Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quinta-feira, 31 de agosto de 2006


Hoje é o BlogDay.

Em meio às muitas correrias que estou envolvido, nem tive tempo de pesquisar outros blogs. Admito, fui meio relapso nessa. Mas nem sempre dá para fazer tudo que queremos fazer, não é? De qualquer forma, vou responder às perguntas sugeridas pelo GlobalVoices...

(E agradeço ao Copiador, do blog Cópia Carbono, por ter indicado o Alriada)

* Por quê você começou a blogar?
Vou ser bem sincero. Comecei a blogar, nos idos de 2002, pois achei divertida a idéia de ter um espaço para falar o que bem me viesse à cabeça. Estava entediado em uma madrugada insone de abril regada a muita coca-cola e, para matar o tempo, criei o Alriada Express.

* Sobre o quê você bloga, principalmente?
Já me perguntei isso muitas vezes. Depende muito do meu momento, e da época. Blogo, eu diria, sobre o que estiver me interessando no momento. Já bloguei sobre poesia e literatura (e sempre volto a fazer isso), já bloguei sobre política (e deveria ter ficado calado), já bloguei sobre quase tudo que pude imaginar. Foi divertido. Se quer saber sobre o que blogo atualmente, basta dar uma corrida nos meus arquivos. Eles respondem a esta pergunta muito melhor do que eu.

* Você bloga em sua língua ou em outra língua? Por quê?
Blogo em minha língua, pois meu público é, até onde sei, lusófono também. É claro que há posts em inglês, pois eu não me preocupo em traduzir aquilo que já está escrito, ou que fica melhor, na língua daquele povo esquisito que toma cerveja quente...

* O que motiva você a continuar blogando mesmo que (no caso da maioria dos blogueiros) você não receba nenhuma remuneração por isso?
Eu gosto de blogar. É um output legal para minha imaginação, e é bom para manter um referencial online daquilo que estou pensando e sentindo -- uma vez que nem sempre tenho a diligência ou paciência de ficar dizendo às pessoas o que estou fazendo ou pensando.

* A sua audiência é, em sua maioria, do seu país ou você costuma ser lido por pessoas à volta do mundo?
Minha audiência é, até onde sei, quase totalmente de pessoas do meu país.

* O que pensam a sua família e seus amigos a respeito do fato de que você é um blogueiro?
Meu irmão é blogueiro, meus sobrinhos também são. Quase todas as pessoas do meu círculo tem o hábito de ler blogs, senão de escrevê-los. Mesmo meus amigos mais "não digitalizados" costumam, vez por outra, visitar meu blog. Acredito que é para eles, principalmente, que meu blog tem a função de informá-los de que ainda estou vivo, e sobre o que estou fazendo. Eu diria que é muito normal ter um blog em meu círculo. Normal, e muito bom.

* O seu chefe sabe que você tem um blog?
Sim, e ela também tem um blog.

* Qual a relação entre os blogs em sua região ou país e a mídia tradicional?
A mídia tradicional brasileira já absorveu, em certa medida, uma parte da blogosfera. Há, claro, sempre, os blogs que fazem um contraponto à mídia tradicional. Eu diria que a relação é, até certo ponto, saudável -- ou tão saudável quanto pode ser qualquer relação com a mídia tradicional, esta vendida. :)

* Quando você bloga, como você descreveria aquilo que escreve? É parte de uma conversação? É uma divagação? É parte de um diário pessoal? É jornalismo? É um pouco de tudo, ou tudo ao mesmo tempo, em cada momento? Estas definições fazem alguma diferença?
Eu diria que é um pouco de tudo, em cada momento. Mas de fato esta definição não faz muita diferença no mundo dos blogs. Blogs que seguem apenas uma linha, uma diretriz rígida, me soam um pouco "arcaicos". Blogar é diversidade, e espontaneidade. É coisa pessoal, mesmo que fale de assuntos de relevância global.



technorati tags - ,

Nenhum comentário: