Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Globo dá uma de moleque espiando a vizinha, e conta para todo mundo...

O que há de errado com esta matéria?

Assessor de Lula reage com gestos obscenos à notícia de defeito no avião da TAM

Plantão | Publicada em 19/07/2007 às 23h46m

O Globo Online; O Globo

Marco Aurélio Garcia flagrado no gabinete do Planalto ao lado de assessor / Foto: reprodução de TV

RIO - O assessor para Assuntos Internacionais do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, e seu assessor de imprensa, Bruno Gaspar, reagiram com gestos obscenos à notícia de que o avião da TAM tinha um defeito no reverso da turbina .

Imagens divulgadas pela GloboNews TV na noite desta quinta-feira mostraram Garcia e Bruno de pé, na sala do assessor de Lula, no terceiro andar do Palácio do Planalto, vendo o Jornal Nacional no momento em que o telejornal deu a notícia.

Quando o apresentador William Bonner informou que a aeronave apresentava defeito, e que a TAM já sabia do problema, o assessor do presidente fez o movimento de espalmar umas das mãos e bater contra a outra, fechada, num gesto popular que significa "se f...". Na seqüência, Bruno faz uma encenação com os braços, simulando o gesto de copular, que tem conotação semelhante à anterior.

A cena foi capturada por um cinegrafista da Rede Globo, posicionado do lado de fora do Palácio do Planalto (veja o vídeo) .

No final da noite, em entrevista ao Jornal da Globo, Marco Aurélio Garcia negou que estivesse comemorando, e tentou justificar seu gesto intempestivo em relação à notícia sobre o problema mecânico com o avião da TAM.

- Essas imagens refletem minha indignação frente a uma determinada versão que se quis passar para a opinião pública, que creditava ao governo a responsabilidade de um acontecimento dramático. É indignação porque não se trata simplesmente de jogar a responsabilidade nas costas do governo. Trata-se de explorar uma tragédia na qual morreram 200 brasileiros. Então, isto é um sentimento de indignação, é uma reação privada que qualquer pessoa de bom senso teria neste momento - disse Garcia.

O gesto obsceno provocou reações indignadas entre parlamentares, como Pedro Simon (PMDB/RS) e Rodrigo Maia (DEM/RJ).

(texto "roubado" da Globonews, que não costuma deixar as pessoas copiarem seus textos. Parabéns pelo egoísmo e pela cara de pau, dona Globonews.)


E então? Viram o que há de errado com esta matéria?

Que agência de notícias de respeito posta cinegrafistas do lado de fora da sede de um governo nacional para ver a reação particular de funcionários dentro de seus gabinetes ao receber as notícias dadas pela mesma? Isso não apenas é invasão de privacidade. É invasão planejada de privacidade! A Globo está (como de costume) indo longe demais para alcançar seus objetivos.

E por que é que ninguém postou câmeras do lado de fora do gabinete dos deputados e senadores do PSDB e do DEM(o) quando a Globo estava espinafrando o governo por conta do acidente, ou veiculando o vídeo citado na matéria acima?

Porque não interessa! Neste jogo de mocinho e bandido que a mídia brasileira joga com a cabeça de seu público, neste momento interessa dizer que o governo é mau e a oposição é boazinha. A merda é que as pessoas caem neste jogo, o que força um assessor a ter que se desculpar pelos gestos que fez em um lugar onde, em tese, tinha privacidade.

Para a Globo, tudo vale para atingir seus objetivos, e apenas os seus objetivos. Infelizmente entre eles está atacar o governo Lula de todas as formas possíveis (leais ou desleais), mas não está fazer um jornalismo de qualidade e equilibrado.
Aliás, que empresa de notícias faz jornalismo "de qualidade e equilibrado" neste país?

É feio um homem adulto comemorar uma notícia sobre uma tragédia que salva seu governo de mais alguns ataques? E espionar as pessoas, e mentir, e ocultar informações, é o que?

É a Globo.


5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o trocadilho "Globo dá uma de moleque espiando a vizinha e conta para todo mundo" a Globo sempre meteu pau no Lula e não é porque acharam falhas técnicas no avião que a Globo eximiria a culpa do governo, não tenho dúvidas que foi uma invasão planejada. A novidade agora foi o voyerismo...
Gostei do post Dani, teve mais VOCÊ nele :)

Bejuus da Poocah

Daniel Duende disse...

Que bom que gostou, Cah. :)

A Globo, se não nos supreende mais com sua canalhice, não cansa de nos exasperar com seus desbundes. Como eu disse, não há limites para o que eles podem fazer para conseguir seus objetivos, e SÓ os seus objetivos.

Como eram bons os tempos em que só os executivos da Globo olhavam pela fechadura, e não contavam pra ninguém... :)

Fiquei mais satisfeito com este post. Estava mais inspirado, e um bocado irritado. Se não posto na hora, perco a paixão. Agora aprendi a lição...

Abraços do Verde.

Adroaldo Bauer disse...

Daniel, amigo,

Nessa tua abreviatura DEM não tá faltando uma letra?
Que eu saiba, nem sou religioso, graças a Deus, a The Globo sempre foi associada com o pessoal do DEMO.

Bom te rever ativo, guri.

Daniel Duende disse...

E não é que é mesmo, meu caro cara!?

Só eu mesmo para me esquecer de que o pessoal do DEM é, com todas as letras, o pessoal do DEMo.

E eu que falava do "mal que continua" no post sobre o DEM... ops... Antonio Carlos Magalhães, esquecí de mencionar a última letra da agremiação sapeca de malfeitores hipócritas.

Falha nossa. Eles são mesmo do DEMo.


Abraços do Verde.

tozca leather disse...

I extremely want to browse this post, and I agree creating use in the troubles in which making. I suppose appropriate in todays post is amongst the excellent impression. I'm intending there is to carry out a few factor you wish to once watching.
jaket kulit pria

Jaket Kulit Asli Domba