Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

A leitura do direito de resposta de Brizola na Globo em 94 foi o primeiro pseudo-podcast do Brasil.

(publicado originalmente no Caderno do Cluracão em 27.02.2007)

O título deste post foi o pensamento um tanto heterodoxo e, tá certo, meio exagerado, que me veio à mente quando vi neste post (do sempre antenado Inagaki) o vídeo do direito de resposta dado pela justiça a Leonel Brizola em 1994, que foi lido no Jornal Nacional por Cid Moreira (cuja voz, cá entre nós, é mais propriedade de Roberto Marinho do que dele próprio). Tentei encontrar uma frase menor para espelhar minha idéia, mas esta frase já disse tudo. (eu tenho problema com frases e títulos grandes -- já procurei ajuda especializada para parar, mas o vício é mais forte do que eu...) :D

É um grande momento da história da comunicação (e da liberdade de expressão) brasileira, não é mesmo? :)






p.s. tenho que reformar logo o Alriada Express, antes que meus posts sobre blogosfera e afins sufoquem o meu pobre e singelo Caderno do Cluracão.

p.s. agora sim, o post está publicado no blog certo. :D

3 comentários:

Dpadua disse...

CA-RA-LHO!!!!
maravilhoso isso!!!!

Daniel Duende disse...

O Brizola era fodão. Tinha seus defeitos, como qualquer ser humano, mas era um puta político e tinha culhão. Mais do que isso, ele me convencia de que era um cara ético.

E me diga quem mais na história fez um lance desses com a globo? Nem uma transmissão pirata seria tão humilhante do que ouvir estas palavras ditas pelo próprio "voz".

Aliás... estava tentando lembrar qual é o nome do cara que é "o voz" no V de Vingança.


Abraços do Verde.

Daniel Duende disse...

tão humilhante QUANTO...
(é hora de dormir, Duende...)