Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sábado, 9 de outubro de 2004

FBI apreende servidor do CMI
Notícia do próprio Centro de Midia Independente, dica do Pixel (qual é o seu site meu rapaz?)

O FBI apreendeu na tarde de quinta-feira, dia 7 de outubro, dois servidores na Inglaterra onde estavam hospedados diversos sites da rede internacional CMI (inclusive um espelho do site do CMI Brasil que, por isso, ficou por um tempo fora do ar). A ordem de apreensão foi aparentemente motivada pela publicação de fotos de dois policiais suiços infiltrados em uma manifestação no site do CMI Nantes (França).

Os servidores foram retirados da sede da empresa americana Rackspace Managed Hosting na Inglaterra, onde estavam hospedados, e entregues ao FBI. A determinação federal era de apreensão imediata e não dava tempo para recursos. A empresa não foi autorizada a informar a argumentação por trás da apreensão pelo FBI. A maior parte dos sites que estavam hospedados nos servidores já foram remanejados para outros servidores e, pouco a pouco, estão voltando ao ar.

Essa é a terceira investida direta do governo americano contra os servidores da rede CMI. Em 2001, durante os protestos contra a ALCA em Québec e em 2004, durante os protestos contra a convenção do Partido Republicano em Nova Iorque, o FBI e o serviço secreto entraram com mandados exigindo os endereços de IPs dos usuários do site. Desde os protestos em Québec a maior parte dos CMIs não registra os endereços de IP para proteger a privacidade dos seus usuários. (leia a matéria no CMI)

Nenhum comentário: