Daniel Duende é escritor, brasiliense, e tradutor (talvez nesta ordem). Sofre de um grave vício em video-games do qual nunca quis se tratar, mas nas horas vagas de sobriedade tenta descobrir o que é ser um blogueiro. Outras de suas paixões são os jogos de interpretação e sua desorganizada coleção de quadrinhos. Vez por outra tira também umas fotografias, mas nunca gosta muito do resultado.

Duende é atualmente o Coordenador do Global Voices em Português, site responsável pela tradução do conteúdo do observatório blogosférico Global Voices Online, e vez por outra colabora com o Overmundo. Mantém atualmente dois blogues, o Novo Alriada Express e O Caderno do Cluracão, e alterna-se em gostar ora mais de um, ora mais de outro, mas ambos são filhos queridos. Tem também uma conta no flickr, um fotolog e uma gata branca que acredita que ele também seja um gato.

quarta-feira, 31 de maio de 2006

Houve Holocausto?

Eu acredito que houve. Não há um bom motivo para se acreditar no contrário. Por outro lado, "O Holocausto" não foi o único "holocausto humano" a ser realizado na sangrenta história de nosso mundo. A importância relativa que ele recebe frente a todos os outros massacres e absurdos ocorridos é que causa desconforto. Justificar a ocupação da palestina pelos israelenses (que, cá entre nós, não estão sendo nem um pouco bonzinhos também) é como acreditar que os xiitas iraquianos tem o direito de matar seus antigos algozes. Opa... é mais ou menos o que está acontecendo, não é?

Daí vem o sentido de tanta gente apoiar quando alguém questiona o Holocausto. Mas não sei se faz sentido discutir hoje se ele aconteceu ou não. A questão é, por que é que estas coisas continuam acontecendo aqui e alí? A lógica facista do "nós contra eles" continua, e continuamos dentro da lógica do "sangue paga sangue". Dá uma espiada em São Paulo pra ver os exemplos...

E fica a boa pergunta do barbudinho do Irã: Que diabos os palestinos tem a ver com isso?


p.s. aproveitando a deixa, alguém acha bonito se matar pessoas só por que elas estão do outro lado da "fronteira de conflito"? tem morador de São Paulo que acha isso. Moradores de ambos os lados...

Nenhum comentário: