Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sábado, 12 de outubro de 2002

Vocês sabem o que é Ecologia Digital? Não se acanhem, eu também não sabia. Qual não foi minha surpresa (ok, ok, não foi tão grande assim... eu sempre espero esse tipo de coisa de meu irmão) quando entro em casa e recebo uma preleção sobre este assunto. Devem fazer uns dias... após uma pizza, em um dos raros dias em que tenho ido na casinha da colina, que meu irmão começa timidamente a falar de sua rendição à linguagem ´blog. Falou sobre umas coisas que andava lendo, que mudaram sua maneira dever os blogs, e que o levaram inclusive a começar a editar um. Como era de se esperar, e de meu irmão eu sempre espero coisas assim (puxa saquismo familiar é o escambau, o cara é muito bom mesmo), o blog do meu irmão ficou impressionante. E o blog fala sobre... Ecologia Digital (há, fácil de adivinhar, não?)

Trata-se do estudo do meio ambiente da rede: seus agentes, seus "habitantes", suas contingências e forças "naturais", e como se relacionam. A principio parece simples, e talvez não seja algo de todo complexo. Pensemos por um instante: a rede deixou de ser algo frio e impessoal... a rede se tornou um habitat, um ambiente vivo onde acontecem diariamente coisas que o observador casual raramente percebe. Mais do que apenas a rede, mas o universo pessoal daqueles que dela (e nela) vivem é algo diferente do usual. Está nascendo uma nova sociedade, e ela tem um pé neste mundo... e um pé dentro da rede. Estranho, não me sinto habilitado a falar muito mais a respeito... mas meu irmão certamente é o mais indicado para isso.
Não se façam de estranhos, já que estão sempre por aqui mesmo, pq não dão uma passadinha no blog do meu irmão?
ecodigital.blogspot.com

Bom divertimento e informação... e uma curiosa semelhança fisica :)

Nenhum comentário: