Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Mais dois post do Global Voices Online traduzidos

Estou me debruçando sobre a tarefa de traduzir alguns posts do Global Voices Online para o projeto de tradução Global Voices Lingua Português. Depois de um início tímido, onde traduzi este aqui, este aqui e este aqui, hoje traduzí mais dois textos:

* Agregador de Vídeos de Direitos Humanos do WITNESS/Global Voices ganha o prêmio One World Media.

* Bangladesh: desastre natural e a responsabilidade dos blogueiros

O primeiro fala do importante prêmio recebido pelo projeto piloto do Agregador de Vídeos de Direitos Humanos, mantido pelo Global Voices Online e pela ONG WITNESS, que tem dado uma puta amostra de como se pode empoderar as pessoas comuns para que estas se tornem repórteres amadores de sua realidade e de suas mazelas, por vezes invisíveis ao resto do "mundo civilizado". Coisa bem bacana mesmo!

O segundo fala da atuação de um grupo de blogueiros de Bangladesh na ocasião do último grande deslizamento de terra causado pelas chuvas constantes, ocorrido no último dia 11. A responsabilidade social destes blogueiros e o sucesso de sua mobilização comunitária à volta do socorro dos compatriotas vitimados pelo desastre (não tão) natural é um exemplo para nós e nossa blogosfera, e várias outras.

Para quem ainda não conhece o Global Voices, eu já falei um bocado dele por aqui, lembram-se?

Nenhum comentário: