Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quinta-feira, 22 de abril de 2004

"Discordo do que dizes, mas defendo até a morte..."
Uma história de amor...

O Rafa Parente, colaborador do blog PERTURBADOS, tem algo a dizer sobre minha crítica a seu blog.
Em um momento de consciência social aflorada, vou dar voz a nosso amigo aqui.

Com a palavra, Rafael Parente:
(extraído de comentário deixado no post)

"Oi, Daniel. Aqui é o Rafa Parente (como você já deve ter percebido). Eu gostaria que você fizesse algumas correções no seu post sobre os PERTURBADOS e que repensasse algumas coisas que escreveu. Na verdade ele não é meu, mas de um grupo de pessoas. Nem fui eu quem o começou há pouco mais de um ano. O blog é realmente muito azul. Já foi verde, laranjado, até rosa. Além de mudar constantemente, tem a ver com o nome. Mas valeu pela opinião. O que você quer dizer com "comediante barato e preconceituoso"? Se sentiu ofendido com alguma piada? Os blogs são pessoais. As pessoas são livres para darem suas opiniões. As piadas não deveriam ser levadas tão a sério ou, como nos EUA, você viverá com medo de ser processado porque soltou um peido. Seria melhor que você fosse mais direto e dissesse "Eu não gostei disso". Você estaria sendo mais maduro, responsável e inteligente. O conteúdo é realmente extenso e muito lido. Bom, apesar de ter poucos acessos, quero te agradecer pela atenção, o tempo que você gastou com o nosso blog e, claro, a propaganda gratuita. Seja sempre bemvindo para ler e comentar (com inteligência). Sempre. Já que você achou que o blog é "bonzinho", talvez sua opinião vá melhorando com o tempo. Mas só uma última coisa, e talvez a mais importante: sempre que citar e criticar negativamente alguém ou alguma coisa, dê a chance da pessoa saber para que ela tenha o direito de resposta. O que você fez foi covardia. Só vim fazer esses esclarecimentos porque uma pessoa que lê OS PERTURBADOS (média de 4000 leitores por semana), me mandou um email. Não me gabo por isso. Não me acho muito bom. E não fico esculhambando a vida de ninguém. Um abraço perturbado. E obrigado pelos olhinhos pretos simpáticos. O seu rato deve mesmo ser um gato!!!"

Eu postaria a minha resposta, enviada por email a ele, mas esquecí-me de gravá-la antes de enviar.
Hotmail é mesmo uma merda, não? :)

-

UPDATE: Consegui, com a resposta do Rafael, recuperar a minha resposta à qual ele então respondeu e...
bem... simplificando, aqui vai a resposta que mandei pra ele:

"Rafa, colega blogueiro,

eu sou dono do Alriada Express e acho que você não entendeu muito bem a intenção do meu post a respeito do blog no qual vc participa. Vamos por partes então, para ver se a gente se entende:

1 - É verdade, não havia observado que você era apenas um colaborador do blog. Talvez eu tenha sido induzido ao erro pela forma como vc associou o seu nome ao do blog no Orkut. Mas não tem problema, vc gosta dele, vc o está defendendo, então ele é mesmo quase seu. That's not the problem, is it?

2 - Com comediante barato e preconceituoso eu quis, antes de mais nada, fazer uma brincadeira implicante com vc. Quis também, contudo, indicar que algumas de suas piadas são mesmo um pouco preconceituosas e sem graça. Nada demais, e eu acho que ficamos bem assim: você faz a piada que vc quiser e eu acho ela sem graça e preconceituosa, se eu quiser. Assim é a libertadade de expressão. Em tempo, não fiquei ofendido com nada não. :)

3 - Se eu tivesse "não gostado" do seu blog, não teria me dado ao trabalho de fazer um post sobre ele. Que tal você exercitar a sua inteligência e maturidade percebendo que qualquer expressão publica pode ser alvo de criticas e/ou comentários por observadores casuais/ou não? Achei o PERTURBADOS não só interessante o bastante para valer um post, como também achei digno o bastante de ser lido a ponto de ser criticado. Não é de fato o melhor blog de humor que já li, mas gostei dele (e inclusive linkei para ele). Agora, exerço meu direito sagrado de implicância. Por outro lado, eu disse que vc é um comediante barato e preconceituoso às vezes, e também disse que você parece ser um cara legal. O que há de covarde em emitir minha opinião sobre vc? Se isso te faz mais feliz, eu te mando um scrap no Orkut cada vez que citar seu nome ou o do blog PERTURBADOS.

4 - A propaganda que fiz não foi gratuita. Na blogosfera somos todos, salvo raras excessões, do mesmo time. Eu posso discordar do que vc diz, mas é meu interesse que as pessoas leiam até para poderem entender do qeu estou discordando. A propaganda foi proposital, e eu repito: EU NAO ACHEI O BLOG RUIM, eu apenas o critiquei. :)

5 - Desculpe se "esculhambei" a vida de alguém. A intenção era apenas fazer um post. :)
Venha, vamos ser amigos... eu te apresento meu rato. :)

Abraços implicantes
para o amigo perturbado Rafa. "



E então ele disse (e eu já estou de saco cheio desse post longo):

"As saudações implicantes foram aceitas. Brincadeira... só achei que algumas expressões que você usou (do tipo "visitei o tal Perturbados) não caíram muito bem. Mas com certeza você tem todo o direito de exercer a sua opinião. Peço desculpas se você se sentiu agredido de alguma forma. Abraços perturbados.

P.S. Só mais uma observação: as piadas sempre são feitas com a esculhambação. De alguém ou alguma coisa. Muitas vezes a gente se auto-sacaneia também. Mas muitas outras sacaneamos os outros (e muitas vezes ainda estamos inclusos nos outros). Sacou?

Rafa. "



e então eu respondi (vcs ainda estão lendo isso? vocês gostam mesmo de uma fofoca hein?):

"Poisé, meu velho. Acho que no fundo só nos entendemos mal (e o PERTURBADOS foi vítima de um átimo de mal humor meu tb). Lendo ele melhor, percebi que os seus textos até que são os melhorezinhos (tinha ficado irritado com um texto de outro autor, mas é melhor deixar isso para lá).

Acredite, eu sei como fazer humor (e me auto sacanear é algo que me diverte muito também). Vamos deixar as críticas para lá... Continue com seu bom trabalho de comediante caro e politicamente correto (são os contrários de barato e preconceituoso, não?). :)

De qualquer forma, divirta-se.
E veja se aparece, com o resto do pessoal de Brasilia que contribui para o Perturbados, no encontro da comunidade Brasilia do Orkut. A gente bebe umas cervejas, fala umas besteiras e fica tudo feliz e sorridente. Eu não vou poder levar o rato, pq ele é meio anti-social, mas vc pode conhecer ele em outra ocasião.

Abraços,
Duende."


E agora nos amaremos para sempre. O casamento está sendo marcado... :)

Pronto, resolveu? :)





Nenhum comentário: