Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 31 de outubro de 2005

degustando história antiga...

Estava dando uma lida no Senchus fer n-Alban, o censo de Dalriada realizado aproximadamente no século VII, para dar uma sacada nos nomes dos dignitários e notáveis que cruzaram o mar da irlanda para extender Dal Riata até sua extenção histórica. Descobri coisas curiosas sobre a origem da bandeira da Escócia e sobre a existência de um rei Dalriata de nome muito curioso...

A dinastia de Uí Néill
(irlandês para "Filhos de Niall"), os Reis de Dalriada (e ora reis da Pictavia) tem muitas histórias interessantes para contar (para ver isto, basta observar a influência que tiveram no imaginário fantástico ocidental). Eu, que além de apaixonado pela história Gaélico-Britônica, escritor de fábulas e mestre de RPG também sou, sobretudo, um estudioso apaixonado da mitologia céltica, me deliciei com as descobertas.

Não vou entediar vocês me alongando sobre o que descobri. Este post já tem um bocadão de links interessantes...
Sigam meus passos, ou não.

Para os curiosos sobre o Rei Arthur (que ninguém sabe se era Romano, Dal Riata, Brython ou Gaélico, se foi mesmo rei ou apenas dux bellorum, ou se na verdade foi um mito), vale a pena dar uma olhada nisso aqui também.

Nenhum comentário: