Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 28 de março de 2007

publicando videos do YouTube no blogger: o problema da edição de posts.

Vamos brincar de blog técnico?

Tentou publicar um vídeo do YouTube no seu blog do Blogger, e descobriu algum erro no post? Sem problemas, não é? Basta editar o post e corrigir o problema, certo? Mas então você descobre um dos bugs famosos do blogger, o de implicar com os vídeos do YouTube "embeddados" no post quando se vai tentar editar o post.

No blogger antigo, bastava mandar o sistema ignorar o aviso de "erros de código" e seguir em frente. O post era republicado bonitinho, sem problema nenhum, e o blogger mostrava que só estava sendo cricri. Mas agora não há mais a opção de ignorar o problema "tocar ficha na parada". O que fazer então?

O problema consiste em uma implicância do Blogger com a falta do fechamento de tag /embed no final do post. O que acontece é que o vídeo do youtube, originalmente, TEM o tal fechamento de tag /embed ao final do post, mas quando o blogger reabre o post para edição, ele dá um sumiço no fechamento da tag (não me perguntem por quê ele faz isso). Logo, quando ele vai processar o post editado, ele implica com a tag não fechada ao final do objeto/vídeo.

A solução é mais simples do que parece. Basta ir no código de objeto do vídeo e colocar de novo a tag (não se esqueça do "<" e do ">") /embed, logo antes do fechamento de tag /object. Depois, e só mandar publicar (mas não esqueça de verificar se o blogger também não sumiu com as suas marcações de permissão de comentários e de trackbacks, no menu de Opções de Postagem).

Fez sentido para vocês? Se não fez, eu explico de novo.
Eu ADORO explicar coisas... :)

11 comentários:

Uálison Siqueira disse...

Amigo, por favor, me explique melhor, não entendi como proceder. Obrigado!

Uálison Siqueira disse...

onde fica o código de objeto do vídeo ???

Pensante disse...

se entendi bem ficou:

< endereçodovídeo > / embed

acontece que não funcionou...

pode explicar de novo?
que tal um exemplo? :)

obrigada...

Daniel Duende disse...

Olá pessoal. Desculpem a demora para responder.

Ao que me consta o Google já consertou este problema. Nas minhas últimas experiências, o código do objeto não foi mais modificado quando reabrí o post para edição.

Dei uma passada em seu blog, cara Camila, e ví que o post mais recente tem um vídeo do youtube. Parece que você conseguiu, né? De qualquer forma, o código de objeto não é apenas o endereço do vídeo. Trata-se daquele código disponibilizado em uma caixinha logo após a palavra Embed, na caixa que fica à esquerda do vídeo na página de apresentação do vídeo no YouTube.

Esta resposta também serve para o Uálison. Conseguiu colocar o vídeo, colega?

Abraços do Verde.

Anônimo disse...

Caro Daniel,

Aproveitando o embalo do assunto, por favor mate minha dúvida:
Como faço para eliminar aqueles "related" (lista de outros vídeos) que aparecem após o final do vídeo. Compreendo que o objetivo é fazer o internauta escapar do seu site em direção ao youtube, mas deve haver alguma forma de "burlar" isto.

abs,

Emilio

Daniel Duende disse...

Olá Emilio,

Confesso que não conheço nenhuma forma de "burlar" aqueles related videos. Eles estão "embedded" no objeto que exibe o vídeo, e penso que não é possível separá-los...

Abraços do Verde.

Anônimo disse...

Daniel,

vc já visitou o site ?
www.blogdopimentel.com.br
nos vídeos nele utilizados, todos os related são do próprio Pimentel. Você sabe como eles conseguem isso ?

abs,

Emilio

Daniel Duende disse...

Não faço a MENOR idéia. :)

Por que você não pergunta para o pessoal do blogdopimentel.com.br?

Anônimo disse...

Valeu Daniel !

Lux disse...

vlw amigo, seu post foi mto esclarecedor!

vls msmo!

Daniel Duende disse...

Que bom que o post ajudou. :)

Abraços do Verde.