Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Esta semana no Global Voices em Português?

Na semana passada rolou (e eu acabei não blogando a respeito), uma dica bacana sobre a blogada do Lou Gold sobre como a Terra Preta (ou "Biochar", como os gringos a chamam) pode ser a solução para o aquecimento global.

Já nesta semana, temos o artigo da Paula Góes sobre a matéria da Veja ("revista você escolha bem ou, Veja bem!") que deu o que falar (sobretudo sobre jornalismo marrom) no blogue do Pedro Dória e em outros bons e maus cantos da blogosfera brasileira.

Além disso tivemos um artigo sobre o direito a voto dos expatriados angolanos, e outro sobre como fazer uma Constituição nada democrática (na Bolívia), e mais outro sobre as divagações dos blogueiros da Peace Corps em Burkina Faso (sobre galinhas e crianças irritantes, o peso de se carregar um balde de água e coisas afins).

Depois disso, descobrimos o que é uma Radiocicleta (e outras idéias mirabolantes porém bacanas da galera conectada da Colômbia) e também sobre o que o YouTube acha inapropriado de se publicar (e prefere apagar).

Temos também artigos sobre um blogueiro preso por motivos políticos no Irã e sobre a censura governamental sobre a internet na Síria.

Por fim temos boas notícias, como a prorrogação dos prazos de inscrição para micro-financiamentos do Rising Voices e duas boas sacadas, uma sobre blogagem social no Natal e outra sobre um manifesto bem humorado (e que pode render uma boa diversão) sobre a Guerra no Rio de Janeiro.

Ufa... é um bocado de coisa.
Porquê vocês não passam lá para dar uma olhada?

Abraços do Verde.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Daniel!

Ótimo "roundup", obrigada!

O blogspot parece que não permite mais deixar link para outros sites que não sejam do sistema (ou seja, só quem loga com uma conta google/blogspot tem direito a deixar o link de seus blogues), tudo isso para dizer que sou eu, a Paula Góes, :)

Beijos

Daniel Duende disse...

Hey Paulinha, que bom que gostou. Escrevi meio na pressa, mas não podia deixar de fazê-lo. Vou tentar escrever um roundup desses por semana para dar mais visibilidade ao nosso trabalho.

Abração do Verde.


P.S. O Blóguespóte é bem chegado em umas "elitices" dessas...

Anônimo disse...

Olá Daniel, gostaria muito de convidá-lo a participar de um projeto colaborativo que está sendo levado adiante por um grupo de selvagens pensadores. Veja o convite aqui:

http://opensadorselvagem.org/carta_convite_ops.pdf

Se julgar-se apto a participar, entre em contato para que eu possa lhe dar mais informações.

Um abraço fraterno

Daniel Duende disse...

Olá Marcus.

Valeu pelo convite, meu caro cara. Vou dar uma olhada no link, e verei se posso participar. Meu tempo anda curto, e eu não sou conhecido pela minha grande capacidade de fazer muita coisa ao mesmo tempo... =)

Abraços do Verde.