Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

domingo, 23 de maio de 2004

Problemas de escrita...
Reflexões de um escritor sobre o ato de escrever.

Acho que descobri o problema. Meu problema ao escrever é que me explico demais. Para quem estou escrevendo afinal? Por que estou escrevendo?

Existem dois tipos de escritor. O que se preocupam em contar uma ESTÓRIA e os que se preocupam em CONTAR uma história. Se você não sabe a diferença, ainda não leu o bastante. Você sabe, não sabe? Não me decepcione...

A escrita é também feita de vícios. Vícios de linguagem, o vício de escrever, o vício de dizer algo a alguém ou a um público... como se fosse necessário dizer algo, ou algo de novo pudesse ser dito.

O que importa, no fundo, é a experiência de se escrever, que, quiçá, se destila para tornar-se a experiência daquele que irá ler...

Se algo se perder no processo, não tem problema. Há sempre algo se perdendo, e isso faz parte. Deveríamos nos preocupar menos com estas pormenoridades da economia espiritual. Sempre haverá o bastante, se você assim acreditar, para que se possa perder algumas coisas prejuízo para a vida...

Nenhum comentário: