Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

terça-feira, 10 de outubro de 2006

Ciclo Gambiarra
A Metareciclagem se (meta)reciclando? Por FFF.



Ciclo Gambiarra

São Paulo, Brasil, 2007

  • publicação sobre metareciclagem
  • residências artísticas - 2 pessoas, 2 meses em sampa, com seminários de glerm, palm, chgp, glauco, etienne
  • encontro intergaláctico de metarecicleirxs, em sampa...

E-mail de FelipeFonseca em 10/10/06:

Enton, meninas e cumpadis

Eu ia elaborar mais por aqui, mas sacumé, release early release often. Vqv.

A parada é a seguinte: MetaReciclagem começou com duas ou três pessoas sem rumo passando parte de seus fins de semana num galpão insalubre da zona sul de São Paulo. Não, MetaReciclagem começou antes, como idéia dentro do projetometafora, mas essa história já tá contada pelos cantos da web. O esquema é que de repente, o esquema foi crescendo, em parceria com uma ou outra ONG, depois com apoios formais ou informais de uma ou outra ação governamental, até virar uma coisa descentralizada que ninguém mais sabe explicar, que funciona de maneira aberta mas não tem regras internas muito claras (e talvez não precise, ou talvez ainda não precise, sei lá). Mas o esquema é que MetaReciclagem sempre foi mais eventual: pessoas que põem o rótulo MetaReciclagem em suas correrias.

A idéia de institucionalizar, levantada por alguns aqui, é menos importante do que a intenção que acredito que exista de organizar as interações que existem, de fazer as coisas acontecerem de maneira que dê oportunidade de todo mundo participar. Então, eu acho que tá na hora de fazer as coisas para "a" MetaReciclagem em si, não apenas beneficiar outros projetos com a MetaReciclagem.

Daí a idéia: chamar o próximo ano, ou até o próximo semestre, de época fundamental numa grande transformação na MetaReciclagem. Que cada umx faça suas propostas, pois que somos descentralizadxs e abertos. Mas abaixo o que eu pretendo fazer no próximo semestre, se tudo der certo e os recursos aparecerem:

* estabelecer o MeMeLab[1] em sampa, Laboratório de Mídia da MetaReciclagem. Em essência, um espaço físico pra reunir a galera, sem depender de nenhuma ongue ou instância governamental, que foi o que fodeu nos primeiros esporos de sampa.

* fazer um processo de residências "artísticas" (vide thread sobre MetaReciclagem e arte nos arquivos[2]) durante dois meses, chamando duas pessoas pra pirar durante esse tempo (março e abril?) no MeMeLab, com o suporte dxs nossxs aliadxs Glauco, Palm e outrxs, e com seminários quinzenais sobre hardware, linux, PD e outras apropriações.

* preparar finalmente aquela publicação sobre a MetaReciclagem, chamando todomundo aqui pra mandar suas colaborações.

* realizar, finalmente, o primeiro encontrão intergaláctico de metarecicleirxs, em sampa, no fim de abril ou começo de maio.

A isso tudo, se não houver idéia melhor, podemos chamar de "Ciclo Gambiarra" ou algo parecido. Se pans organizar no wiki [3]. E os recursos pra isso, de onde virão? Sei lá. E eu, vou trabalhar nisso como, se nem sei se estarei contratado depois de janeiro? Sei lá.

A quem quiser correr atrás, a sério, aceito todo tipo de ajuda.


(texto "advindo" daqui)

É isso aí. :)

technorati tags - ,

Nenhum comentário: