Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

domingo, 28 de abril de 2002

Alriada... Eu aposto que vocês não sabem o que quer dizer Alriada... Na verdade acho que poucas pessoas sabem. Tem um significado muito pessoal para mim. Mas vamos ao sentido original...
Conta a lenda que antes da chegada do povo de Mil na Irlanda lá moravam outros povos. Um povo semelhante ao humano chamado povo de Finn, ou Fein (provavelmente por serem descendentes de Finn MacCumhail, um herói lendário irlandês), que ainda dominava a magia e conhecia os segredos da terra vivia nas planicies e nas baías do leste... Eu sou outro duende não tão bunitinho mas por outro lado simpático que o Duende colocou aqui para enfeitar, não puxe meu nariz nem me chame de elefante.mas sob as colinas e nas terras ermas e charnecas vivia um outro povo, este sim um bocado diferente do povo humano, chamavam-se Tuatha de Danann (ou povo de Dana). Este povo que dominava as magias e as ilusões era conhecido por sua variedade de formas e tamanhos (e humores) e é o mais importante povo mítico da irlanda, segundo meu ponto de vista. Este povo chamava a ilha de Ire por outro nome.... talvez seu nome original.... Alriada.
Alriada é então um lugar mítico que não existe mais, é um lugar atemporal e que talvez nunca tenha existido.... mas eu gostaria de ter conhecido...
Dentro de mim eu vivo em Alriada...

Love, mythic places you can withdraw sometimes and Understanding.... to all the ones that are not home in earth.

Nenhum comentário: