Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 29 de março de 2004

Um país quase perfeito

Irlanda é o primeiro país do mundo a proibir o fumo na maioria dos locais públicos

Reuters(presenteada pela Károl)

DUBLIN - A Irlanda tornou-se nesta segunda-feira o primeiro país do mundo onde é proibido fumar em todos os restaurantes e bares. A lei, aplaudida por não-fumantes, tornou-se uma dor de cabeça para os donos de pubs que terão que assegurar que ela seja cumprida.

A partir da meia-noite do domingo, passou a ser ilegal fumar em praticamente todos os locais de trabalho, públicos, fechados e em meios de transporte. As multas chegam a três mil euros (US$ 3.825) para quem não cumprir a lei.

Legislações similares já foram impostas a cidades e estados em outros lugares do mundo, como Nova York e a Califórnia, nos EUA, mas a Irlanda é o primeiro país a impor tal restrição em nível nacional.

O ministro da Saúde irlandês, Michel Martin, marcou o dia histórico com um café da manhã sem fumaça no Bewley's Oriental Cafe, um tradicional restaurante em Grafton Street, no coração de Dublin. Durante a refeição, ele disse a jornalista que a lei é perfeitamente compreensível em um país com a maior taxa de doenças cardíacas da Europa.

- Precisamos fazer algo a mais, ir mais longe, para diminuir essa taxa - disse ele.

Na Irlanda, segundo o grupo antitabaco ASH, o cigarro mata seis vezes mais pessoas do que os acidentes de carro e de trabalho, as drogas, os assassinatos, os suicídio e a Aids juntos.




Eu pararia de fumar para morar lá...
com aquela cerveja e aquele clima e aquela magia no ar, valeria a pena largar meus bastõezinhos...

ou não :)

Nenhum comentário: