Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sábado, 1 de fevereiro de 2003

São Paulo Fashiow Week - Outono/Inverno 2003

O hábito não faz o monge mas o monastado nos cria hábitos...
Aquilo que vivemos molda, de certa forma, aquilo que somos. Hoje eu, mais por gosto até do que por hábito, resolvi dar uma olhada no que os meus "velhos quase conhecidos" da moda brasileira estavam apresentando de bom no SPFW. Agradeço à Bibba por ter me ensinado a gostar de mais esta forma de arte...
Vamos à minha contribuição ao Gonzo-Jornalismo mundial. :)

Forum - Desfile Feminino.
Moda Para "Aaracockras"
Bem, depois das tendências NeoPunks e Heroin-Chics que povoaram os desfiles da Forum, e de quase todo mundo, na década de 90 a marca começou a tentar inovar, inovar de verdade mesmo, neste novo século. Foi TÃO inovadora que lançou uma coleção inteira baseada na moda dos Aaracockras e das Mulheres Aladas. Oxalá roupas para Elfos Alados. Bem, estou divagando, mas foram minhas impressões iniciais sobre o desfile desta grife que, de TÂO MODERNOSA acabou se tornando algo entre o super inovador e o ridículo no SPFW. Claro que gostei, achei interessante e diferente, mas eu não sairia com uma menina que se vestisse assim. Será que estou ficando preconceituoso? :)
A Forum abusou dos modelos diferentes, alguns até bastante sensuais, e das... penas. Bem, nada de mal com penas. Me lembro que minha amiga Sangria tem bonitos vestidos com penas. Lembro-me também de projetos malucos de casacos com penas que fiz com a Bibba.... mas TANTAS PENAS e colocadas desta forma, em todo lugar, deu um ar meio... aéreo-passarinho para as modelos, que por sinal também tinham uma certa cara de periquito. Acho que pincei este desfile aqui só pra falar coisas engraçadas mesmo. Comic Relief before serious things. :)



Triton
O mais proximo da perfeição que a Triton pode chegar.
Quando cliquei no nome da Triton para ver as fotos eu não esperava nada. A Triton tem o péssimo hábito de fazer roupas que eu sempre considerei muito feias. Mas quando abri a primeira foto, supresa, tons ocres e inspiração urbana goth punk com modelos muito bem escolhidas. Se eu fosse um pouco mais empolgado teria caido da cadeira. :)
Há bonitos sobretudos na coleção, botas altas, muitos colares e sobreposições. A maquiagem estava mais do que Ok, estava muito boa. Uma pitada de transparências, bons panejamentos, um caimento interessante e urbano. A Triton fez realmente o que eu não esperava dela. Fez roupas que eu gostaria de ver as meninas vestindo aqui no meu mundinho. Gostei mesmo!
Me lembro de ter tido uma ou duas discussões sobre o que era o Urban Style, e sobre o que isso poderia querer dizer em termos de roupas. Não quero me alongar aqui (até pq da última vez que comecei a falar sobre isso quase matei a Bibba de tédio, e notem que moda é um dos assuntos prediletos dela.) mas eu diria que o estilista deles (e eu sou tão leigo a ponto de não saber quem é) pegou o espírito da coisa. Talvez não faça muito sucesso entre as clubbers e descoladas de plantão. Mas eu acho não era mesmo essa a idéia. Ou talvez fosse... e talvez elas, que tem uma tradição de se vestir como manda o figurino, comecem a achar tons ocres muito lindinhos. Eu, por meu ledo, já gostava e vou achar muito interessante quem DETESTAR a quantidade de marrons desta coleção, mesmo sendo A Triton. ;)

Lino Boaventura
Este cara anda jogando muito RPG.
Lino Boaventura, o bom e velho Lino Boaventura. Não é nada inovador este cara resolver inovar. Mas desta vez eu realmente fiquei tocado, realmente tocado, pelas prováveis fontes de inspiração deste sujeito. Tão logo batí o olho nas primeiras fotos prontamente me lembrei dos livros do D&D 3a Edição.
As combinações de cores são interessantes, principalmente nas roupas menos "usuais" como a da foto à direita. Digno dos desenos do Toni Di'Terlizzi. Nem preciso de dizer que gostei. Quem sabe o Lino não possa fornecer algumas roupas para Live Actions? Acho que a galeria iria gostar muito. De resto, acho que já dá pra deduzir que não considerei as roupas particularmente usáveis. Mas é arte, não é? ;)

Alexandre Herchcovitch
O Punkinho voltou ao normal
Eu acho que não fui o único a ficar aliviado ao ver que o "punkinho" Herchcovitch voltou ao normal. Quer dizer, tão normal quanto um punk homossexual pode ser. Ou será que estou confundindo os punks com os straght edges de novo? Será que eles mesmo sabem a diferença hoje em dia? :)
A coleção do Alê tem muitas cores, 6 no total. Volta a ironia quase sexpistoliana (como as orelhinha de mickey mouse no modelo ao lado) e as roupas certinhas. Um alívio... um tédio também. :)

Ellus - Coleção Feminina
As roupas estavam interessantes? Eu não ví.
Sem o menor pingo de machismo, preconceito ou vulgaridade, pois esses traços não combinam comigo mas, o desfile da Ellus foi interessante, mas eu não me lembro bem se foi por causa das roupas. Na verdade as roupas ficaram bem desinteressantes então a Ellus recorreu a seus velhos métodos que sempre funcionam. Complementos e adereços esdrúxulos (isto ao lado é um óculos ou uma faixa de cabelo modernosa?), muitos tons escuros e modelos com seus pequenos seios de modelos de fora. :)
Juro que tentei comentar sobre a roupa, mas acho que não valeria o comentário. Bem, que merda de comentarista de moda eu estou me saindo. Acho que vou tomar minha cervejinha que é o melhor que eu faço. Como nota final... a modelo aí ao lado é mesmo uma gracinha, não?
Ahh, agora caiu a ficha. É um desfile de calças. A Ellus faz CALÇAS! Eureka, descobri por que então as modelos não estão usando camisas. Muito interessante mesmo. Aliás, as calças são legais, vocês não acham? :)
Tudo bem, a piada foi muito ruim, mas o que posso eu fazer? Eu sou um contista, não um repórter de moda. Mas espero que meu arremedo de editorial tenha ilustrado alguma coisa, ou ao menos os feito rir. ;)

Meus agradecimentos vão a UOL, que tornou muito fácil fazer este editorial.

Meus agradecimentos especiais vão à Bibba, que me ensinou um bocado sobre moda. Pena que eu tenha acabado usando mais o meu senso de humor ácido do que aquilo que aprendi sobre moda. Juro que minhas críticas sobre os trabalhos dela serão BEM melhores. Tenho admiração por pessoas de bom gosto, sabe? :)

Bem, um grande abraço a todos.

Love, Fashion and its little things, Life and Understanding about the way people clothe... and unclothe.

Nenhum comentário: