Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Orkut agregando feeds?

Fui responder o scrap de um amigo no Orkut e, de repente, me deparei com... aquilo!

"Carái Véi! O Orkut agora está agregando feeds!?"

Quase me esquecí completamente de responder o scrap do ciborgue metal quando fui checar este novo "feature". Logo de cara ele já captura os blogs que você tem no blogger e os disponibiliza. Basta clicar na listinha de blogs e pronto, estão disponibilizados. Da mesma forma ele captura quase graciosamente feeds do flickr, fotolog.com e feedburner. Achei bonito, mas acho até que demoraram um bocado para dar este pequeno passo para o orkut (enorme passo para o google) na integração de pessoas e conversas no mesmo suporte.

Agora só me falta o Orkutcho também começar a permitir que assinemos os feeds de nossos amigos (de fato, ele permite, mas o limite de 5 feeds atrapalha tudo), os classifiquemos e ajustemos de forma bonitinha como o fazemos no Google Newsreader e, voilá, mais uma vez o Google vai estar mostrando que entende do riscado.

Por outro lado, a impossibilidade de editar o nome dos feeds e o espaço limitado nos "botões" onde eles aparecem faz com que todos os nomes de meus feeds fiquem truncados. Some-se isso ao já citad limite irrisório de 5 feeds e temos um sistema de agregação de feeds que ainda é bem "fiote". Mas tudo bem. Como tudo mais no Google, ele ainda deve crescer.

Não sei se isso é bom ou ruim, mas eu, pessoalmente, gostei. ;)
O resto, é história.


p.s. mas por quê será que algo me diz que os problemas técnicos pelos quais o flickr vem passando tem algo a ver com isso? o fluxo de exibição de imagens deve ter aumentado bagarai!

p.p.s. aproveitei a deixa para cadastrar todos os meus feeds no feedburner. Passo a lista deles no próximo post (já publicado aqui).

p.p.p.s. se você é usuário do feedburner, eu recomendo que faça o mesmo. cadastre todos os seus feeds no feedburner e quando for disponibilizá-los, forneça o link do feedburner-feed em vez do link direto. isto significa que você deve descadastrar os feeds de seus blogs blogger que o Orkut já oferece e cadastrá-los novamente, com o endereço de seus feedburner feeds. Complicou? Pergunta que eu explico.

6 comentários:

danusia disse...

sinceramente, eu gosto do orkut. digo, gosto no aspecto de interface, acho o orkut o melhor - graficamente falando - serviço de network que existe. bom, que eu conheço. semana passada descobri o jaiku e to começando a achar o segundo melhor. =) sim, é uma merda não poder renomear seus feeds, mas os meus até que não ficaram com nome tão feio. ficaram com o nome em inglês, original do site que eu agreguei. anyway. to passando pra agradecer a visita e os comentários e pra sugerir uma troca de banners/linques!

beijocas! xoxoxooxx

Daniel Duende disse...

Olá Danusia,

eu também gosto do Orkut. Gosto tanto que estou lá desde que ele surgiu lá pelos idos do início de 2004. Não é perfeito, mas é o melhor lugar para se achar boa parte da 'galeura' que tá conectada no Brasil. Afinal, somos 55% dos usuários da rede social Orkut.

Mas o que eu estava dizendo com "já tem gente mais avançada neste campo de redes sociais + feeds" é que o pessoal do Projeto Metáfora, principalmente o DPadua, já falavam de juntar redes sociais (pessoas) com feeds (conversas) desde os idos de 2003/2004, e desde o início do ano passado isso já rola lá nas intranets do Ministério da Cultura. Não é novidade, mas o Google costuma chegar atrasado e depois dominar o mercado. Vamos ver no que vai dar desta vez. Se me perguntarem, eu sou Xemelê (nome deste conceito pessoas+feeds criado pelo Metáfora) até morrer, e o Google que coma feijão pra chegar lá...

Quanto a troca de flâmulas, banners, links, recadinhos em guardanapos e quetais... sem problemas. Vou adicionar seu blog em meus favoritos do Technorati, e ele vai aparecer naquela listinha de favoritos à esquerda toda vez que você publicar algo. Sinta-se à vontade para me linkar ou não, conforme sua consciência e interesse mandarem.

Beijo do Verde.

danusia disse...

rauruaruararararara! interessante como uma pessoa desesperada por mais visitantes soa e como uma que não está nem ae ressoa. ^^

claro que vou te lincar. além do mais, gostei daqui e das tuas fotos do flickr. mas acho que vc fica melhor com aquele franjão de lado! como diriam os teenagers de hoje... super emo! ;D rarará! mas fica ótimo franjão em vc! ^^

eu tbem to no orkut desde 2004. desde março, pra ser exata. mas já me matei de lá um punhado de vezes, até parei de contar! =)

bisou

Daniel Duende disse...

meu passado EMO me condena...
hahahaahahah

que bom que gostou do blogue. volte sempre.

abraço do verde.

Cíntia disse...

Duende
Legal sua dica. É claro que cliquei no mesmo momento e... surpresa, tinham capturado todos os meus blogs no Blogger, os que eu gostaria de divulgar e até os que não divulgo pois estão abandonados.
Estou lá no http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=50169397447693659

Abraços
Cíntia

Daniel Duende disse...

Que bacana que você gostou da dica, Cíntia. Eu também fiquei muito positivamente impressionado por este passo do Orkut. Mas como sou usuário dos feeds do feedburner, removi todos os blog que ele tinha "achado" e os adicionei de novo, pelos feeds via feedburner.

Mas... err... acho que isso que estou falando só faz sentido pra quem usa o feedburner. Se quiser experimentar, o endereço é http://www.feedburner.com. Eles dão uma ajeitada nos feeds, fazem contagem de acesso, contam até os acessos a seu blog (separado por páginas de arquivo e até por acesso a cada post). Só falta levarem o cachorro para passear, mas eu também não tenho cachorro... :D
heehehehehehhe

Tentei achar seu perfil no orkut, mas o link parece estar errado. De qualquer forma, se quiser me adicionar por lá, não sou difícil de achar. :)

Abraços do Verde.