Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Da hipocrisia, do filme queimado e das fotos rasgadas...

Enquanto os padres italianos pressionam para o "exorcismo" de gays, e reacionários do mesmo país protestam contra o direito dos indivíduos de se relacionarem com quem e como quiserem, ninguém fala dos padres que abusam de crianças debaixo do total manto de silêncio do Vaticano e dos fiéis cristãos. Enquanto alguns tem a coragem de admitir o que são -- livres, felizes, gays -- e o que fazem de suas vidas, outros se escondem por trás da batina e das cortinas de uma instituição cada dia mais envergonhada, anacrônica e hipócrita, e violentam de modo torpe a integridade e dignidade de crianças. Me digam, meus amigos, o quê é obsceno. Acho que não estou entendendo mais nada.

Como diz Palmira Silva em seu artigo de fevereiro de 2006.

"(...)Por outro lado são necessárias leis que punam o encobrimento de casos de abuso sexual, a prática corrente na Igreja Católica. As dioceses continuam a lutar para esconder a real dimensão da pedofilia no seu seio, quiçá tentando passar a opinião do actual Papa que afirmou «Estou convencido que as notícias frequentes sobre padres católicos pecadores [pedófilos] fazem parte de uma campanha planeada para prejudicar a Igreja Católica», mas certamente obedecendo ainda às determinações do actual Papa, debitadas em 2001 ainda como Cardeal Ratzinger, que ordenou ficarem em segredo pontifício todos os casos de abuso sexual de menores por parte de sacerdotes católicos, ou seja, ameaçou de excomunhão todos os eclesiásticos que revelassem às autoridades civis quaisquer detalhes sobre casos de pedofilia.(...)

E depois ainda reclamam quando Sinéad O'Connor, que é uma das malucas mais adoráveis que já ví (e que foi ela mesma violentada por um padre em sua infância), rasga uma foto do Papa em repúdio à hipocrisia católica frente à violência sexual cometida dentro das igrejas pelos próprios sacerdotes.



Ora! Coloquem a mão na consciência! Enquanto algum fulano ainda agredir ou discriminar um cicrano por este querer a liberdade de ser quem é e ser feliz, enquanto um beltrano ainda se sentir no direito de violentar uma criança na escuridão de uma igreja por saber que nada acontecerá e que seu chefe e sua igreja o protegerão, eu acho que não será surpreendente que alguém queira rasgar a foto do papa. É apenas um grande filme queimado, daqueles que a gente só pode mesmo rasgar e jogar fora.

Quem defende uma instituição responsável por tantas guerras, violência e dor, e que acoberta milhares de pedófilos escondidos por trás do manto de sacerdote, não tem o DIREITO de acusar ninguém de perversão ou obscenidade. Amar alguém do seu sexo, ou pessoas de ambos os sexos, e ter a coragem de assumir isso para um mundo tão preconceituoso é algo belo, e não obsceno. Obsceno é matar, machucar e violentar crianças e ainda se fingir de santo.

Por estes e outros motivos que, por vezes, eu acho que este mundo está de cabeça para baixo...

Um comentário:

Revista Orkut.etc.br disse...

Srs., aproveitamos para indicar um alerta para os pais sobre crianças em risco com a navegação não supervisionada em sites como o Orkut ou blogs pessoais: http://www.orkut.etc.br/portal/criancas-no-orkut.