Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Viva Sací!

Vocês não detestam blogues pessoais com caixa de comentários moderada? Dá sempre a impressão de que, ou o blogueiro desconfia a priori de seus leitores, ou tem medo que o peguem no pulo de alguma besteira que fale. E besteira eu falo com frequência, mas a minha caixa de comentários está aí aberta para quem quiser cortar minhas asinhas.

Mas por quê estou falando isso em um post chamado "Viva Sací!"?

A história é a seguinte: Um camarada blogueiro, que logo de antemão se define como "estudante de jornalismo" e "liberal" no abautimí de seu blogue, fez um post espinafrando com pretensa classe a lei cearense que institui o dia 31 de outubro como o Dia do Sací na capital do estado, Fortaleza. Para tanto, o blogueiro cita um trecho de uma declaração de um dos propositores da lei, e tenta -- sem muito sucesso -- ridicularizar as palavras do sujeito. Além disso, pois não estou aqui para proteger os bem ditos alheios, o que mais me incomodou no post do cara é a sua postura que dá a entender que seja natural e óbvio comemorar o Halloween no Brasil, um país situado no Hemisfério Sul, mais precisamente na América Latina, onde nem a língua, nem a cultura nem os solstícios e equinócios batem com os do hemisfério norte.

É claro que deixei meu comentário indignado por lá. Mas, vejam que surpresa, o blogue do cara tem os comentários moderados. Como não sou chegado a escrever a toa e não sei se o comentário será liberado no blogue do caro jornalista liberal, resolví fazer um post (que para variar acabou ficando um bocado verborrágico) para reproduzir o comentário que fiz por lá.

O que eu disse foi:

Ainda bem que você avisou no seu "abáutimí" que era um liberal, caro Bruno. :)

Tem certeza que leu e entendeu o texto que você mesmo citou em vermelho em seu post? Tudo bem que o camarada viajou para muito longe ao associar o gorro vermelho com a revolução da França, mas de resto faz muito mais sentido que nos identifiquemos com um mito "nascido e crescido" no Brasil, sob as influências que grassam em toda a nossa cultura, do que buscarmos uma identificação forçada com elementos da cultura Européia e Norte-Americana. Sinto lhe informar, mas indiferente da quantidade de macaquices que façamos, não nos tornaremos menos Latino-Americanos. Sinto estragar a fantasia nas vésperas do ralouím.

Em tempo, não ache que sou mais um ufanista radical. Sou escritor de contos de fadas e me inspiro em mitos e imaginários de todo o mundo, o que inclui, sem preconceitos, o imaginário europeu. O ponto não é antagonizar este ou aquele imaginário, mas sim buscar uma identidade -- coisa que temos, sim, ou deveríamos ter se não ficássemos tão preocupados em macaquear outros povos.

Abraços do Verde."


Se o cara responder por lá, eu colo por aqui também.

Em tempo, Viva o Sací, o Curupira, os Daóine-Sidhe, os Eshebala, a sereia Kianda, e todos os seres míticos do imaginário, que não tem nada a ver com a nossa estupidez e falta de auto-estima.


P.S. acabei de perceber que não copiei o meu comentário inteiro. isso quer dizer que a parte final dele, onde me identifico como um escritor de contos de fadas que não tem preconceito com imaginários de onde quer que sejam, mas que gosta da idéia de que busquemos nossa identidade em vez de macaquearmos as identidades alheias, só verá a luz se o bom blogueiro Bruno fizer a bondade de aprovar meu comentário. Vamos ver o que vai acontecer.

P.P.S. achei o resto do comentário, que misteriosamente havia ido parar em outro documento do meu bloco de notas...

2 comentários:

Lucia Freitas disse...

Aê, Daniel! Boa! Tem que avisar pro moço que o Sul Maravilha (pelo menos S. Paulo - estado e cidade - e Vitória) já aderiram.
Tem até calendário de comemoração em S. Luiz do Paraitinga, fiquei sabendo lá no Alfarrábio. Vai ser bem bom a gente se livrar das abóboras alienígenas.
bj

Daniel Duende disse...

Olá Lúcia,

concordo com você. Tem gente que ainda não percebeu que o Dia do Sací não é uma babaquice de ufanistas, e sim um movimento legítimo de reconhecimento -- de forma bem humorada -- do valor de nossos mitos e imaginários brasileiros.

Acho que vale um post, já que hoje é Dia do Sací, né?

Abraços do Verde.