Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 2 de junho de 2003

Videogames expandem habilidades visuais
Estudo divulgado por pesquisadores da Universidade de Rochester conclui que os videogames estimulam nos jogadores um melhor processamento visual e cerebral (PC World / IDGNow!)

Para os jogadores cansados de ouvir que as horas passadas em frente ao videogame foram perdidas, o novo estudo divulgado na revista Nature pode ser bastante animador. Pesquisadores da Universidade de Rochester concluíram que os videogames estimulam um melhor processamento visual.
(...) Ainda de acordo com o estudo, a adoção dos games pode gerar efeitos positivos em pacientes de catarata e miopia. Um pesquisador da escola médica de Harvard também acrescentou que os games ?menos desejáveis socialmente?, como os mais violentos e agressivos são os que mais têm chance de causar efeitos mentais e visuais positivos. Ele especula que a natureza violenta ou de ?sobrevivência? destes games pode ser o grande diferencial para os estímulos cerebrais.

(Esta notícia também foi encontrada no Informação e Inutilidade do Edney)

Esta era, provavelmente, a notícia que mais de 300.000 jogadores de "shoot'em ups" do mundo inteiro mais esperavam. Imagino agora meu cunhado virando para a mãe e falando "Pô mãe, eu estou melhorando minha visão e meu raciocínio! Não enche o saco!". O mundo não será mais o mesmo... :)

Desde minha adolescência eu acreditava na influência positiva dos videogames em minha geração, e nas gerações que virão. Tinha por certo que os jogos de ação melhoram a coordenação motora, os de estratégia melhoram o raciocínio e os role playing games possibilitam experimentações preciosas na resolução de situações-problema. Lembro-me de ter lido inclusive uma ou duas pesquisas a respeito, mas nada que tivesse grande confiabilidade.
Ok, inclua-me entre os 300.000 que adoraram a nova "desculpa" para perder algumas horas na frente do computador :)

Love, Real fun with videogames and Understanding

Nenhum comentário: