Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quinta-feira, 25 de abril de 2002

Tudo bem Tatá, eu confesso que sou um Furão...

I do confess... I´m a FERRET!!!O Furão, cientificamente denominado por Mustela putorius furo, é um pequeno carnívoro cuja domesticação foi levada a cabo pelo egípcios (mesmo antes dos gatos). Antigamente, este animal muitas vezes confundido com um roedor, era utilizado para caçar pequenos esquilos, e coelhos.

É uma excelente companhia que facilmente adopta o ritmo e os horários do dono. Enquanto o dono não está em casa o Furão aproveita para dormir e quando este chega logo desperta e se disponibiliza para brincar sem parar.

Alojamento
Normalmente os Furões são mantidos em pequenas gaiolas o que não os incomoda muito desde que tenham diariamente a oportunidade de sair e brincar algumas horas por dia ou mesmo dar um passeio pelo parque. Se optar por deixar o seu Furão sozinho em casa verifique e neutralize todos os potenciais riscos (tomadas, objectos cortantes, gavetas abertas, objectos importantes?) e pequenos objectos que ele habitualmente gosta de esconder.

Alimentação
No que respeita a alimentação procure rações específicas para a espécie nas lojas de animais de estimação. Como alternativa, muitos donos usam o mesmo tipo de ração para gatos. O Furão não dispensa também uma guloseima e mesmo fruta como bananas e uvas. Tente sempre providenciar uma alimentação rica em proteínas.

Higiene
Relativamente a higiene o Furão requer algum cuidado pois possui um cheiro característico que pode incomodar as pessoas. Para ultrapassar esta questão não é aconselhado dar-lhe banho mas pode utilizar alguns perfumes para gatos (sempre em pequenas quantidades). Durante o seu tratamento use sempre de bastante delicadeza pois é um animal muito sensível.

Nenhum comentário: