Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Chop Suey ou A China Misteriosa

Wake up,
Grab a brush and put a little (makeup),
Grab a brush and put a little,
Hide the scars to fade away the (shakeup)
Hide the scars to fade away the,
Why'd you leave the keys upon the table?
Here you go create another fable
(Chop Suey - System of a Down)


Como nos informa o John Kennedy no Global Voices, O governo chinês anda censurando até relatórios do Banco Mundial ultimamente (não que os relatórios do B.M. primem pela honestidade, mas...):

Semana passada viu-se[EN] que o governo chinês convenceu[EN] o World Bank [Banco Mundial], [EN], a remover o número de mortes prematuras – 750.000[EN] a cada ano na China[EN] devido à poluição do ar e da água[EN] - junto com mais 30% do conteúdo, do relatório Cost of Pollution in China[Custo da Poluição na China], [EN], alegando que a verdade[EN] fomentaria inquietações sociais[EN] , e mais tarde[EN] dizendo que o relatório ficaria muito espesso[EN].


Mas isso não é tudo. Ao que parece as informações sobre a China andam esparsas tanto para quem está dentro quanto para quem está fora, como aponta a Oiwan Lam também no Global Voices em Português.

Postive solutions comenta, com toda razão, que: existe uma sede enorme por informações sobre a China, tanto internamente quanto do estrangeiro, mas ninguém tem os recursos/inclinação para saciar essa sede, e em vez disso todo mundo está bem satisfeito em usar informações de segunda, terceira e até quarta-mão[EN].

A China está levando um pouco longe demais a sua vocação para "terra misteriosa". Fazem mistério (ou inventam novas lendas) para o mundo sobre o que se passa lá dentro, assim como fazem mistério para seu próprio povo sobre o que acontece no mundo além de suas muralhas. E por falar em mistério, quantas pessoas morreram, enfim, no Massacre da Praça da Paz Celestial? (é claro que vocês lembram disso, não lembram?).

Bicicletas contra tanques (foto representativa, simbólica do massacre chinês). A bicicleta, partida ao meio e piso afundado são as trihas resultantes da passagem do tanque por lá
Bicicletas contra tanques (foto representativa, simbólica do massacre chinês). A bicicleta, partida ao meio e piso afundado são as trihas resultantes da passagem do tanque por lá


E nós da pizzaria do ninguém sabe e ninguém viu, ainda conseguimos achar isso absurdo? Ou serei só eu que acho que o mundo está virando pelo avesso?

Nenhum comentário: