Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sexta-feira, 30 de março de 2007

Edir Macedo, sua igreja de fazer dinheiro e a sua rede de televisão de estimação.

Acredito que todos aqui que não estão dando dinheiro para o Bispo Edir Macedo sabem, ou ao menos suspeitam, que a Igreja Universal do Reino de Deus é uma grande empresa cuja única função é tirar dinheiro dos pobres crentes para enriquecer seus pastores e bispos.

Não é novidade que existe um vídeo em que o nosso caro bispo Macedo aparece ensinando a seus seguidores o evangelho do convencimento de pessoas crédulas a doar o dinheiro que mal tem para viver. Para quem ainda não viu o tal vídeo, vale a pena dar uma olhada. Pérolas como "(...)Ou dá (o dízimo) ou desce!(...)" e "Você também tem o Cajado de Moisés! É a sua fé! (quer? traz 10.000 aqui, então!)" já valeriam o vídeo, mas descobrir como são divertidos os encontros destes pregadores, e a fome que estes possuem por abocanhar o dinheiro das doações... ahhh... isso não tem preço, ao contrário do ticket de entrada no Reino dos Céus vendido pelo sr. Macedo.



Bacana, né? O que mais me impressiona é que mesmo vendo estas imagens na Globo (a eterna Deusa Prateada), os fiéis continuam dando sua grana pro cara. Existem algumas coisas que realmente me deixam perplexo nas pessoas...

Mas, para evitar estes contratempos, Macedinho resolveu comprar uma rede de televisão. Juntou uns amigos, pegou um pouco do dinheiro que Deus lhe deu e foi à luta. Conseguiu seu brinquedinho. Chama-se Rede Record, e consegue bater os níveis de idiotice já bastante altos do resto da TV aberta brasileira. Isso também não é novidade. Mas vocês viram de onde veio o dinheiro para a compra? É claro que foi do bolso dos fiéis, Batman! :)

Com sua Igreja e sua rede de televisão, onde não se pode falar em uma quantidade enorme de assuntos considerados "do demônio" ou "católicos" mas se pode chutar imagens sacras cristãs em horário nobre (nada a favor dos cristãos, por favor), Edir sonha alto -- Quer tornar-se o nosso novo misto de Papa e Roberto Marinho. Pelo talento que este homem tem para a filha-da-putisse em seu mais fino grau, acho que ele chega lá!


(esta adorável charge veio daqui)

6 comentários:

Anônimo disse...

galera criei uma comu. no site orkut. mi ajudem a divuga-la . pois tb acho que nao passa de uma mega empresa fatureira.
a comu chama..
Bill Gates x Bispo Edir Macedo

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30604216
vlw abrass

Anônimo disse...

bom sou frequentadora da igreja universal

e devemos concordar q é claro existem pessoas burras que dão todo o seu dinheiro na igreja mais na igreja não é ensinado a vc dar tudo e viver na pobreza a pessoa temq ter o disernimento de saber oq ela pode dar < a contia em dinheiro q ela tem condição de dar>
pq vcs acham q a igreja universal cresce a cada dia....
bom essa é a resposta .se eu dou um dizimo < a decima parte de tudo q passa nas minhas mãos>
eu estarei ajudando a outra pessoa é como aquele filme a corrente do bem
E OQ ELES FAZEM COM ESSE DINHEIRO? o bispo como o autor do texto ai emcima diz comprou sim um ''BRINQUEDINHO mais todos nos sabemos q o melhor meio de comunicaçao é a TV BRASILEIRA ou seja quando uma pessoa esta triste desenganada com a vida oq é q ela faz em casa????? oooooo assiste a TV como todos os BRASILEIROS
ricos pobres classe media

e como a universal tem uma emissora assim pode ter mais programas religiosos e vcs acham q é barato sustenta uma emissora ?< é com o dinheiro recebido pelos fieis q eles pagam> e vcs acham q se o bispo nao tivese comprado a emissora no nome da igreja alguem iria vender um espaço para ela? bom aki a resposta ninguem iria vender pq todos odeião a igreja

e outra a luz a água e os alugueis de igrejas vcs acham q custam quanto?

e o material de construçao para construir novos templos vcs acham q alguem da de graça? a meu amigo mais é claro q nao.e vc acha q é facil alguem querer vender um terreno para a igreja universal?
a mais nao é msmo.

a funçao da igreja é levar a paz, alegria,e a vida melhor aos seus fies q crem e acreditam em Deus

por isso eu acho super errado uma pessoa q nao conhece o assunto realmente e nao conhece todos os lados da situaçao falar mal
só pq vc ve e lê jornal e ve essas noticias superficiais e nen sabe q é veerdade ja vem metendo o pau na igreja

pense nisso

OBS:mais sobre o assunto ''BIOGRAFIA DO BISPO MACEDO''

Daniel Duende disse...

Cara frequentadora anônima da Igreja Universal do Reino de Edir Macedo...

Não estou muito certo de ter entendido bem o que você quis dizer. Então você acha que o hábito popular brasileiro de se assistir televisão justifica que o bispo use dinheiro de fiéis para comprar uma rede de televisão? Acha então que a motivação da compra desta rede de TV (que anda crescendo e já é uma das maiores do país) é piedosa e não financeira? Acredita que esta rede de televisão melhora a vida dos fiéis, mais do que a vida dos líderes da igreja?

Bem... eu prefiro não discutir. Sou muito capaz de acreditar no enorme poder de crença -- ou credulidade -- dos fiéis da IURD. Você apenas está provando que minha impressão está correta.

Acredite no que preferir, moça. Boa sorte, e que Edir te abençoe. =)

Abraços do Verde.


OBS: Como você sabe que eu não conheço o assunto? Seus dons do espírito santo te disseram isso? =P

Anônimo disse...

eu só tenho a te dizer uma coisa se vc não se converter acredite vc em inferno ou não, vc vai pra lá deus diz na palavra dele AI dauqeie que tocar em um ungido de Deus.

Daniel Duende disse...

Caro e corajoso ungido anônimo de Deus...

Não se preocupe. Assim como o grande Oisin, e muitas outras pessoas de grande valor, não me daria ao desprazer de partilhar uma pós vida com gente como vocês. =)

É claro que não irei para o seu céu. Agora, se vou para o inferno ou não, isso não é problema seu. Vai rezar, vai, fiote. E não enche o saco.

Sem abraços do Verde pra vc. =P

Daniel Duende disse...

Esses cristãos... bah!