Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

domingo, 19 de setembro de 2004

Metareciclagem e Globo, nada a ver
Mas não foi tão ruim quanto temíamos...

"...Técnicos trabalham, enquanto crianças curiosas espiam. Movimentação que começou muito antes, bem longe daqui. Em Santo André, no ABC Paulista, e um celeiro de computadores reciclados.

Máquinas que já não servem pros antigos donos encontram destino nas mãos de pessoas dedicadas a transformar o velho em novo.

"O processo da reciclagem de computador começa nessa fase onde a gente vai estocando os equipamentos que vêm da doação", explica o engenheiro elétrico Dalton Martins, um dos coordenadores do Projeto Metareciclagem.

Tudo é testado, checado. Consertado, quando é preciso. A doação de computadores é feita principalmente por empresas. Recuperar a utilidade dessas máquinas é tarefa pra quem entende do assunto.

"A gente recolhe esse material, então dá uma destinação para baterias, que é um problema bastante grave, e adequa esse material, reintegra esse material à sociedade onde ele vai ter uma função fim", explica Dalton."
(informática reciclada, na página do Grobo Repoórter)

O texto veio como um alívio. Quando ficamos sabendo da visita do pessoal do Globo Repórter ao Dalton e ao pessoal do Metarreciclagem, temíamos pelo pior. Temíamos, por exemplo, que a globo fizesse uma quizumba nas oficinas do Dalton (como fez no Mídia Tática Brasil, o que alías rende discussão até hoje), ou que torcesse todos os fatos na hora de reportar (como de costume). Nada disso aconteceu, para nosso alívio... desta vez.

Por um segundo, enquanto lia o texto, até me sentia mais simpático à Globo... até a hora em que tentei assistir os vídeos e me deparei com uma demanda de "assinatura" paga (e eu tenho coisas melhores a fazer com R$14,90... como por exemplo beber uma cervejinha enquanto leio o midiaindependente.org). É, a Globo não muda mesmo...

Seja você da vanguarda ou não, a retaguarda é sempre um cu...

Nenhum comentário: