega conseguimos chegar até aqui, juntos e com muito poucos arranhões novos. Agora ela está viajando e eu estava sentando em seu quarto, como dizia a princípio, pensando na vida. Pensando em como depois de todos esses anos, e depois de todos esses meses, eu havia ido parar alí. E pensando em como depois de tanto tempo frio e distante, e sentindo-me mal por isso, eu estava novamente apaixonado. Apaixonar-se é assustador meus caros amigos. Amar é brega e leva-se muito tempo para se aprender a fazer direito. Muitos nem tentam de verdade ao longo de toda a vida. Naquele momento em minha mente tocava a música Gentleman´s Excuse Me, do vocalista do Marillion, Fish. Em outro momento de minha vida eu já havia postado esta música aqui, me referindo a pessoas que haviam me magoado. Neste momento uma estrofe da música vinha a mim como a mais sublime declaração de amor que eu podia lembrar:

All I have to offer is the love that I have, it's freely given
You'll see its value when you see what I've tried to say


Existem momentos da vida que tem um lirismo belo e triste. Estes momentos fazem parte daquilo que faz a vida valer a pena. Sentado naquele quarto, pensando em silêncio, eu estava em contato com sentimentos intensos e em forma bruta. E então eu pensei no quanto vale a pena amar alguém, por mais assustador que seja, por maior que seja o risco de sofrer por causa disso, para viver essa intensidade. Não me importo de estar me expondo aqui. Eu sempre me expus, isso não é novidade. Não me importo de soar como um adolescente. Eu sou hoje um cara apaixonado por uma adolescente e que de certa forma é mantido, jovem e adolescente, por este contato, por esta relação. Eu passei muitos dias intranquilos e ainda estou aprendendo a relaxar e curtir e ser feliz. Algumas cicatrizes fecham devagar, alguns medos demoram a calar, mas vale a pena.
Eu sou hoje um homem apaixonado e este é um blog apaixonado.
Bem vindos ao Alriada Express, o lugar onde se destila aquilo que sou.

Eu te amo Bibba.

Love and Understanding... and that´s already very much.

Nenhum comentário: