Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

terça-feira, 23 de março de 2004

Sobre Assassinatos, Terrorismo, Chipanzés e Cadeiras de rodas...
isto ERA a cadeira de rodas do cara... o resto É o sangue dele, ou do filho, ou de algum amigo.Então, deixe-me ver se entendi: então um velhinho aleijado de nariz grande, que quebrou a coluna jogando futebol, é um terrorista perigoso e faz todo o sentido que se dispare 3 mísseis sobre ele enquanto ele sai de sua reza matinal com seus filhos? Deixe-me continar tentando entender: esse velhinho é responsável por mais de 450 mortes nos últimos anos, é o fundador da mais feroz facção terrorista da Palestina, é descrito pela imprensa israelente (que adora palestinos) como uma criatura vil e cruel e então não há mal algum que seus filhos e amigos virem carne moída junto com ele? Acho que estou começando a entender. Ahmed Yassim era um homem mau, ele convencia pessoas a encherem seus corpos de explosivos para irem explodir-se junto a outras, ele jogava o povo palestino, que deveria estar satisfeito por não ter terras e ser treino de tiro para o exército israelense, contra seus vizinhos circuncidados? Que homem mau! Por que não jogaram uma bomba de Nalpalm? 3 mísseis deve ter sido pouco...
Agora que eu já entendi a lógica das coisas, vamos ver se minha suposição é correta: Existe um cara, em um outro lado do mundo, que é responsável por muito mais mortes. Dizem que ele parece um chimpanzé e até onde sei também não é circuncidado. Seu nariz também é menor, mas isso não quer dizer que minta menos. Ele é presidente de uma grande nação, alguns diriam que da maior de todas, e para alguns ele é o salvador do mundo livre. Para outros, como aquele velhinho da cadeira de rodas que virou bolhonhesa, ele é o maior terrorista de todos os tempos. Já que o velhinho na cadeira de rodas é um homem muito muito mau por ter matado umas 450 pessoas, por fazer as pessoas se explodirem para explodir outras e por jogar futebol muito muito mal, o que devemos dizer do outro cara, aquele com cara de chimpanzé? O tal senhor com cara de chimpanzé é responsável por 692 mortes civis apenas em UMA campanha militar no Iraque, arrasou um país chamado Afeganistão (vcs lembram onde ele ficava no mapa?) em busca de um homem (e não o achou), jogou o país que governa em uma lamentável crise por causa de seus gastos militares particulares e ainda dá um mau nome ao messias de sua religião, por dizer que ouve conselhos deste. Tanto Ahmed quando Bush (este é o nome de nosso chimpanzé) dizem que falam com Deus. É, eles dizem. Mas são deuses diferentes. O Deus de Ahmed manda que se mate os Israelenses infiéis em nome da guerra santa. O Deus de Bush fala que devemos amar o próximo e... opa, acho que o chimpanzé tava com cera no ouvido quando conversou com Jesus.
Mas este não é o ponto principal, vamos voltar ao ponto para eu ver se entendi. Se o Ahmed (o da cadeira de rodas e nariz grande) era um homem mau por seus feitos, e merecia 3 misseis jogados pelos soldados do Ariel Sharon (o Premiê de Israel, que para não complicar mais este texto fingiremos que é bonzinho), então o que merece nosso chimpanzé? Por favor, lembrem-se que artefatos nucleares prejudicam a biosfera... :)

Em um mundo em que o tamanho do seu nariz, ou o Deus que vc reza, define se vc é um terrorista ou um defensor da liberdade, eu não sei se quero entender muita coisa. Eu, um narigudo que ama um deus com chifres, me sinto pouco seguro neste mundo... vai que inventam de achar que sou um terrorista em potencial... :)

(P.S. não, eu não sou nem nunca fui satanista. quanto a meu nariz, ele é assim mesmo. seria maior se não fosse quebrado.)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Bom mesmo.
A construção da imagem é muito importante. Dizer que os atos de bárbarie são atos de civilizados é tudo questão de marketing.

Daniel Duende disse...

Valeu pelo elogio, Setsuna.

Não é um absurdo que coisas como estas aconteçam? Mas não é este um mundo tão repleto de absurdos que -- veja que absurdo! -- começamos a achar que os absurdos são uma coisa normal?

Quem entende?