Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 22 de junho de 2005

e que venham os ciborgues
será realizado no Brasil o primeiro implante de neuroprótese do mundo. tem cheiro de sonhos cyberpunks sendo realizados...

"SÃO PAULO - Será anunciado na quinta-feira no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, um acordo inédito no país, na área científica. O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, professor titular de neurobiologia e engenharia biomédica e co-diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA), firmará, em nome da Associação Alberto Santos Dumont de Apoio à Pesquisa (AASDAP), um acordo científico-social com o Hospital Sírio-Libanês que prevê a realização da primeira cirurgia, em um ser humano, para a movimentação de braços robóticos com o uso do cérebro do paciente.

Com a participação de especialistas do Hospital Sírio-Libanês na equipe cirúrgica, no futuro estimado de três anos este deverá ser o primeiro procedimento, no mundo, de implante de uma neuroprótese (interface cérebro-máquina) para restaurar a mobilidade dos membros superiores de um paciente com paralisia corpórea severa. O paciente usará seus sinais cerebrais para controlar os movimentos de próteses mecânicas. Com esta parceria, o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês será inserido numa rede internacional de institutos de neurociência, criada pelo Dr. Nicolelis e com sede em Lausanne, na Suíça. Esta rede será formada pelo Centro de Neuroengenharia da Duke University, o Centro de Neurocomputação da Universidade de Jerusalém, o Instituto Internacional de Neurociências de Natal e o Hospital Sírio-Libanês - o único parceiro clínico da rede.

Com esse acordo, o Hospital Sírio-Libanês se firma como a primeira entidade brasileira não-governamental a contribuir com o Instituto Internacional de Neurociência de Natal, a ser construído no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. O Instituto será formado por cerca de 15 laboratórios de pesquisa em neurociência, uma escola e um centro de saúde mental infanto-juvenil, museu de ciência, um parque ecológico e um complexo esportivo a serem construídos em terrenos cedidos pela Universidade do Rio Grande do Norte e o município de Macaíba. O Hospital Sírio-Libanês doará, nos próximos três anos, 1 milhão de dólares para os projetos sociais do Instituto."
(fonte: O Globo, para onde eu estaria linkando se eles não exigissem cadastro dos leitores)


E o primeiro a amputar o próprio braço para colocar uma prótese destas, é um idiota. :)

Nenhum comentário: