Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sexta-feira, 10 de setembro de 2004

Preto Ghòez
O mano foi viajar e não voltou, mas a gente continua aqui seguindo...


Preto Ghòez

Estava traduzindo um discurso do nosso Ministro Hacker quando chegou a notícia. Preto Ghòes, figura ativa e firmada do MHHOB (Movimento Hip Hop Organizado do Brasil), está morto. As primeiras notícias desencontradas falam de um acidente de carro perto de Curitiba. As primeiras medidas de entrar em contato com a família para dar apoio e prestar nosso respeito a eles já começaram a ser tomadas... resta-me então escrever.

Eu não conheci o Preto Ghòez; troquei alguns emails com ele na lista e estava em contato com a luta dele no movimento hip hop. Não vou falar do que não sei (deixa a hipocrisia para a mídia tradicional). O que posso dizer agora sobre Preto Ghòez é que o cara é um grande. Eu via sempre o nome dele envolvido com as ações do movimento hip hop brasileiro, que foi muito ativo no edital dos pontos de cultura. A grandeza do cara tembém pode ser sentida na comoção que sua morte gerou em toda a galera.

O Preto viveu, fez o que achou que devia fazer, deixou sua marca. Seu trabalho está aí, para ser continuado pelos manos dele.
Para a família do Preto eu deixo o meu grande respeito pelo grande cara que colocaram no mundo. Para a galera do MHHOB (que ainda devo encontrar em um ponto de cultura qualquer) eu deixo o meu abraço.

Valeu Preto Ghòez.

UPDATE:

O DPadua me contou que o Preto estava escrevendo um livro. Um romance de ficção científica que falava sobre um futuro melhor parecido com o que lutamos para alcançar...

Este livro foi terminado há poucos dias.
Vamos fazer tudo para publicar esta obra, em homenagem ao mano Preto Ghoes e a todos nós (alguns até personagens do livro também).

A vida tem caminhos estranhos.
O que vale a pena é viver do jeito que se achar que deve.

Nenhum comentário: