Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sexta-feira, 1 de julho de 2005

O velho mercado não entende o Google AdWords
Processos nos Estados Unidos, França e Alemanha mostram a reação dos velhos anunciantes, e do velho mercado, às novas formas de pensar propaganda.

As manchetes falam por si só...


Google acusado de fraude em links patrocinados (IDG Now) - A empresa Click Defense entrou com processo contra Google, acusando-o de fraudes nos links patrocinados (resultado de buscas que são pagos). Segundo a Click Defense, empresa que comercializa ferramentas cujo objetivo é evitar fraudes em sistemas de links patrocinados, os prejuízos de seus clientes passam de cinco milhões de dólares.

Empresa alemã leva Google à justiça (IDG Now) - ...A (empresa) alemã Metaspinner Media, que controla um website de comparação de preços, processa o Google por infringir a marca registrada "Preispiraten" (Piratas do preço, em tradução livre). Quando o usuário digita essa palavra na busca, outras empresas anunciantes aparecem em propagandas relacionadas - motivo da ação.

Google perde batalha judicial na França (IDG Now) - A corte de apelação de Versailles, na França, decidiu na semana passada que a outra decisão judicial favorável às companhias Luteciel SARL e Viaticum SA deveria permanecer. Nesse caso, o Google França foi ordenado a pagar cem mil dólares em multas e custos legais por abusar de duas frases registradas pelas companhias. Usuários da ferramenta de busca do Google viram anúncios colocados ao lado dos resultados da procura, assim como autoriza o AdWords, ferramenta que permite aos anunciantes vincular suas propagandas com os termos buscados. Nesse caso, é possível incluir, por exemplo, marcas ou nomes de produtos dos concorrentes. Nesse caso, a Luteciel e a Viaticum declararam que o Google aceitou pagamento de concorrentes para colocar anúncios ao lado dos resultados das buscas dos termos "troca de vôos" e "troca de viagens".



Como eu (e as manchetes) estava dizendo, o velho mercado, com suas velhas empresas chegadas em "dominar o chiqueiro" não se adaptou ainda às novas propostas de propaganda. O que não percebem é que mesmo que o link seja clicado por alguém que não quer consumir, isso está aumentando o número de acesso ao site registrado pelo Google, o que deixará o site mais visível nas buscas. Por outro lado, que papo é esse de "onde eu anuncio ninguém mais anuncia"? Os tempos mudaram, meus caros. Sou tataraneto de uma bela alemã e de um antipático (porém adorável) francês, e não foi essa educação que eles deram à minha saudosa bisavó não. Ai ai ai, hein!?

Ahh, vc não sabe o que é o AdWords? Então vai lá ver!






"a verdadeira revolução é silenciosa e irresistível. enquanto você faz tudo igual todo dia o mundo está mudando debaixo dos seus pés."

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