Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Depois de um EXCELENTE Encontro dos Colaboradores do Overmundo do Rio de Janeiro na sexta feira passada (dia 19), e de um bocado de trabalho redigindo e editando textos, matérias, colaborações, insights e coisas afins durante todo o final de semana (e metade do dia de hoje), finalmente é hora de relaxar um pouco e bater papo sobre coisas legais no Overmundo.

digam "xis", overpessoas!
Digam "xis", overpessoas!

Vale dar destaque a umas duas tiradas geniais da galera do Overmundo. Uma delas é o Conselho do Overmundo, que vai estruturar melhor as conversas sobre os rumos e questões do dia-a-dia da comunidade cultural que mais cresce no Brasil. Outra grande sacada são os 10 mandamentos do Overmundo (publicados aqui), que sintetizam as coisas que você deve ter em mente ao participar.

Os mandamentos ficaram tão legais, que eu faço questão de publicá-los abaixo.

OS 10 MANDAMENTOS DO OVERMUNDO
(os melhores 10 mandamentos que já li... ever!)

1. Levarás em conta a proposta original: O Overmundo é dedicado às culturas de todo o Brasil ou produzidas por brasileiros pelo mundo afora, dando visibilidade sobretudo àquilo que não aparece na grande mídia e que precisa de espaço para circulação e debate (portanto: também não confundir o Overmundo com o seu blog pessoal, onde você pode dar sua opinião sobre o comportamento da sua tia ou assuntos do gênero...) O conceito é amplo e por isso mesmo já gerou diversas discussões interessantes sobre seu alcance. Levando isso em conta, a comunidade apela para o seu bom senso: temas que em nada se aproximam da proposta original aparecem de vez em quando, mas se a exceção se tornar regra é possível que o site comece a se descaracterizar. O que seria ruim para todo mundo. Para que isso não aconteça, usaremos nosso poder (que certamente é antipático, portanto queremos usá-lo o menos possível) de apagar conteúdos "nada-a-ver" e "sem-noção", não deixando que venham a ser votados ou publicados. Regras são necessárias para que a democracia funcione, e para que a coletividade aproveite ao máximo o site.

2. Não serás um overmané: A comunidade do Overmundo não tolera nenhum conteúdo com conotação racista, fascista ou bobamente agressiva. Tanto que esse apelido carinhoso já foi usado em alguns comentários justamente para criticar abusos autorais. A censura não faz parte da cartilha deste site, mas isso não significa que postagens problemáticas serão mantidas. Isso vale também para participações nos fóruns, blogs e nos comentários de matérias.

3. Honrarás tua língua acima de todas as coisas: O português é a moeda mais preciosa do Overmundo. Não a desvalorize. Crie o hábito de revisar suas colaborações (comentários etc) antes de postar. Se tiver alguma insegurança, internet, gramáticas e amigos podem ajudar a resolver a dúvida em poucos segundos. Corretores ortográficos existem na maioria dos processadores de textos e mesmo em alguns browsers gratuitos (o do Firefox é muito bom). Lembre-se: a comunidade está de olho e não se furta em fazer correções públicas (e, de preferência, respeitosas) na fila de edição.

4. Publicarás no lugar adequado: Indicar um passeio ao Cristo Redentor no Fórum de Classificados não ajuda a divulgar o passeio e nem faz os classificados funcionarem. Entenda o que é Overblog, Agenda, Guia e Banco de Cultura e veja em qual perfil sua colaboração se encaixa. Numa só tacada você terá leitores (ouvintes, espectadores) mais atentos e ajudará a manter o site organizado.

5. Respeitarás a autoria do próximo: O Overmundo licencia seus conteúdos em Creative Commons, um sistema de licenças flexível que preserva os direitos do autor. Se você postou uma dica no site e está à cata de alguma imagem para ilustrá-la, ou se você gosta muito de uma banda e acha que seria o máximo vê-la no Banco de Cultura, por favor, consulte os autores primeiro. É importante eles saberem quais são os termos e condições em que suas obras serão veiculadas. Da mesma forma, se você achou algum conteúdo do Overmundo bacana e quer republicá-lo em um veículo com fins comerciais, você deve antes solicitar uma autorização de quem o postou.

6. Honrarás o teu karma no Overmundo: O bom overmano não participa do Overmundo apenas para somar mais pontos de karma. Isso é uma conseqüência da sua participação. Publicar conteúdo, votar e comentar são formas de interagir no Overmundo, mas lembre-se de que, aqui, o ambiente é sempre de colaboração, não de competição. Fominhas de karma são também bem-vindos aqui, contanto que sua ambição não estrague a "brincadeira" dos outros.

7. Valorizarás tua participação: Gente que quer aparecer demais pode acabar causando antipatia em volta. Isso também acontece por aqui. Se você acabou de conhecer o Overmundo e, numa empolgação inicial, ficou tentado a postar AO MESMO TEMPO todos os textos que escreve nas horas vagas, segure a onda. Dificilmente alguém vai dar atenção a tantos textos de um mesmo autor publicados assim, seguidamente. Além disso, causa um certo estranhamento ver as filas lotadas com colaborações da mesma pessoa. Que tal postar um por dia, ou a cada dois dias? Certamente isso vai valorizar seu "passe". E se você pretende publicar um livro inteiro de poesia, por exemplo, considere postá-lo de uma só vez, ao invés de enviar uma série de poemas avulsos.

8. Comentarás sem perder a linha: Esperamos que você saiba que, para discordar da opinião do texto de um colega, não precisa achincalhar o autor até a décima quinta geração. O Overmundo é um ambiente democrático e a pluralidade de vozes é mais que bem-vinda. Até a crítica mais dura pode ser feita com educação.

9. Não apelarás para o spam: Aquele curso sobre cavalgadas em elefantes somalianos mancos que você conhece é um barato, mas nem todo mundo está disposto a ler um comentário genérico, indicando a novidade, a infestar tudo quanto é texto do site. Nada de spams, por favor.

10. Farás do Overmundo um lugar cada vez melhor: Um site colaborativo não tem espaço para mandamentos. Este formato foi adotado apenas por ser prático e divertido (pelo menos para nós, que o escrevemos). Esta cartilha não é uma imposição. Trata-se de uma compilação de sugestões dadas pela comunidade em discussões travadas dentro do próprio site. Nosso objetivo é que o Overmundo possa se auto-regular sem a necessidade de uma intervenção "divina".





technorati tags - , , ,

Nenhum comentário: