Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

segunda-feira, 29 de novembro de 2004

"Blogvangelização"
Estou de volta à blogosfera. Tá na hora de comentar que é interessante (e dar alguma coisa interessante para ler aos subscribers do meu feed no bloglines)

Boa blogada da Su.
Vale a pena dar uma olhada...

"Will R comenta o artigo que referi no post anterior e isso mostra que os leitores de conteúdo (no caso o bloglines) me fizeram encontrar tanto o artigo, quanto os comentários que ele gerou na blogosfera.
No seu comentário ele reflete sobre a idéia de convencer professores que devem construir sítios próprios onde possam divulgar quem são, o que fazem e, também, interagir com seus alunos, divulgar conteúdo etc. - Porque simplesmente não criam um blog? - pergunta ele. Um blog que faça o mesmo e, além disso, disponibilize um endereço rss que uma audiência específica e interessada pode subscrever..."


Pois é. Depois da invasão inicial da baixa cultura internética ("oba, vamos todos ter sites e fazer sites sobre tudo...", estamos agora no momento de sacar que existem formatos para cada tipo de fluxo de informação, e para cada tipo de informação.

Se a informação é referencial (uma casa noturna, um grupo estabelecido de swing e adoração sexual com cera quente, um órgão público...), é de boa forma construir um site com os dados fixos sobre o referido e neste site encaixar um blog com as notícias (não esquecer de disponibilizar feeds RSS e mecanismo de comentários...). Se a natureza dos dados é por si só dinâmica (a página de um professor universitário, como no exemplo, ou o diário de uma viagem... ou de qq outra atividade) vale muito mais a pena se desestressar da idéia de construir um site e fazer apenas um blog.

É uma lembrança muito boa de se ter que o WebloggerTerra, e outros (como o Blig) não são blogs, pois não disponibilizam permalinks nem feeds... além dos templates horríveis.

"Blogueiros fazem melhor com os dedos..."

Nenhum comentário: