Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

A América do Sul empossa seus Reis Plebeus...
quando vi a foto de Evo Morales envergando as vestes de um lider pré-Inca, dias antes de sua posse (que rolou hoje), eu senti que alguma coisa está mudando...

Era o ano de 2002, e mais da metade do Brasil não acreditava que alguém como o Lula pudesse chegar até a Presidência da República. No final do mesmo ano, o nosso atual presidente comemorou sua eleição e foi aclamado logo depois, no primeiro dia de 2003, como um "Rei do Povo". Muitos tinham esperanças de que ele era algo como que um enviado dos céus para mudar os rumos do país. Outros, mais moderados, sabiam apenas que alguma coisa havia mudado, e resolveram esperar para ver. Hoje, depois de um rosário de decepções e escândalos, a popularidade de nosso "Rei Plebeu" volta a subir. O pior já passou. Agora é hora de nosso presidente mostrar o culhão e a sagacidade que não mostrou ao longo dos outros quatro anos de governo.

A subida de Evo Morales, novo presidente da Bolívia, de sua pequena cidade até a cadeira de presidente passou por caminhos semelhantes. A origem humilde, a representação natural de classes desprotegidas e relegadas à miséria em um país desigual, falido, pilhado pelos interesses particulares de seus "donos" nacionais e internacionais. A posse de Evo Morales foi igualmente cercada de alegria e festejo das classes que o elegeram. O povo cantava nas ruas, dançava, chorava, festejava como quem sabe que alcançou uma vitória inédita. Evo tem agora a chance que nosso presidente também teve, a de ser um "salvador" de seu país. O povo está com ele, e desconfio que os velhos deuses também.

Mas as coisas não são tão simples assim. As armadilhas do caminho são muitas, o trabalho que ele (e também o nosso Lula) tem pela frente é sempre gigantesco e é quase garantido que o caminho terá altos e baixos. Nosso presidente não fracassou, embora tenha vacilado, tropeçado e por fim seguido em frente. Evo também pode tropeçar, como acredito que eventualmente vá acontecer, mas espero que também tenha a vontade e sabedoria para seguir em frente. O trabalho de nossos "Reis Plebeus" é grande, e já é difícil o bastante sem a urucubaca dos homens e mulheres de pouca fé.

Não há salvadores nem heróis divinos no negócio da gestão do Estado. Não há fórmulas mágicas, embora um ou outro milagre possam vir a acontecer. Nada muda do dia para noite, e o inimigo faminto espreita a todo tempo. Desejo boa sorte ao nosso presidente, e ao recém empossado Evo.

Que os Deuses abençoem os nossos Reis Plebeus.



p.s. "Morte aos Gringos" é algo muito forte, mas bem que eles poderiam devolver a seus donos aquilo que não os pertence, nem deveria pertencer. Nossa riqueza e nossa soberania...

p.p.s. leia mais: link1 e link2

p.p.p.s. (NOVO) Por cortesia do copoanheiro Bicarato, aqui está o discurso do presidente Evo Morales frente ao Congresso Boliviano.

Nenhum comentário: