Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Serviços da Viação Itapemirim desrespeitam e irritam usuários

Meu velho post sobre os maus serviços prestados pela Viação Itapemirim no trecho BSB-BH-BSB permanece vivo e recebendo comentários até hoje. Posto abaixo alguns dos comentários, para dar a eles a visibilidade merecida. Quem sabe algum dia a diretoria desta empresa perceba que seu descaso com a frota e com a equipe estão "pegando mal" e melhore seus serviços?

Bruno disse...

Pô, que chato.
Eu faço o trecho Curitiba-São Paulo freqüentemente, em 90% das vezes via Itapemirim (nos outros 10%, via Cometa), e felizmente nunca tive problemas. Não sei se tem a ver com os motoristas e ônibus que eles alocam para cada região ou se foi pura sorte mesmo...

Daniel Duende disse...

Olá Bruno,

talvez eles operem com mais seriedade (e qualidade) em alguns trechos, mas minha experiência no trecho BSB-BH foi ruim (principalmente na volta). Se eles fazem um bom trabalho no trecho CTBA-SP, fico feliz. Mas a companhia devia dar mais atenção à qualidade dos serviços em todos os trechos, e não apenas em alguns.

Abraços do Verde.

Anônimo disse...

o bando de filha da puta é melhor dexa a empresa em paz morou eu amo a empresa e n~so gosto desses comenterios não caralho


Daniel Duende disse...

Perdão, caro (ou cara) anônimo(a). Não tinha a intenção de ofendê-lo(a) ao falar mal da... empresa que você ama. :)

Confesso que minha relação com ela não é muito boa. Ela me deixa na mão... não consigo mais confiar nela... sabe como são estas coisas, né?

Te desejo uma relação feliz com a sua... err... empresa de viação. E que sejam felizes para sempre.


(é cada um que me aparece, hehehe)


Anônimo disse...

Concordo com o amigo, viajo na mirim porque e empresa que trabalho tem convênio com mesma, toda sexta e domingo viajo na linha RJxSPXRJ, sempre de leito e também afirmo que a mirim é a pior empresa que conheço. O leito quse sempre tem algúem reclamando que a poltrona não inclina direito, o ar as vezes nãão funciona e já umas 8 vezes o ônibus quebrou na estrada. Fiz questão de fazer este comentário só para que você saiba que sua opnião negativa não é a única. Em relação esse babaca que diz amar a mirim, vc não leve em consideração seu comentário, ppois apartir do momento queele xingou ele já perdeua razão


Anônimo disse...

Grato ao amigos pelos comentários e relatos de suas experiências. É interessante o tanto de informação que podemos obter na rede. Estava comprando uma passagem pela Itapemirim, através do site na Internet, e resolvi fazer uma pesquisa antes de efetivar a compra, buscando eventuais reclamações dos clientes que usam o serviço com frequência (o que não é o meu caso). Não foi só nesse site que encontrei usuários insatisfeitos com a Itapemirim. Parece mesmo que o desrespeito pelo consumidor é regra naquela empresa. Resultado, busquei uma alternativa. Viva a democracia e a liberdade de opinião (mesmo as mais desorientadas).


Daniel Duende disse...

Fico feliz que meu comentário tenha ajudado, caro Anônimo 3 :)

E não se preocupe com a maluquice do Anonimo 1, caro Anônimo 2. Tem gente de todo tipo neste mundo. Alguns devem gostar da Mirim :)

Mas amar uma empresa de viação é mesmo estranho, a não ser que ela te trate muuuito bem :)

Abraços do Verde


Henrique Augusto Simões disse...

Daniel, o fato de uma pessoa "amar" uma empresa de ônibus não é nada de estranho, pois existem pessoas que tem apreço por Ônibus, e eu sou um deles, inclusive um apreciador da Viação Itapemirim. Concordo que o sr. anônimo foi errôneo em suas palavras, e inclusive já disse coisas parceidas no meu fotolog tb. Asssim como concordo com vc que há falhas, mas todas as empresas são assim. eu viajo para o litoral capixaba frequentemente, e sempre viajo de Itapemirim, pois os carros dela que fazem o trecho, são os melhores da empresa, e o serviço convencional dela dá de mil no leito da São Geraldo, concorrente da mirim no setor. eu tenho um endereço na internet onde coloco além de informações sobre a empresa, imagens de sua frota. sou de BHZ e sei que a linha BHxBRASILIA não é bem cuidada, mas é pq antes, era só a itapemirim que fazia, pois a penha fazia parte do grupo. agora são grupos distintos, mas a itapemirim em breve será comprada pela mesma empresa que comprou a penha, portanto continuará o monopólio na linha. olha, opinião de usuário: se tiver q falar não para alguma empresa, fale para a GONTIJO/SÃO GERALDO. no dia q viajar numa das duas, irá entender, principalmente se for próximo ao WC do veículo.

Caso interesse, acesse meu fotolog: http://fotolog.terra.com.br/viacaoitapemirim


Anônimo disse...

Olá Daniel,td bem que chato que vc deve ter pego um dos poucos profissionais pouco preparados destas empresa ou insastifeito com alguma coisa sempre viago na mesma e sempre fui bem tratado com respeito e educação ja viajei na Cometa,Gontigo e a viagem fora bem ruim totalmemte diferente não consiguir dormir ao contrário da Itapemirim que mim sinto á vontade para dormir e já tive oportunidade de conversar com motoristas que foram bastantes educados e eles disseram que a empresa dá treinamento para atendimento a clientes portantanto vc foi infeliz na sua viagem.Talvez vc não estar acostumado a viajar e não conhece as outras empresas... Roberto


Daniel Duende disse...

Bem, é possível que eu tenha dado azar, pego os motoristas e os ônibus em um dia ruim, ou estivesse pagando algum karma...

mas o fato é que eu apenas descreví minha experiência. fico feliz que outras pessoas tenham experiencias positivas com a empresa e escrevam sobre isso. assim é a internet. cada um diz aquilo que pensa, e todos nós conversamos.

se algum dia eu viajar novamente pela Itapemirim e tiver uma experiência positiva, blogarei sobre isso. Até lá, agradeços pelos links e pelo feedback, mas mantenho a minha opinião.

Abraços do Verde


mary disse...

caros amigos o que tenho a dizer a vcs e que a itapemirim esta deixando a desejar com a sua frota de ônibus muito velha se vcs estão reclando dessa linha de BH X BRASÍLIA imagina as linhas de SP X A NORTE NORDESTE que os ônibus a maioria são velhos podemos contar de dedo os ônibus novos que tem nessas linha. A gora em quetão do motorista que atende mal o cliênte eu tenho por mim que a culpa não e da empresa mas sim do proprio motorista porque se ele não esta satisfeito com a empresa o cliente não tem nada a ver.

SCRN 702/703 Bl.D En.46 disse...

Olá,
Quais agências, além da Rota Mineira, fazem essa rota Brasília x Belo Horizonte? Vocês sabem?
Quem souber, por favor, me mande email falando.
Meu email é erviana@gmail.com
Obrigado!
Eduardo Viana


Anônimo disse...

Queridos, enviei essa reclamação para a ANTT, devido à falta de respeito que eu acho haver pelos clientes. Sei que muitos nao concordarão comigo, mas quem viajou no onibus foi eu e só eu e mais algumas pessoas que estavam lá sabem dizer o que realmente aconteceu...


Prezados,
Gostaria de registrar aqui a minha reclamação em relação aos serviços de transportes rodoviarios que tem sido prestados na linha Macae x SP x Macae pela empresa Viação Itapemirim.

É ridículo que tenhamos que pagar a tarifa de R$60 por uma viagem completamente desconfortavel, insegura e estressante.

Sou de Macaé/RJ e estou sempre viajando para SP. A ultima viagem que fiz SP x Macae foi no dia 23 de Novembro e foi terrivel. O onibus não tinha cinto de segurança, estava com problema na caixa de marcha, as poltronas não tinham o minimo de comforto para pessoas que viajam 9 hs (tendo que viajar espremido por conta do pouco espaço que tem para as pernas, especialmente nos primeiros bancos), não tinha água mineral, onibus muito velho que ao meu entender não serve nem para passeio na roça. Os motoristas que dirigiam o onibus tinham muita dificuldade de passarem a marcha, parecia que o onibus quebraria a qualquer momento.

A placa do onibus é MPZ-9019 (como segue a foto). A Itapemirim se orgulha de sua frota, mas a foto desse onibus nem aparece no site deles. No entanto, está livre para circulação.

Já me decidi e no que depender de mim, a Itapemirim não verá mais o meu dinheiro. Prefiro pagar mais caro e ter um serviço que preste do que pagar caro e ter um serviço podre como nos é oferecido.

Quando ligamos para o atendimento para comprar passagem é passado que o onibus é executivo, simplesmente, não temos maiores detalhes pq os atendentes não sabem informar... e quando chegamos para embarcar é aquela vergonha. Passamos raiva pois é humilhante demais.

Ridiculo é o que eles fazem com seus clientes. Me nego de hoje em diante me arriscar a viajar por essa empresa. Porque nunca poderei ter certeza de qual serviço me surpreenderá.

Espero, sinceramente, que essa reclamação seja de alguma importancia.

Sds,


Para quem mora em Brasília, a Rota Mineira faz a rota BSB-BH-BSB com muito mais segurança. Para viagens BSB-SP, prefira sempre outras viações que não a Itapemirim. Há quem diga que as rotas do Sul são melhores, mas há também quem diga que nas rotas que vão mais para o Norte a Itapemirim consegue ser ainda pior.

E aí, Itapemirim. Tão falando mal de vocês aqui. Vocês não vão fazer nada a respeito... tipo... começar a prestar atenção no serviço que prestam a seus usuários?

10 comentários:

wille disse...

acho que uma questão que deve ser colocada em pauta é o monopólio nos transportes intermunicipais e interestaduais. Não entendo como é possível haver monopólio num setor tão importante na vida do país. E o monopólio nos transportes parece ser regra, não exceção.

Já viajei de Itapemirim 3 vezes, de Aracaju a Vitória da Conquista. Os ônibus eram confortáveis. O problema foi que, em duas das vezes, o atraso foi superior a duas horas...

Anônimo disse...

Caro Daniel, boa tarde!

Há algum tempo atrás, numa dessas noites em que estava muito ocupada digitei meu nome no google e o mesmo apareceu no seu antigo alriada express, num post bem antigo. Sem querer acabei te achando...Resolvi passar por aqui para te desejar um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de felicidades. E dizer que as nossas conversas me fizeram crescer bastante naquela época. Obrigada !!!
Até...
Carolina Travalon
Obs: Não sei se você vai lembrar de mim...

Daniel Duende disse...

Eu acho que você tem toda razão, Wille. É um absurdo que haja monopólio em um setor tão vital para a vida da população. E, pior ainda, um monopólio que age nas costas de um governo que geralmente é omisso com as questões de transporte público...

Abraços do Verde.

Daniel Duende disse...

Hey Carol! Quantos anos, moça!
Confesso que demorei um pouco para lembrar, mas quando finalmente achei o tal post onde mencionava algo sobre ligar para você eu me lembrei daqueles tempos de Bella Rubia no Sudoeste. Faz tempo, né? :)
Espero que esteja tudo bem com você. Por aqui vai tudo bem, e o trabalho tem tomado quase todo meu tempo -- mas é um trabalho que amo, então isso não é ruim.

Abraços do Verde e boas festas,
Daniel Duende.

Delamar da Cruz disse...

Srs.

Se puderem encaminhar a queixa pelo meu e-mail, com os detalhes, encaminho para a área de reclamações e ver quais as providências que podem ser tomadas. As críticas são importantes para que os serviços sejam sempre aprimorados, objetivo para o qual trabalhamos. Grato.
Delamar da Cruz
Ass. Imprensa - Grupo Itapemirim
delamar@itapemirimcorp.com.br.

paulissima disse...

Pô Daniel!

Segundo o seu Dalamar da Cruz, não basta expor os problemas da empresa e mostrar que muitos outros também estão insatisfeitos com o serviço, é preciso seguir a burocracia de mandar um e-mail com os detalhes que já estão aqui, quiçá preencher um formulário e aguardar a sua vez de ser atendido. Piada pronta! Para bom entendedor, meia palavra basta. Para bom leitor de blog, meio post deveria ser suficiente. Por que eles não coletam dados espontâneos do seu blog mesmo?

Daniel Duende disse...

Pois é, Paulíssima...

Fiquei surpreso de saber que a assessoria de imprensa da Itapemirim sequer lê blogues. Positivamente surpreso. E por isso fiquei até mais bem disposto. Já que o senhor Delamar da Cruz deseja mais detalhes, posso fazer um post mais detalhado sobre minhas reclamações. Tenho certeza de que o Google e a publicidade negativa fazem qualquer burocracia ser deixada de lado.

Ainda, como uma sugestão ao senhor Delamar: Se quiserem que as pessoas façam suas críticas discretamente, usando os meios que vocês preferem, então estas críticas deveriam ser respondidas atenciosamente e atendidas na medida do possível. Ignorar ou não priorizar o atendimento a reclamações é uma das principais causas de reclamações públicas. Se a empresa não respeita os cidadãos em geral pelo simples fato de que o cliente deve ser respeitado, vai então começar a ser mais cuidadosa pelo risco de ter um blogueiro raivoso dentro de seus ônibus.

Pense nisso.

Abraços do Verde.

Anônimo disse...

Henrique simões vc falou sobre viajar proximo ao WC Da sao geraldo..vai viajar 3 dias num mirim SpxNordeste q vc vai ver o q ta falando..sao geraldo limpa todas as paradas e nao tem odor forte...diferente dos itapemirims e o conforto nem se compara seria o mesmo q comparar agua com vinho... sao geraldo tem mto + conforto que a itapemirim...quem viajou sabe disso... e outra convencional da mirim de 100 que saem 99% sao akeles tribus nogentos velhos enferrujados,e mal-cheirosos...sao geraldo JumBuss 360 vá la um Monobloco.. q eh bom carro tbm...

Lekkerding. disse...

É lamentável que esse tipo de coisa ocorra numa das pioneiras em rotas rodoviárias no Brasil. E apesar de saber que os problemas relatados não são exclusividade da Itapemirim - o rapaz que viaja pela linha SP/Macaé deveria ficar bem longe da linha SP/Cabo Frio, feita pela Viação 1001 - eu gostaria que a empresa fosse pioneira nisso também: melhorar (de verdade) seus serviços para obter boas avaliações de seus clientes novamente.

Lee disse...

Bom pessoal. Acho que as falhas e mau atendimento depende da região do pais. Como a empresa é a maior do Brasil pode ocorrer erros e descasos em algumas regiões.
Como eu trabalho com turismo tive a oportunidade de conhecer as garagens de Curitiba e de Guaulhos. Pois fiquei impressionado com a organização e preocupação com o bem estar dos clientes. Antes de iniciar a viagem os motoristas passam por exames e testes para verificar se realmente ele esta apto para a jornada de trabalho. Em relação aos ônibus, além da maioria serem novos eles passam por manutenção a cada chegada para garantir a uma viagem segura.

Eu conheço varias garagens de empresas de transportes coletivos do sul do país, e nenhuma chegam ao pés da viação Itapemirim. Tem empresas que nem manutenção diária nos carros fazem.


Agora se na sua região os serviços prestados nao são os mesmo, tem que reclamar mesmo. Denuncie o mau atendimento e serviços prestados na ouvidoria da ANTT. Ligue: 0800 61 0300. Independente da empresa, desde que seja uma empresa com rotas interestaduais e internacionais. Se for empresas de transportes estaduais procure informar o orgão competente de seu estado.