Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quinta-feira, 6 de abril de 2006

Morre o velho palhaço brasileiro.
Longa vida ao palhaço.


"A essência do Clown, do Palhaço, é representar de forma satírica tudo que é estranho, esquerdo, bizarro em nosso mundo e convívio. O palhaço traz ecos das divindades trapaceiras européias, ecos do uivo troceiro do Coyote ameríndio e dos Exus e Hanumans da antiguidade. A cristianização trouxe um palhaço inócuo, distanciado de sua essência original. Mesmo assim, não há igreja que possa roubar o palhaço de seu encanto de quebra do padrão e de suave terror mesclado com riso...

... Carequinha fez do ofício do palhaço, não o palhaço de outrora, mas o palhaço de agora, a sua arte. Não foi como Hanuman ou Exú, não tinha ecos de Loki ou de Coyote. Carequinha era palhaço brasileiro, bom e correto. E no remix do guerreiro com o palhaço traçou seu rumo e firmou sua lona. Seu picadeiro é de herói social, seu disfarce é a tinta de palhaço. Eu não sei bem o que era o Carequinha, mas sei que foi uma perda que as tintas e as brincadeiras não vão esconder.

Que falta de graça. Palhaços não deviam morrer... eles deveriam ser como os Deuses."


Uma homenagem ao Carequinha.

Nenhum comentário: