Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2004

Como Ser Bom
(o título desse post vem da tradução CORRETA do título de um livro de Nick Hornby)

Los Hermanos - De Onde Vem A Calma
by Marcelo Camelo

de onde vem a calma daquele cara
ele não sabe se é melhor viu
como não entende de ser valente
ele não sabe ser mais viril
ele não sabe não viu
e as vezes dá como um fim
e o mundo que anda hostil
o mundo todo é hostil

de onde vem o jeito
tão sem defeito
que esse rapaz consegue fingir
olha esse sorriso tão indeciso
tá se exibindo pra solidão
não vão embora daqui
eu sou o que voces são
não solta da minha mão
não solta da minha mão

eu não vou voltar
eu vou ficar sim
mesmo se for só
não vou ceder
deus vai dar a mão sim
o mal vai ter fim
e no final assim calado eu sei
que vou ser coroado rei de mim


···Sinto muito desiludir vocês, EMOs e rapazes bonzinhos e afeminados deste mundo: esta mansidão ovina e estes olhares de cachorrinho sem dono não são apenas ridículos, eles os tornam excelentes capachinhos. Chocados com o início deste post? Não vejo um bom motivo para que isto seja chocante. Durante mais tempo do que gostaria subjuguei a mim mesmo e domei meus pensamentos e sentimentos com apenas um fim patético: eu queria desesperadamente que gostassem de mim e me colocassem no colo. Evidentemente funciona. Colo nunca me faltou, como nunca faltou colo para poodles (ao menos aqueles que não latem muito) e bebês (ao menos aqueles que sabem fazer carinhas engraçadas quando vc os pega no colo). Infelizmente, ao meu ver, é péssimo ser comparado com poodles e bebês...
···Depois de tudo isso, e foram anos de minha vida, não foi nada chocante perceber a situação patética que isto representa. Foi, pelo contrário, uma delícia descobrir que a vida é bem melhor quando vc assume seu animal, seu bicho, e sobretudo quando vc faz as pazes com a sua sombra. Não é tão mal assim rapazes, contanto que vocês percam o delírio de que se forem bonzinhos o bastante um dia poderão ser tosquiados carinhosamente pela princesa encantada de seus sonhos. Antes de mais nada, princesas encantadas são particularmente chatas. São tão virginais e tolinhas. São tão... corta tesão.... Mulheres que olham e correm como lobos geralmente são mais interessantes (declaração tendenciosa detectada...).
···Bom, agora que já consegui espantar metade dos meus leitores, já posso falar o que é realmente importante. Por trás de toda bondade excessiva se esconde alguém sem coragem de se impor, de se expor como é. Por trás de toda doçura excessiva e toda imitação desajeitada de gatinho recém nascido existe uma pessoa acovardada. Nem homem, nem mulher, nem gay são assim naturalmente tão bonzinhos. Quando você é uma PESSOA você tem vontades, você tem idéias, você fica irritado e você tem opiniões que conflitam com as dos outros. Esconder isso pode tornar você alguém muito fácil de conviver... muito agradável e afável. Algo assim, tão macio quanto um tapete de pele. Pode parecer bonitinho, mas aposto que o bicho que perdeu aquela pele não achou nada legal o fim que teve. Não estou estimulando ninguém a se tornar um boçal, ou insensível egoísta. Este seria apenas um outro tipo de estupidez. A sensibilidade para com os sentimentos alheios é tão importante quanto a sensibilidade para com os próprios sentimentos. A compreensão, a aceitação, a PERMISSÃO deve fluir primeiro para si mesmo, antes que se comece a achar bonitinho quando alguém te magoa. A intuição, a força de vontade, estas características tão conectadas com o ser primitivo em nós, só se manifestam realmente quando entramos realmente em contato com o que somos e aceitamos esta pessoa. A pureza e a inocência são lindas características nas crianças, e é por isso que as crianças podem ser muito legais de se conversar. Mas depois de uma certa idade, nada há de mal em que se substituia a pureza pela VERDADEIRA bondade de coração e a inocência pela experiência. O mundo pode ser feio, mas também pode ser bonito. As pessoas podem ser bem egoístas, principalmente aos olhos daqueles que dão tudo que tem aos outros na esperança de que os outros irão prover sua nudez e inanição auto imposta com seus próprios recursos. Aqueles que preferem guardar o melhor que tem para si mesmos, ou dividi-lo apenas com pessoas inteiras não são completos egoístas. Não é egoísmo pensar em si primeiro, para que os outros também possam sentir-se à vontade em fazê-lo. Não é feio falar o que pensa, expressar o que sente e seguir suas vontades, contanto que exista respeito pelo outro e bom senso. A convivência entre pessoas autênticas é muito mais legal, excitante e humana, eu posso garantir. Quando queremos algo fofinho, compramos animais de estimação pequenos e peludos. EMO é coisa de coió :)
···Por fim, nunca podemos esquecer que o ridículo é a condição natural do ser humano, e que patético é aquele que tenta não o ser. Sábio é aquele que aprende a rir disso... e sobretudo aquele que aceita todo o resto daquilo que é e enxerga a beleza do próprio ser, com sua luz e sua sombra. Três vivas para as pessoas que entram em contato com a própria coragem e com o próprio medo, que não tem medo de falar besteira e que vão atrás do que querem. Nada há de mal em não conseguir quando vc tentou de verdade. Patético e não tentar ser feliz e ficar lamentando isso pelos cantos, como se isso fosse bonitinho.

Ok... post longo.
deve ser a cerveja...
Apenas me deu vontade de falar tudo isso. :)
Não é, seguramente, um dos meus melhores textos... mas e daí? :)

Nenhum comentário: