Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

terça-feira, 31 de outubro de 2006

A insurreição festiva dos Nanatús
O pessoal da Sociedade dos Observadores de Sacis (SOSaci), eles mesmos sacis, quer defender a importância e a presença dos mitos e seres encantados em nosso calendário mítico festivo. Coisa boa. Um brinde de aguardente e whiskey aos Nanatú pimpões! :D

Segue matéria do site do Ministério da Cultura sobre o assunto, capturada pelo Bicarato (que sempre sempre dá primeiro...), mas que chegou até mim por uma dica do DPadua (o sací ventania)


No início do próximo ano, integrantes da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci) virão a Brasília para entregar ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, um abaixo-assinado que tem por objetivo instituir, nacionalmente, o 31 de outubro como Dia do Saci e seus amigos.


A entidade, criada em 2003, em São Luís do Paraitinga, interior paulista, valoriza a cultura popular e infantil, os mitos e as lendas do Brasil. Valorização como a que ocorreu com Monteiro Lobato, para quem "o Saci seria revelador da alma de nossa terra e da nossa gente".

A entrega do documento no Ministério da Cultura busca apoio a esta causa de valorização da cultura popular brasileira. A escolha da data é proposital: o que se quer é exatamente coincidir com o Halloween (Dia das Bruxas), festa tradicional nos Estados Unidos e cada vez mais presente no Brasil.

"Respeitamos os mitos dos outros, mas não queremos que eles sejam usados pela indústria cultural como predadores dos nossos. Cada vez mais, muitos brasileiros começam a compreender isso", diz o texto que apresenta o abaixo-assinado, presente na página eletrônica da sociedade (www.sosaci.org). "O Saci, a Iara, o Boitatá, o Curupira, o Mapinguari e muitos outros brasileiros legítimos estão aí para serem festejados, sem espírito comercial, como nossos legítimos representantes no mundo do imaginário popular e infantil", cita a nota.


(para ler a matéria inteira, clique aqui)


technorati tags - ,

Nenhum comentário: