Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Descansa enfim o grande guerreiro dos direitos do autor.

Otávio Afonso dos Santos, mais do que um colega e um professor em meus tempos de Ministério da Cultura, era também um ícone de luta equilibrada e muito produtiva em prol dos direitos do autor e do artista brasileiro. Sua contribuição à Cultura e seu exemplo de dedicação, vontade, fé, pragmatismo e bom humor ficarão pra sempre na memória e no coração daqueles que o conheceram.

Otávio era um guerreiro, um poeta e um homem de senso de humor generoso e fino, e nunca me esqueço do dia em que eu o conheci. Só de ele não ter achado que sou louco quando respondi, a meu jeito, por quê meu apelido é Duende, já é um tributo à sua capacidade de enxergar além das aparências e buscar o que importa.

No pouco que pude acompanhar de sua luta contra os males que lhe consumiam o corpo, que apenas com insistência constante dos médicos o afastaram por algum tempo de sua luta diária, Otávio sempre manteve a fé, a vontade de viver e trabalhar e, sobretudo, o bom humor.

Hoje vou beber um brinde ao guerreiro sorridente, que agora deve estar andando pelas estrelas e graçando outros lugares com sua luminosa presença.

Nota de Falecimento
Comunica, com imenso pesar, o falecimento de Otávio Carlos Monteiro Afonso dos Santos, ex-Coordenador-Geral de Direito Autoral do Ministério da Cultura, ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 5 de março, em Brasília. O velório será realizado hoje, 5 de março, a partir das 15h, no Templo 2 (em frente à Capela 10), do Cemitério Campo da Esperança, onde também ocorrerá o sepultamento, às 18h.
Otávio Afonso - Considerado uma das maiores autoridades em Direitos Autorais na América Latina - campo ao qual se dedicou por quase trinta anos -, era jornalista e servidor público federal de carreira. Poeta, foi o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio Casa de Las Américas, em Havana/Cuba em 1980, com o livro de poesias "Cidade Morta". Atuou com destaque como delegado brasileiro nas discussões sobre Propriedade Intelectual junto a organizações como a Unesco, a OMC e a OMPI e, em diversas ocasiões, representou o Brasil nas negociações na Alca e no Mercosul, dentre outros fóruns internacionais. Foi agraciado em 2006, com a Comenda do Mérito Histórico Cultural pela Academia Brasileira de Arte Cultura e História (ABACH). Com esta homenagem, a instituição reconheceu os relevantes serviços prestados por Otávio Afonso em prol dos direitos autorais, da música, dos livros, da cultura e dos artistas brasileiros.
Marcos Alves de Souza
Coordenador-Geral de Direito Autoral
Ministério da Cultura do Brasil


Vai em paz, professor e amigo.
Seu trabalho está feito, e segue nas mãos daqueles que você inspirou.

Nenhum comentário: