Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sábado, 21 de dezembro de 2002

Ainda em minha viagem por outros blogs encontrei um texto muito interessante no blog da Diabinha. Não deu para resistir, eu tive que reproduzí-lo aqui :)

AS SEIS MANEIRAS DE AMAR.

Há várias maneiras de amar - mais exatamente seis, de acordo com a classificação elaborada em 1974 pelo psicólogo canadense John Alan Lee. Ele deu a esses estilos nomes de origem grega: Eros (paixão romântica), Ludus (a sedução como um fim em si mesma), Storge (o amor - amizade), Pragma (o cálculo dos ganhos e das perdas), Mania (obsessão) e Ágape (a entrega generosa)
Identifique o seu:

Eros é a paixão romântica dos poetas. Envolve forte atração física e desejo sexual. Acontece de repente e pode terminar de modo abrupto. O apaixonado não consegue controlar este sentimento, intenso e irracional - gasta, no mínimo, 4 horas por dia pensando no ser amado, segundo uma pesquisa feita neste ano na Itália. Quem experimenta essa sensação inebriante não mede conseqüências. Só uma coisa importa: ser correspondido.

Ludus, o amor é uma brincadeira que muitas vezes se limita a uma única noite. O desafio da conquista é mais atraente do que a pessoa que se tenta seduzir. O conquistador evita os compromissos. Pode cultivar mais de uma relaçao ao mesmo tempo. Mesmo quando a ligação é duradoura, ele busca encontros fugazes durante o período. Se você gosta de sexo mas nunca se apaixonou, ou se tem uma paixão nova a cada duas semanas, seu tipo pode ser ludus.

Storge se enquadra naqueles romances que começam de uma maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando. Storge, nome da divindade grega da amizade, a atração física não é o principal. Nada de noites incandescentes. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. Os românticos desprezam esse tipo de ligação. Mesmo assim, nas pesquisas os amantes do tipo Storge revelam satisfação com a vida afetiva.

Pragma como diz o nome, é o estilo de quem prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparenta ter futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material.

Mania é aquela relação amorosa do tipo montanha-russa, um dia nas nuvens e o outro no fundo do poço. é a paixão obsessiva e ciumenta. O indivíduo sempre acha que não é amado tanto quanto ama. Requer provas de amor inesgotáveis e é capaz de loucuras para chamar atenção do ser amado. Tem tanto medo do abandono que o parceiro acaba indo embora de verdade. "Mania é o lado escuro de Eros".

Ágape, em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do propósito interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para satisfazer o ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acrediar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa.


Mania é o lado escuro de Eros... uma admoestação sábia, como vinda de uma velha "crone".
É muito bom refletir sobre isso.
Eu quero Eros e não Mania em minha vida. E mesmo o Eros é perigoso, somente para fortes de coração :)


Love, Eros, Good Luck and Understanding to every lover in the world.

Nenhum comentário: