Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Democracia?

Eduardo Galeano, em recente matéria do El País, escreveu algumas palavras sobre a democracia brasileira:

"En 1889 murió la democracia en Brasil.

Esa mañana, los políticos monárquicos despertaron siendo republicanos.

Un par de años después se promulgó la Constitución que implantó el voto universal. Todos podían votar, menos los analfabetos y las mujeres.

Como casi todos los brasileños eran analfabetos o mujeres, casi nadie votó.

En esa primera elección democrática, 98 de cada 100 brasileños no acudieron al llamado de las urnas.

Un poderoso hacendado del café, Prudente de Morais, fue elegido presidente de la nación. Llegó de São Pablo a Río y nadie se enteró. Nadie fue a recibirlo, nadie lo reconoció.

Ahora goza de cierta fama, por ser calle de la elegante playa de Ipanema."

Preciso traduzir, ou vocês já sabem o que ele quer dizer?

É a mais pura verdade. Qualquer um que tenha se debruçado sobre o tema, ou ao menos pensado um pouco, pode dizer que a democracia só existe atualmente na cabeça daqueles que enchem a boca para usá-la como desculpa para seus desmandos oligárquicos. Democracia de quem? Quem é o DEMO a quem a palavra anda se referindo, e que manda em Estados como o nosso? Ao povo que não é.

Devem ser os tais DEMocratas, que já foram Frente Liberal, e agora se ocupam de tentar destruir a melhor -- embora ainda não tão bem suscedida -- tentativa de governo que o Brasil já teve. O govern Lula ainda não é democracia, mas já é um passo nesta mística direção. Espero que o nosso próximo passo não seja na direção errada, para variar. Bem que os DEMocratas iriam gostar.


(quem me enviou o trecho, junto com vários outros trechos interessantes, foi a Lelex -- como sempre, na lista do Metarec)

Nenhum comentário: