Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sexta-feira, 11 de abril de 2003

A vitória do Ditador sobre o ditador...

Cai Saddam Hussein, esmagando o povo formiga de seu país, esmagado pelo grande porco... poético, não?Quando saí do trabalho para fumar um rápido cigarrinho, andando pelo Cruzeiro Center (um centro comercial bem decadentezinho em um bairro carioca de Brasília, onde fica a agência do Banco do Brasil onde trabalho) e ví a imagem da estátua de Saddam Hussein sendo derrubada o primeiro sentimento que me veio foi de alívio, quase alegria. A propaganda norte americana é mesmo poderosa, mesmo quando estamos "espertos" a seu respeito, e havia subconscientemente me convencido que o bigodudo era o anticristo (não que eu seja propriamente cristão para me importar com anticristos...). Passado o impacto inicial da imagem, e um cigarro depois, comecei a me aperceber do que estava acontecendo: Bush conseguiu o que queria, mostrando sua força ao mundo e tirando do caminho o "maluco regional" que não pretendia ceder às pressões petrômanas do "maluco mundial". Quite scary...

Você entendeu as legendas? Eu pedi para o cozinheiro que faz quibes no Beirute traduzir e ele falou que tinha algo haver com 'Hahaha, eu sou foda, agora vou pra Disney me divertir enquanto vcs ralam...'. Bah, quem acredita em cozinheiros do Beirute?Mas o que pode vir a significar esta vitória norte americana sobre o regime iraquiano? Não, não sou nenhum analista político e muito menos pretendo tentar leituras pseudo-históricas do fato. Apenas me pergunto: o que isso quer dizer? Agora temos um presidente George "Eu sou foda" W. Bush com uma enorme popularidade em seu país, que adora vencer uma guerra para matar o tédio e os outros habitantes do mundo que sejam considerados feios, diferentes ou ameaçadores. Temos também um líder muçulmano, que por 23 anos foi o todo poderoso em um país que impunha respeito no contexto do Oriente Médio, que agora virou um fugitivo (isto é, se os Estados Unidos estiverem mentido, como de costume, a respeito da morte do líder iraquiano) provavelmente protegido pelos melhores especialistas em invisibilidade do mundo, os terroristas islâmicos. Entendeu? Calma, eu explico. Veja a equação:

Presidente que se acha foda, de um país que se acha foda
+
Líder derrotado de um país islâmico que agora é protegido de alguma associação terrorista
+
Um oriente médio com a população revoltada pela truculência anglo-americana
=

X

Não é surpresa que o pessoal não esteja feliz: Estes indianos não sabem ler em inglês e ainda não entenderam que George W. Bush, Hitler e Alfred E. Neuman não são a mesma pessoa.Got it? Eu espero que "X" não signifique mortes demais, desta vez. Não que a queda das duas torres tenha sido grande coisa, em termos de mortalidade, perto de qualquer intervençãozinha americana mas... é um prospecto um bocado assustador. Os EUA provaram que podem vencer qualquer inimigo visível do mundo, e na dúvida atacam mesmo às cegas (vide a invasão do Afeganistão em busca de um homem e os bombardeios massivos de Baghdad que visavam principalmente matar umas 10 ou 15 pessoas específicas). Mas e contra o inimigo invisivel que eles mesmo alimentam de ódio (e que muitas vezes usam armas compradas dos próprios americanos em outros tempos)? Isto é o que vamos ver, provavelmente para a infelicidade de muitos, inclusive do orelhudo Bush, que agora sorri, com suas razões, de orelhão a orelhão de sua face texana...

O jornalista Chris Allbritton, do blog Back to Iraq 2.0, estava em Baghdad e conta o que viu.

Mas acho que já me alonguei demais sobre um tema que já cansou todo mundo.
Vamos falar de outras coisas, e esperar pelo melhor.

Love, NO WAR, Good Blogging and Understanding to the ones who don´t like to kill for profit and fun...

Nenhum comentário: