Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Viação Itapemirim: ônibus quebrados e motoristas despreparados.

Aproveitando a deixa, vamos falar de algumas das cagadas cometidas pela Viação Itapemirim nesta minha viagem a BH.

Antes de mais nada, parece que os motoristas que eles contratam para a rota Brasília-Belo Horizonte são contratados apenas para dirigir, e não para se comunicar. Por mais que se tente, não é possível conseguir informações ou muito menos um sorriso deles. Além disso, o motorista que dirigia o ônibus na ida não sabia operar o ar condicionado do ônibus e o nosso (zuretíssimo) motorista da volta não sabia dirigir em linha reta e mentiu descaradamente sobre as condiçôes de viagem do ônibus que dirigia. Quando perguntamos para ele, logo que o nosso ônibus quebrou no meio da estrada, se aquele ônibus já estava dando defeito antes, ele disse categoricamente que não -- para ser logo desmentido por dois passageiros que afirmaram que aquele mesmo ônibus havia quebrado 2 vezes no dia anterior. Mas não me importo tanto de ter um motorista mentioroso quanto em pagar mais de cem reais para viajar em um ônibus com defeito. A culpa não é do zuretíssimo senhor, e sim do chefe dele.

E chegamos então ao episódio da quebra do ônibus. Além do desconforto de esperar mais de 40 minutos na beira da estrada por um "ônibus de apoio" que estava -- segundo nosso zuretíssimo condutor -- "logo alí", ainda fomos embarcados em um ônibus velho com os assentos ainda mais mequetrefes do que o anterior (que já eram bem ruins), o que tornou as 11 horas de viagem quase em um suplício. Mas tudo seria bem suportável se o motorista, aquele zuretíssimo senhor, soubesse dirigir em linha reta. Mas não, ele não sabia. Ziquezagueou a viagem toda, tirando finos dos ônibus que vinham na direção contrária e ora dirigindo depressa demais, ora dirigindo tão devagar que pensávamos que o ônibus havia quebrado de novo.

Com motoristas, ônibus e atitude empresarial como esta, me surpreende que alguém ainda queira viajar pela Itapemirim. Da próxima vez vou ser um pouco mais organizado e pego um Rota Mineira, e garanto que serei muito mais bem tratado...

25 comentários:

Bruno disse...

Pô, que chato.
Eu faço o trecho Curitiba-São Paulo freqüentemente, em 90% das vezes via Itapemirim (nos outros 10%, via Cometa), e felizmente nunca tive problemas. Não sei se tem a ver com os motoristas e ônibus que eles alocam para cada região ou se foi pura sorte mesmo...

Daniel Duende disse...

Olá Bruno,

talvez eles operem com mais seriedade (e qualidade) em alguns trechos, mas minha experiência no trecho BSB-BH foi ruim (principalmente na volta). Se eles fazem um bom trabalho no trecho CTBA-SP, fico feliz. Mas a companhia devia dar mais atenção à qualidade dos serviços em todos os trechos, e não apenas em alguns.

Abraços do Verde.

Anônimo disse...

o bando de filha da puta é melhor dexa a empresa em paz morou eu amo a empresa e n~so gosto desses comenterios não caralho

Daniel Duende disse...

Perdão, caro (ou cara) anônimo(a). Não tinha a intenção de ofendê-lo(a) ao falar mal da... empresa que você ama. :)

Confesso que minha relação com ela não é muito boa. Ela me deixa na mão... não consigo mais confiar nela... sabe como são estas coisas, né?

Te desejo uma relação feliz com a sua... err... empresa de viação. E que sejam felizes para sempre.


(é cada um que me aparece, hehehe)

Anônimo disse...

Concordo com o amigo, viajo na mirim porque e empresa que trabalho tem convênio com mesma, toda sexta e domingo viajo na linha RJxSPXRJ, sempre de leito e também afirmo que a mirim é a pior empresa que conheço. O leito quse sempre tem algúem reclamando que a poltrona não inclina direito, o ar as vezes nãão funciona e já umas 8 vezes o ônibus quebrou na estrada. Fiz questão de fazer este comentário só para que você saiba que sua opnião negativa não é a única. Em relação esse babaca que diz amar a mirim, vc não leve em consideração seu comentário, ppois apartir do momento queele xingou ele já perdeua razão

Anônimo disse...

Grato ao amigos pelos comentários e relatos de suas experiências. É interessante o tanto de informação que podemos obter na rede. Estava comprando uma passagem pela Itapemirim, através do site na Internet, e resolvi fazer uma pesquisa antes de efetivar a compra, buscando eventuais reclamações dos clientes que usam o serviço com frequência (o que não é o meu caso). Não foi só nesse site que encontrei usuários insatisfeitos com a Itapemirim. Parece mesmo que o desrespeito pelo consumidor é regra naquela empresa. Resultado, busquei uma alternativa. Viva a democracia e a liberdade de opinião (mesmo as mais desorientadas).

Daniel Duende disse...

Fico feliz que meu comentário tenha ajudado, caro Anônimo 3 :)

E não se preocupe com a maluquice do Anonimo 1, caro Anônimo 2. Tem gente de todo tipo neste mundo. Alguns devem gostar da Mirim :)

Mas amar uma empresa de viação é mesmo estranho, a não ser que ela te trate muuuito bem :)

Abraços do Verde

Henrique Augusto Simões disse...

Daniel, o fato de uma pessoa "amar" uma empresa de ônibus não é nada de estranho, pois existem pessoas que tem apreço por Ônibus, e eu sou um deles, inclusive um apreciador da Viação Itapemirim. Concordo que o sr. anônimo foi errôneo em suas palavras, e inclusive já disse coisas parceidas no meu fotolog tb. Asssim como concordo com vc que há falhas, mas todas as empresas são assim. eu viajo para o litoral capixaba frequentemente, e sempre viajo de Itapemirim, pois os carros dela que fazem o trecho, são os melhores da empresa, e o serviço convencional dela dá de mil no leito da São Geraldo, concorrente da mirim no setor. eu tenho um endereço na internet onde coloco além de informações sobre a empresa, imagens de sua frota. sou de BHZ e sei que a linha BHxBRASILIA não é bem cuidada, mas é pq antes, era só a itapemirim que fazia, pois a penha fazia parte do grupo. agora são grupos distintos, mas a itapemirim em breve será comprada pela mesma empresa que comprou a penha, portanto continuará o monopólio na linha. olha, opinião de usuário: se tiver q falar não para alguma empresa, fale para a GONTIJO/SÃO GERALDO. no dia q viajar numa das duas, irá entender, principalmente se for próximo ao WC do veículo.

Caso interesse, acesse meu fotolog: http://fotolog.terra.com.br/viacaoitapemirim

Anônimo disse...

Olá Daniel,td bem que chato que vc deve ter pego um dos poucos profissionais pouco preparados destas empresa ou insastifeito com alguma coisa sempre viago na mesma e sempre fui bem tratado com respeito e educação ja viajei na Cometa,Gontigo e a viagem fora bem ruim totalmemte diferente não consiguir dormir ao contrário da Itapemirim que mim sinto á vontade para dormir e já tive oportunidade de conversar com motoristas que foram bastantes educados e eles disseram que a empresa dá treinamento para atendimento a clientes portantanto vc foi infeliz na sua viagem.Talvez vc não estar acostumado a viajar e não conhece as outras empresas... Roberto

Daniel Duende disse...

Bem, é possível que eu tenha dado azar, pego os motoristas e os ônibus em um dia ruim, ou estivesse pagando algum karma...

mas o fato é que eu apenas descreví minha experiência. fico feliz que outras pessoas tenham experiencias positivas com a empresa e escrevam sobre isso. assim é a internet. cada um diz aquilo que pensa, e todos nós conversamos.

se algum dia eu viajar novamente pela Itapemirim e tiver uma experiência positiva, blogarei sobre isso. Até lá, agradeços pelos links e pelo feedback, mas mantenho a minha opinião.

Abraços do Verde

mary disse...

caros amigos o que tenho a dizer a vcs e que a itapemirim esta deixando a desejar com a sua frota de ônibus muito velha se vcs estão reclando dessa linha de BH X BRASÍLIA imagina as linhas de SP X A NORTE NORDESTE que os ônibus a maioria são velhos podemos contar de dedo os ônibus novos que tem nessas linha. A gora em quetão do motorista que atende mal o cliênte eu tenho por mim que a culpa não e da empresa mas sim do proprio motorista porque se ele não esta satisfeito com a empresa o cliente não tem nada a ver.

SCRN 702/703 Bl.D En.46 disse...

Olá,
Quais agências, além da Rota Mineira, fazem essa rota Brasília x Belo Horizonte? Vocês sabem?
Quem souber, por favor, me mande email falando.
Meu email é erviana@gmail.com
Obrigado!
Eduardo Viana

Anônimo disse...

Queridos, enviei essa reclamação para a ANTT, devido à falta de respeito que eu acho haver pelos clientes. Sei que muitos nao concordarão comigo, mas quem viajou no onibus foi eu e só eu e mais algumas pessoas que estavam lá sabem dizer o que realmente aconteceu...


Prezados,
Gostaria de registrar aqui a minha reclamação em relação aos serviços de transportes rodoviarios que tem sido prestados na linha Macae x SP x Macae pela empresa Viação Itapemirim.

É ridículo que tenhamos que pagar a tarifa de R$60 por uma viagem completamente desconfortavel, insegura e estressante.

Sou de Macaé/RJ e estou sempre viajando para SP. A ultima viagem que fiz SP x Macae foi no dia 23 de Novembro e foi terrivel. O onibus não tinha cinto de segurança, estava com problema na caixa de marcha, as poltronas não tinham o minimo de comforto para pessoas que viajam 9 hs (tendo que viajar espremido por conta do pouco espaço que tem para as pernas, especialmente nos primeiros bancos), não tinha água mineral, onibus muito velho que ao meu entender não serve nem para passeio na roça. Os motoristas que dirigiam o onibus tinham muita dificuldade de passarem a marcha, parecia que o onibus quebraria a qualquer momento.

A placa do onibus é MPZ-9019 (como segue a foto). A Itapemirim se orgulha de sua frota, mas a foto desse onibus nem aparece no site deles. No entanto, está livre para circulação.

Já me decidi e no que depender de mim, a Itapemirim não verá mais o meu dinheiro. Prefiro pagar mais caro e ter um serviço que preste do que pagar caro e ter um serviço podre como nos é oferecido.

Quando ligamos para o atendimento para comprar passagem é passado que o onibus é executivo, simplesmente, não temos maiores detalhes pq os atendentes não sabem informar... e quando chegamos para embarcar é aquela vergonha. Passamos raiva pois é humilhante demais.

Ridiculo é o que eles fazem com seus clientes. Me nego de hoje em diante me arriscar a viajar por essa empresa. Porque nunca poderei ter certeza de qual serviço me surpreenderá.

Espero, sinceramente, que essa reclamação seja de alguma importancia.

Sds,

Daniel Duende disse...

Acho que você fez certo em encaminhar esta reclamação à ANTT e publicar ela em outros lugares. Isso torna mais difícil que ela seja ignorada.

Eu também estou fazendo minha parte. Fiz um outro post evidenciando os muitos comentários recebidos por este post, e reiterando que esperamos todos que a Itapemirim se toque de que está pisando na bola com seus clientes.

O outro post está aqui

Abraços do Verde.

Anônimo disse...

Essa sua ira contra essa empresa não tem fundamentos é devido a esse tipo de comportamentos que muitos profissionais ficam no anônimato, basta ter só um pouco de bom censo e da próxima vez dar mais credibilidade a empresa e ao motorista e se não me falha a memória essa empresa está entre as 5 melhores empresa de transporte de passageiros interestadual, não me leve a mal somente peço mais um pouco de bom censo ok! abraços.....

esse recado vai para o "Daniel Duende"

Anônimo disse...

Por que tanta raiva dessa empresa que daki da minha cidade??não a protegendo,mais toda vez que viajei pela empresa aki no sudeste do país sempre fui feliz nas minhas viajens,mais se vcs foram infelizes e passaram por apertos, eu não posso fazer nada,somente te desejar sorte, e que o ônibus não quebre com vcs e que o motorista não esteja bêbado novamente..KKKK..atenciosamente,um morador de cachoeiro de itapemirim-ES. kkkkkk

Giancarlo Martins Guimarães disse...

ah, e dizer mais,a culpa muita das vezes não é do velho camilo cola que agora só vive de pintar o cabelo de preto pra aparecer aki no estado no seu helicóptero novo e caindo dinheiro das suas calças importadas,mais o problema muitas das vezes são de pessoas que estão em outros estados representando a empresa,as vezes ficam acomodados aos seus cargos, e acabam prejudicando os clientes que não tem nada a ver com os seus problemas,mais querem e tem que ter o direito de ser bem tratado mesmo que não estivesse pagando dinheiro nenhum,mais cliente é cliente,há um ditado que vem desde os tempos da Roma antiga, "o cliente tem sempre razão",blz??para os demais,lhes incentivo a procurar o sac da empresa,é lá que se encontra os responsáveis por este descaso com vcs...vlw

francisco disse...

Penso que muitos não sabem o que dizem quando se referem a insatisfação, claro que todos tem seus direitos e suas opiniões mas antes fazer certos comentários procurem saber mais da historia dessa empresa.
Será que vc sabe que essa empresa existem em torno de 2400 motoristas e próximo de 700 ônibus rodando a cada minuto no território brasileiro.

Acho que seria coisa de outro planeta que tudo fosse 100% , mas posso afirmar que 90% são clientes satisfeitos com os devidos serviços da empresa.
Faço a linha Porto Alegre X São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro já a um ano e a cada viagem só recebo elogios por parte dos clientes.
Deixo minha pergunta, será que também estou mentindo como fala o devido colega em uma mensagem?

Acho que não se pode chamar quem não conhece de nada que diria de mentiroso.

Grato aos que me compreenderem.

Ah quem sabe as devidas laranjas podre comecem a andar a avião.
Procure se informar mais sobre como estão as situações dos acidentes mais recentes com aeronaves e vejas como ficaram algumas indenizações.

Francisco

francisco disse...

Penso que muitos não sabem o que dizem quando se referem a insatisfação, claro que todos tem seus direitos e suas opiniões mas antes fazer certos comentários procurem saber mais da historia dessa empresa.
Será que vc sabe que essa empresa existem em torno de 2400 motoristas e próximo de 700 ônibus rodando a cada minuto no território brasileiro.

Acho que seria coisa de outro planeta que tudo fosse 100% , mas posso afirmar que 90% são clientes satisfeitos com os devidos serviços da empresa.
Faço a linha Porto Alegre X São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro já a um ano e a cada viagem só recebo elogios por parte dos clientes.
Deixo minha pergunta, será que também estou mentindo como fala o devido colega em uma mensagem?

Acho que não se pode chamar quem não conhece de nada que diria de mentiroso.

Grato aos que me compreenderem.

Ah quem sabe as devidas laranjas podre comecem a andar a avião.
Procure se informar mais sobre como estão as situações dos acidentes mais recentes com aeronaves e vejas como ficaram algumas indenizações.

Francisco

Daniel Duende disse...

Eu fico impressionado com a quantidade de "fãs apaixonados" da Itapemirim que deixam seus comentários aqui, alguns parecendo estar pesoalmente magoados comigo.

A todos eles, uma mensagem de dia das bruxas: Não estou discutindo aqui se a Itapemirim é ou não uma empresa "boa", seja lá o que isso for, nem estou falando da qualidade dos serviços em geral. Estou falando, para aqueles que tomados pela paixão não se aperceberam, da experiência direta que tive na citada viagem. Nada do que vocês digam vai mudar o fato de que meu relato é real, aconteceu mesmo, e comigo, e que a empresa (e seus fãs) terão que lidar com isso. Se meu testemunho servir para que a empresa fique mais atenta a estes deslizes, vai ter cumprido sua função. Se, por outro lado, a Itapemirim e seus fãs só estiverem interessados em se defender em vez de aceitar a crítica como um convite à reflexão, também não tem problema. Outros posts como estes vão continuar aparecendo aqui e ali, cada vez que a empresa prestar um mau serviço.

Em tempo... eu adoro viajar de ônibus, principalmente se eu tiver a sensação de que minha viagem vai ser tranquila e agradável. Viajar tenso por conta de um serviço ruim é uma merda, e é justamente por isso que escrevi este post.

Abraços do Verde.

Anônimo disse...

Ai q mora o perigo, em pouco tempo 2 onibus pega fogo. E eu fiquei sabendo que para conter custo a empresa esat aproveitando o maximo das peças de reposições , e isso é muito comprometedor, uma pessima manutenção.

Anônimo disse...

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/11/564673-nibus+da+itapemirim+pega+fogo.html

Anônimo disse...

Gente não sei dizer da empresa Itapemirim, mas a Rota Mineira está longe de ser uma boa opção. Voltei de Brasília pela Rota Mineira e a minha viagem que deveria ter terminado às 05:00h da manhã, terminou às 13:30h. Essa empresa não possui uma frota própria e por isso aluga ônibus de outras empresas conforme a sua necessidade, mas não confere o estado em que esses ônibus se encontram. O veículo que eu estava foi parado pela fiscalização e estava completamente irregular, peneus carecas, limpador de vidros do motorista não funcionava, além do ar condicionado quebrado que só funcionava as vezes e o banheiro que fedia tanto que as pessoas preferiam ficar sem usá-lo a ter que abrir a porta. Ficamos parados na fiscalização durante umas 4:00h.
Além disso quando entrei no ônibus encontrei uma barata andando no chão.
Como se isso tudo não bastasse chegando em BH o ônibus me fez o favor de estragar, sendo que o motorista mal sabia nos informar onde estávamos. Liguei para a empresa naquele momeno e ela nos informou que seria encaminhado um outro õnibus para seguirmos viagem, mas até o momento em que eu cansei de esperar e acabei ligando para um familiar meu me buscar no local (a 30km de BH), depois de 1:30 de espera, nada havia sido feito e as pessoas ainda estavam esperando alguma atitude da empresa.
A empresa no posto de ficalização foi autuada por dois motivos.

Saulo disse...

Rota Mineira,

Infelizmente essa fiscalização era comprada da propria itapemirim, onde alem de ilegal ela foi feita só para atrapalhar a vida dos passageiros, se ô onibus em questao tivesse todo ilegal eles não teriam o liberado na fiscalizaçao uma vez que haviam varios ônibus presos no posto da prf em paracatu onde foi feita a fiscalizaçao, a Rota Mineira não possui frota propria uma vez que trabalhamos somente com ônibus do tipo double deck ou low drive e como cada onibus destes custam cerca de 600 a 800 mil reias o investimento seria mto grande pelo valor que cobramos que normalmente é de 20% a 60% menor que a proprai itapemirim, o veiculos são todos novos e revisados, mais infelizmente menino novo morre aviao cai entao estamos sujeitos a adversidades, o ônibus em questao qndo quebrou perto de belo horizonte foi substituido por outro em 45 min alem do tacografo que marca o tempo que ficou parado tb ha relatos de passageiros.
A Rota busca melhorar seus serviços a cada dia não conseguimos 100% de satisfaçação mais graças aos nossos serviços que ja tem 10 anos os clinte não pagam mais preços abusivos em passagens da itapemirim que praticamente congelou seu preço tem 5 anos, mas infelizmente a frota mais velha dela é quem roda no trecho BH x BSB ou vice versa.

Anônimo disse...

VENHO AQUI DIZER UM BOATO FORTE QUE TEM TOMADO PROPORÇÕES ENORMES AQUI EM BELO HORIZONTE, COMO MUITOS DEVEM SABER BEM ANTIGAMENTE AS EMPRESAS: GONTIJO, SÃO GERALDO E VIAÇÃO ITAPEMIRIM SÃO AS EMPRESAS MAIS POPIULARES E DE RENOME NACIONAL NA AREA DE TRANSPORTE DE PESSOAS, COMO MUITOS SABEM A GONTIJO ADQUIRIU A FALIDA SÃO GERALDO/VIAÇÃO NACIONAL E A MIRIM HAVIA ADQUIRIDO A PENHA QUE MAIS TARDE PASSOU A SER DO GRUPO UNIÃO.
CABE LEMBRAR QUE A GONTIJO TEM MAIS EMPRESAS COMO A VIAÇÃO CONTINENTAL E A PROPRIA SAO GERALDO. SOBRE OS BOATOS QUE TOMARAM FORÇA FOI QUE A VIAÇÃO ITAPEMIRIM ESTEVA EM DIFICULDDES FINANCEIRAS E NÃO ESTAVA FAZENDO RENOVAÇÃO DE FROTA E QUE MUITOS FUNCIONARIOS CONFIRMARAM ISSO, ACONTECE QUE SEGUNDO AMIGOS QUE TRABALHAM NA ADMINISTRAÇÃO DA GONTIJO, VOLTADA PARA PARTE DE CONCORRENCIA(SETOR ESTRATEGICO) DA GONTIJO QUE MUITOS NEGAM SUA EXISTENCIA, AFIRMARAM O INTERESSE CATEGORICO DA GONTIJO EM ADQUIRIR A VIAÇÃO ITAPEMIRIM, PENSO EU UMA CERTA LOUCURA, MAS OS BOATOS TOMARAM FORÇA QUANDO OS PROPRIOS FUNCIONARIOS DA GONTIJO DE CARGOS MAIS INFERIORES CONFIRMARAM ESSES BOATOS E QUE AEMPRESA ESTARIA DISPOSTA DE ABRIR MÃO DA SÃO GERALDO E VIAÇÃO NACIONAL E ATE MESMO DA CONTINENTAL PARA ADQUIRIR A ITAPEMIRIM.
PENSO QUE NÃO SERIA POSSIVEL JÁ QUE SÃO EMPRESAS MUITOS GRANDES, MAS SEGUNDO INFORMAÇÕES A GONTIJO JÁ TINHA ESSE INTERESSE E COM OUTRAS EMPRESAS TAMBÉM COMO A COMETA E A VIAÇÃO MOTTA, ALEM DA REAL EMPRESSO( ESSA COMPRADA PELA UTIL)E VIAÇÃO PRESIDENTE(COMPRADA PELA PASSARO VERDE.
BOM, APENAS AFIRMO QUE SÃO BOATOS MAS AS EMPRESAS QUE PODERIAM ADQUIRIR TODA A ITAPEMIRIM, SERIA O GRUPO UNIÃO( QUE TEM A VIAÇÃO PENHA), GRUPO AGUIA BRANCA(QUE POSSUIA SALUTARIS) E A GIGANTE GONTIJO, SÃO BOATOS CLAROS MAS ESSAS TRES QUE PODERIAM ADQUIRIR A ITAPEMIRIM E É CLARO QUE FALO POR EXPERIENCIAS DE MUITAS VIAGENS FEITAS, SE A GONTIJO COMPRAR A ITAPEMIRIM SERÁ UM MONOPOLIO MUITO GRANDE FEITA POR ELA, ISSO SE ELA NÃO SE DESFAZER DAS OUTRAS EMPRESAS QUE JÁ SÃO DELA, ENTÃO NÃO ESPERE POR MELHORIAS A CURTO PRAZO.

UFA......KKKKKKKKKKK

DEIXO AQUI MEU ABRAÇOS PARA TODOS.