Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2004

A tênue fronteira entre o real e virtual...

"No mês passado, uma corte em Beijing decidiu em favor de Li Hongchen, que processou a operadora do game online Red Moon depois que seu dinheiro virtual e armas foram roubados por um cracker. A corte anunciou que, pelo fato dos bens virtuais terem sido adquiridos através de trabalho, recursos e "sabedoria" da vítima, pertenciam legitimamente a Li e possuiam real(!) valor." (retirado do blog Ecologia Digital, de meu irmão Murilão)

Em uma blogada genial, meu irmão comenta alguns acontecimentos do mundo real (e do virtual) que andam mostrando que a fronteira entre o que é "real" e o que é "virtual" anda cada vez mais tênue. Prostituição e Máfia em Alphaville (cidade online do Sims Online), a expulsão de um jogador deste mesmo sistema por fazer um "jornal independente" e julgamentos reais em cortes reais decidindo sobre fatos de mundos online são evidência o bastante pra vc? Se você também assistiu Ghost in the Shell e não achou tão absurda assim a idéia do Puppet Master, ou mesmo se não gosta de MANGAs, não deixe de ler...

Ecologia dos jogos em rede
- Quando o real cobra valores no digital

por José Murilo Jr.

Nenhum comentário: