Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 1 de junho de 2005

rostos fortes do campo + protestos 9scola
duende andando em meio à manifestação da CONTAG e pensando...

... "quantos rostos bonitos e fortes do campo!" pensei comigo mesmo. estas pessoas tem rostos corajosos e bonitos. parecem ser mais reais do que todos nós. é algo que está no olhar...

existe alguma coisa no jeito que o céu fica nublado aqui na cidade que me deixa lírico. deve ser também alguma coisa que está ecoando dentro de mim... sei lá. mantenho-me sem pensar demais... apenas andando...

me pego pensando que não sei o que diabos é CONTAG. não importa tanto assim. pelos rostos e pelos gritos de guerra, tem alguma coisa a ver com o campo. algo como "o movimento dos com terra mas sem apoio do governo"... whatever.

a manifestação não é nem de perto tão grande quanto aquela do MST. a polícia faz competentemente o seu trabalho de conduzir a boiada de boné verde, fazendo com que atrapalhem o trânsito o mínimo possível. existe um know how das autoridades aqui que os permite fazer manifestações com 3 mil pessoas ficarem quase invisíveis. é uma pena que os manifestantes não tenham feito um upgrade em seus métodos ainda.

ficar gritando coisas na frente do congresso já virou lugar comum. você concentra o seu pessoalzinho, ensaia os gritos de guerra. desce o eixo monumental (mesmo que pelo meio da rua) sendo conduzido pela polícia para atrapalhar o trânsito o mínimo possível e então para na frente do congresso. você grita para o concreto, você canta e você acha que está fazendo grande barulho. algumas câmeras filmam você, mas o resultado vai ser exibido picotado. talvez em algum telejornal. talvez em algum programa do horário político. a distinção não é mais tão clara para mim.

onde estão as mobilizações táticas, não bovinas, não sujeitas ao controle de trânsito da polícia? onde estão as transmissões pirata de rádio e televisão? onde estão os cartazes provocantes? onde está, por Horácio, a criatividade dos movimentos sociais de contestação? Será que nosso governo de origem de esquerda foi a última pá de cal na libertade de protesto?

trabalho na esplanada dos ministérios. quase todo dia tem alguem fazendo uma manifestação aqui do lado. o que me preocupa é que por vezes nem eu noto isso acontecendo (ok, eu tb sou um pouco distraído). no fim das contas esses caras estão protestando para quem, aos olhos de quem? há de se fazer protestos diferentes. estes protestos bovinos não parecem ser nem sequer divertidos...


ou talvez eu esteja apenas sendo romântico demais.
deve ter alguma coisa a ver com o céu e com as coisas que andam ecoando dentro de mim...

Nenhum comentário: