Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 3 de maio de 2006

O Rei Índio e o Ouro Negro...

A partir de uma discussão muito produtiva (na AINN) a respeito do último movimento do Evo Morales (o de nacionalizar as reservas naturais da Bolívia), descobrí um post no blog de um jornalista brasileiro que mora no Peru e que está atualmente na Bolívia e que faz uma das análises mas sãs que já lí sobre a questão da soberania Boliviana (contribuição do Bicarato). Vale a pena dar uma olhada...

Mas se você tem preguiça de ler, então entenda ao menos uma coisa:
A Bolívia é considerada, dependendo do ponto de vista adotado, o país mais pobre da América do Sul, quiçá o país mais pobre da América Latina. Ao mesmo tempo é um país com um potencial econômico bem razoável, que tem uma riqueza inimaginável em forma de petróleo e gás natural (qualquer semelhança com o nosso país não é mera coincidência). Durante quase toda a sua história, a Bolívia foi governada por uma pequena elite que se beneficiava com as boas graças dos EUA, e que em troca disso se ocupava em fazer as regras da extração das riquezas bolivianas da forma mais agradável e lucrativa para seu benfeitor norte americano.

A Petrobrás, que hoje esperneia para ter um tratamento diferente, não se incomodava nem um pouco em participar daquela festa de multinacionais na extração do petróleo e do gás boliviano. Do outro lado há o movimento pela nacionalização das riquezas nacionais Bolivianas e pela recuperação da soberania daquele país, que já vem de muito tempo atrás. Evo Morales subiu ao poder no auge de um movimento social unificado de várias das minorias bolivianas, e tinha em sua plataforma de governo, entre outras tantas coisas, a promessa da nacionalização do gás e do petróleo de seu combalido e explorado país. Ao contrário de nossas esquerdas, direitas e patotas aparvalhadas afins, as bases que elegeram o presidente boliviano são razoavelmente organizadas e cientes dos compromissos de seu representante. Eles cobraram a promessa...

E foi então que Evo Morales levou a cabo aquilo que havia prometido, aquilo que era uma necessidade histórica e econômica de seu país, aquilo que era o justo depois de tantos anos de exploração - ele mudou as regras. Acho um tanto ridículas as vozes que se levantam para criticar o ato do presidente boliviano. São as mesmas que criticaram o nosso presidente Lula por cada curva de seu caminho, por sua moderação ou eventual cautela. São as mesmas que sempre criticam, e nunca apresentam uma proposta. São as vozes dos vendidos, dos iludidos, dos leigos conduzidos por nossa mídia marrom-cocô. Isso tudo é bobagem. É claro que vamos perder com esta história, mas não há nada mais justo quando estávamos no fundo nos aproveitando de nosso "amigo" e vizinho.

Eu apóio a medida tomada por Evo Morales, e digo mais, acredito que os bolivianos tem um presidente que tem coragem e compromisso com as propostas que o levaram ao cargo, algo que nós Brasileiros ainda temos que aprender a produzir. Quem critica Evo Morales pela sua postura, merece os aparvalhados que elege.

Viva o Evo.

UPDATE: E parece que a discussão sobre este assunto anda quente também lá no CMI, embora eu ainda prefira o nível da discussão do AINN...

UPDATE2: E no mesmo CMI, o Latuff fez uma charge legalzinha sobre o Evo e o Gás... :)

Nenhum comentário: