Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sexta-feira, 3 de setembro de 2004

O papel fundamental da mentira
Enquanto postava as notícias do MinC lá no Xemelê me deparei com esse post do Léo Germani lá nos cadernos pessoais. Uma sacada fina sobre o quanto é importante a falta de credibilidade intrínseca das informações expostas na Internet para a recuperação da ênfase na credibilidade daquele que fala/escreve. Mandou bem Léo!

"...Os meios tradicionais carregam uma credibilidade plastificada que transforma tudo o que veiculam em verdades inquestionáveis. E o mais maluco é que essa credibilidade é conferida ao meio em si, e não à pessoa que está ali passando a informação. Isso não é novidade, todo mundo sabe que se “passou na TV”, “saiu no jornal”, ou “deu no rádio”, é verdade.
A Internet não tem credibilidade nenhuma. E isso é ótimo. Desse jeito, quem volta a ter credibilidade é a pessoa que está falando, ou o grupo de pessoas, não importa. A confiança deixa de ser no meio, e volta a ser no ser humano..."

(vai lá e lê o resto)

Desde muito cedo aprendi a desconfiar do que me dizem. Vai ver é porque sou escorpiano. :)
Em todo caso é justamente esta desconfiança que ajuda a construir uma escala de valores mais orientada na credibilidade individual. É justamente isso que a internet nos presenteia: um mundo de informação e de conversas que podem ir do "alterador de vidas", passar pelo útil e ir até a mais completa besteira. Como saber a qualidade do que está sendo dito? Sabendo quem está falando.

Internet é conversação. Conversas acontecem entre pessoas e são permeadas pela reputação destas mesmas. Isso é bom.

Abaixo a credibilidade à priori.
Eu quero ter meus motivos para acreditar em você. :)

Nenhum comentário: