Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Suíça promove eleições via internet
Será a democracia digital começando a acontecer? Vamos ver...

"A Suíça acaba de se tornar a mais nova adepta de uma prática já bastante corriqueira aqui no Brasil, que é o voto eletrônico. Mas foi ainda mais longe: promoveu um referendo nacional por meio de uma votação através da internet.

...Os eleitores receberam em casa um cartão com um código de 16 caracteres com uma senha pessoal de quatro dígitos. Eles votaram por meio de um PC comum com o qual acessaram um site onde informaram a senha para assim receber um formulário de votação. Para votar também tinham de informar data e local de nascimento.

A votação foi considerada um sucesso, apesar de 90% do eleitorado ainda preferir o método tradicional de se votar por meio do preenchimento de uma cédula de papel colocada na urna.

Muitos já comemoram esse como um passo importante em direção à democracia online, já que todo o processo eleitoral correu sem nenhum problema. Além disso, esperam que ele possa ser uma forma de estímulo ao eleitorado que vêm diminuindo progressivamente com o passar dos anos; na Suíça o voto é facultativo."
(leia a matéria inteira na Magnet)

Nenhum comentário: