Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sábado, 29 de janeiro de 2005



Gilberto Gil, "rockstar and politician" como o chamou Lawrence Lessig, foi dar uma sacada no que a galera estava fazendo no Laboratório de Conhecimentos Livres, lá no acampamento jovem do FSM. Entre uma tentativa (muito boa, pelo que me disseram) e outra de jam session rolou muito quebra pau (bastante civilizado, no meu conceito de civilidade) sobre rádios livres e outras coisas extremamente espinhosas e importantes ligadas ao trabalho (de político) do cara. O Gil, que como eu já disse é muito fodáo, não perdeu a calma nem nos momentos em que a galera ficava mais agressiva nas suas colocações. Quem já participou de movimentação política anarquista+ultralibertária sabe bem qual é o jeitão do pessoal...
dá medo.

O Murilão e o Bicarato marcaram em cima e deram suas blogadas certeiras sobre as impressões do Lessig (que para quem não sabe é um puta blogueiro gringo... correção... um DOS MAIORES "putas blogueiros gringos"). E por falar em "puta blogueiro gringo", o John Perry Barlow (que além de ex letrista do Grateful Dead é outro "PBG") tirou essa foto abaixo, que exprime exatamente o espírito da coisa toda...



"Pediram para Gil falar, e quando ele pegou no microfone, a tenda silenciou. Centenas de pessoas estavam apertadas em um espaço muito pequeno. Gil começou a descrever o trabalho do governo Lula em apoiar o software livre, e a cultura livre, quando o debate esquendou. Não falo português, mas um brasileiro traduziu para mim e Barlow. O garoto estava questionando sobre rádio livre. Após dois minutos de diálogo, 8 mascarados subiram em cadeiras desfraldando banners demandando rádios livres. Uma grande discussão explodiu, com o ministro Gil entrando em conversa direta com inúmeras pessoas. Após 20 minutos a discussão cessou. A banda tocou novamente, e então Gil foi convidado a cantar. Por mais outros 20 minutos, este estraordinário artista cantou sua música acompanhado por toda a audiência (exceto Barlow e eu)."

"Mas o mais incrível é a dinâmica desta democracia. Barlow tirou a foto acima, que em certo sentido captura tudo. Aqui está um ministro do governo, cara a cara com simpatizantes e oponentes. Ele fala, as pessoas protestam, e ele dialoga com o protesto. De forma passional e direta, o ministro se mantém no nível da argumentação. Não há distância. Não há uma "zona de livre manifestação". Ou melhor, o Brasil é a zona de livre manifestação. Gil pratica as regras desta zona."

(tradução do Murilão para a blogada Different Worlds do Lawrence Lessig)


É muito fácil criticar o governo. É muito fácil dizer como é que as coisas deveriam ser feitas, a partir de suas idéias de como as coisas deveriam ser feitas, que muitas vezes nunca chegam perto da prática. É mais fácil do que arrotar depois de beber coca-cola apontar defeitos e motivos escusos por trás dos atos das pessoas. Na hora de admirar e aplaudir a atitude de um cara que eu já admirava a tempos, fico feliz por estar em tão boa companhia (destes blogueiros fodões e seus blogs insanos e sábios).

Hoje mesmo um amigo meu bem moderado (que não vai gostar de se encontrar nesta designação) deu a entender que eu era "entusiástico demais" em meus elogios ao ministro e a seu trabalho. Eu fiquei pensando nisso e cheguei à conclusão de que a moderação e a crítica velada constantes sáo o preço para se soar inteligente do meio desta gente tão "culta e refinada" que se auto denomina a intelectualidade. Para vocês... meu cu como resposta (copyleft do Arthur Tadeu Curado). :)
Eu sou fã do ministro e estou cagando para vocês :)

Quando falarem de democracia, meus amigos, lembrem do velho Gil lá no FSM. Será sempre um bom exemplo, e um dos raros, que teremos.

P.S.
Quem tem olho esperto percebeu que lá no canto direito da foto, com o braço levantado, está, como não poderia deixar de estar, o nosso sonhador cavaleiro andante dos nós vivos e conversas e suportes... com vocês.... DEEEEEEEÊ PÁDUAAAAA!!! Quero só ver o que ele vai blogar sobre o assunto... :)



P.P.S. a meu caro amigo moderado devo o esclarecimento de que o "foda-se" não era dirigido a ele. ele apenas me fez ver o quanto estou cagando e andando para o bom senso da intelectualidade anal retentiva.

p.p.p.s. se o texto não está dos mais claros, me perdoem. esta blogada foi feita às 6 e meia da manhã por um duende insone com o cérebro quase parando e uma enorme necessidade de falar alguma cosia a respeito destes acontecimentos. eu gostei dela mesmo assim...
qualquer coisa, eu dou uma ajeitada nela quando acordar.

Nenhum comentário: